Artigo Anterior

Peter Lindbergh, o fotógrafo sem filtros

Suzy Menkes 12. 11. 2019

Sam McKnight, hair stylist das estrelas, vence o Fashion Creator Award

by Suzy Menkes

 

O criativo, conhecido pelo icónico corte da Princesa Diana, partilha dicas de jardinagem e memórias de Karl Lagerfeld com Suzy Menkes.

Para o desfile especial de Mary Katrantzou primavera/verão 2020, no Temple of Poseidon, em Atenas, Sam McKnight estilizou o cabelo das modelos como sereias saídas do mar @ Mary Katrantzou

Rodeado de modelos com cabelos molhados como sereias saídas do oceano, Sam McKnight posou em frente ao antigo Temple of Poseidon, no mês passado, durante o desfile de Mary Katrantzou na Grécia. 

Nada que não seja normal num dia de trabalho para McKnight, hair stylist das estrelas. Era um favorito da Princesa Diana e continua a sê-lo para tantos outros nomes - incluindo a sua grande amiga Kate Moss. 

Agora, o superman Sam vai ser honrado no seu país natal, mais precisamente nos Fashion Awards 2019, em Londres, no dia 2 de dezembro. O criativo natural da Escócia, que já colaborou com Balmain, Burberry, Chanel, Fendi, Tom Ford e Vivienne Westwood - e com celebridades como Cate Blanchett ou Uma Thurman -, vai ser galardoado com o prémio Isabella Blow para Fashion Creator. 

Sam McKnight em ação no backstage do desfile outono/inverno 2018 da Blumarine, durante a Semana de Moda de Milão © Rosdiana Ciaravolo / Getty Images

"É uma honra tremenda - sinto-me completamente estupefacto", disse Sam enquanto conversávamos sobre este reconhecimento da indústria pelos seus quase 50 anos de trabalho. 

"Já fui honrado pelas indústria de cabeleireiro e Beleza - mas nunca recebi um prémio da indústria da Moda", disse. "Na verdade, o meu mundo é Moda e é à indústria da Moda que me sinto mais ligado - é aquilo que faço desde os anos 70, altura em que era normal as modelos fazerem os seus próprios cabelos. As pessoas perguntavam-me se eu ia conseguir ter uma carreira de sucesso. Foi aí que o cabelo começou a ser um elemento intrínseco aos desfiles de Moda."

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sam McKnight Personal (@sammcknight1) a

 

"Sinto-me muito feliz e muito grato pelo British Fashion Council", continua. "Estão a dar atenção aos cabelos, e aos profissionais da área, que hoje fazem a magia acontecer no backstage de uma forma verdadeiramente épica." 

Sam acredita profundamente no poder do cabelo. Ele é o hair stylist que ousou cortar o cabelo da Princesa Diana em 1990 e dar-lhe um corte curto como um símbolo de liberdade e uma mensagem para todo o mundo. 

"Passámos o dia a fotografá-la. Quando acabámos ela disse-me, 'O que farias ao meu cabelo se eu te desse liberdade total?', e eu disse, 'Eu cortava-o todo'", recorda Sam McKnight. 

Princesa Diana, 1990 ©Getty Images

O guru de cabelos trabalhou com fotógrafos icónicos como Craig McDean, Patrick Demarchelier, Irving Penn e Nick Knight. (Não colaborou tanto com Isabella Blow, cujo nome está no prémio que irá receber.) Acima de tudo, esteve head-to-hair com Karl Lagerfeld, interpretando as ideias complexas do mestre da Chanel. Em cada estação, nos escritório da Chanel em Paris, eu olhava para ambos, sem palavras, enquanto Karl e Sam trocavam um olhar, dando origem a um cabelo solto ou preso num apanhado delicado. 

"Era fantástico trabalhar com o Karl - ele desenhava o look inteiro, dos pés à cabeça", contou-me o coiffeur aquando da exposição Hair by Sam McKnight, na Somerset House em Londres, que revelou a longa relação entre ambos. 

Quando Karl faleceu, perguntei-lhe como se sentia com o desaparecimento dele. 

"Do que tenho saudades? De tudo", explicou. "Hoje peguei num casaco que adoro - disse ao Karl que adorava o casaco dele, ele tirou-o e deu-mo. Foi um daqueles pequenos grandes gestos." 

Sam trabalha nos últimos detalhes no estúdio da Chanel, na Rue Cambon, antes do desfile, com Kim Young Seong, diretora de tecidos da Chanel © @SuzyMenkesVogue

"Ele tinha um conhecimento verdadeiramente vasto, e partilhava coisas comigo que eu não sabia", continuou Sam. "Mas ele não se levava demasiado a sério - ele tinha uma capacidade incrível de brincar com ele mesmo. Ele era família e costumava enviar-me fotografias da Choupette quando iam passar férias ao sul de França - enviava-me mensagens como se tivesse sido a Choupette a escrever!" 

As colaborações são o mantra dele, e vê a sua equipa atual como uma companhia. 

"Tenho uma relação muito próxima com o Nick Knight - há 25 anos que ele tem sido um colaborador e mentor para mim", continua Sam. "Faço os desfiles da Vivienne Westwood desde 1999. Esta estação fiz um desfile com Dries Van Noten e Christian Lacroix. Não consegues encontrar maior inspiração que essa!" 

Sam McKnight trabalha no cabelo da modelo Bella Hadid no backstage do desfile primavera/verão 2018 de Max Mara (e o fotógrafo Kevin Tachman tenta captar o momento) © Rosdiana Ciaravolo/Getty Images

McKnight também tem um lado mais privado - apesar de, ocasionalmente, mostrar o seu jardim secreto em Londres, onde as rosas, as camélias, as tulipas e os narcisos se afastam da Moda. 

Mas as suas palavras à House & Garden em 2017 sobre cuidar das suas flores podem servir de lição a qualquer seguidor de Moda: "Estuda a luz do teu espaço todas as estações, tira muitas fotografias todos os dias ou todas as semanas. Depois, com uma plantação cuidadosa, consegues ter algo interessante todo o ano." 

"O jardim é completamente solitário", disse o artista. "O trabalho é meditativo e faço-o ao meu próprio ritmo. Não tenho que dar satisfações a ninguém. Não existem regras. Faço-as à medida que vou andando." 

Parabéns, Sam McKnight - mestre hair stylist e uma força da natureza. 

Artigos Relacionados

Suzy Menkes 4. 9. 2019

Peter Lindbergh, o fotógrafo sem filtros

O outrora cronista de supermodels fez nome nos anos 80 e 90, mas as suas imagens parecem particularmente relevantes numa altura em que tanto se critica o Photoshop.

Ler mais

Pessoas 22. 2. 2019

O mundo de Karl Lagerfeld, de acordo com os seus amigos e colaboradores

Claudia Schiffer, Kris Jenner e Diane Kruger, entre outros, recordam o designer alemão e alguns dos momentos mais memoráveis que viveram a seu lado.

Ler mais

Notícias 3. 5. 2018

Vogue Special Limited Edition: The language of luxury

A mesma revista que esteve nas mãos de Christian Louboutin, Hilary Swank, Maria Grazia Chiuri e Giambattista Valli pode agora ser sua.

Ler mais

Inspiring Women 26. 4. 2018

Suzy Menkes: “quando uma coleção é excecional e composta de forma imaginativa, eu sinto emoções”

No meio de tantos gritos digitais, há uma voz que, for falar mais baixo, por falar com conhecimento, por nunca abdicar de ter um ponto de vista, fura todo o burburinho e dispara tiros certeiros. Há anos que Suzy Menkes se tornou numa autoridade inquestionável. A Vogue explica porquê.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK