Artigo Anterior

A medida perfeita

Próximo Artigo

Parfois: o melhor da "forma e função" no outono/inverno 2018

Guestlist 3. 9. 2018

Sabores com história

 

Uma pequena Versailles em plena capital portuguesa, a Ladurée abriu as suas portas na Avenida da Liberdade em 2017, mas a sua história data ao remoto ano de 1862.

Falar sobre uma das mais famosas pastelarias de luxo francesas é falar de Louis Ernest Ladurée, o homem que abriu o primeiro capítulo deste livro de histórias. Inicialmente uma padaria, a Ladurée estabeleceu-se em 1862, no número 16 da Rue Royale em Paris. Em 1871, como consequência de um incêndio, o espaço transformou-se numa pastelaria, decorada pelo artista e pintor Jules Chéret, que se inspirou nas técnicas de pintura usadas nos tetos da Capela Sistina e da Ópera Garnier. 

Numa época em que Paris fervilhava com as propostas de entretenimento que tomavam conta da capital francesa, os cafés tornavam-se cada vez mais glamourosos e luxuosos. As mulheres, tal como a cidade, estavam também a mudar: queriam sair, criar novos laços e conhecer novas companhias, mas os salões e ciclos literários estavam já desgastados e fora de moda. Foi aí que Jeanne Souchard, mulher de Louis Ernest Ladurée, teve a ideia de misturar estilos, transformando o café e pastelaria parisiense no primeiro salão de chá da cidade, e num espaço onde as mulheres se podiam encontrar em total liberdade. 

A atmosfera refinada e histórica da Ladurée, que ganhou ainda mais reconhecimento em meados do século XX com Pierre Desfontaines, o criador do primeiro double decked macaron, preenchido com ganache de chocolate, captaram a atenção de David Holder e do seu pai, Francis Holder. Em 1993, o grupo Holder, fundado por Francis, comprou a Ladurée, transformando-a num nome de culto e numa marca internacional, sinónimo de elegância parisiense. 

Depois de Nova Iorque, Cannes, Hong Kong, São Paulo ou Florença, o salão de chá abriu portas na cidade de Lisboa, integrando o espaço renovado da Fashion Clinic. O conceito, que chegou à capital portuguesa no dia 2 de novembro de 2017, continua a atrair atenções com o seu ambiente refinado e digno de Marie Antoinette, com propostas que se estendem muito para além dos famosos macarons

Aberto todos os dias, das oito da manhã até às oito da noite, o espaço com assinatura de Lázaro Rosa-Violán transporta-nos para uma pequena Versailles em plena Lisboa, da decoração de sonho às especialidades da Maison, numa carta que inclui pequeno-almoço, brunch e refeições completas, bem como uma lista alargada de bebidas quentes, chás de assinatura ou chás clássicos. 

Para as primeiras horas do dia, o Pequeno Almoço Ladurée é servido com três mini viennoiseries, pão, manteiga, mel e compota, acompanhado por sumo natural, café, chá ou chocolate quente Ladurée, enquanto o Le Petit Déjeuner Champs-Elysées acrescenta ainda ovos mexidos, estrelados ou omelete, e salada de frutas. 

Os almoços, que podem ser degustados no espaço interior ou na esplanada da Ladurée, incluem diversas sugestões de entradas como Burrata marinada com tomate, Foie gras de pato ou Salmão fumado com creme de aneto e blini, bem como uma lista de pratos principais como as saladas Bonaparte ou Ladurée de Verão, o Aveludado de lavagante ou o Salmão grelhado com puré de batata e ervilhas novas. A par com estas sugestões, a oferta de refeições completas da Ladurée estende-se ainda a uma lista de pratos do dia. 

A qualquer hora do dia, as sugestões do famoso salão de chá estendem-se a uma vasta lista de viennoiseries, clássicos Ladurée como Ispahan, Plaisir Sucré ou Mil-Folhas de Framboesa, e uma carta de bebidas que inclui chás de assinatura como Marie-Antoinette, um chá preto da China com pétalas de rosa, citrinos e mel, Roi Soleil, um chá verde com bergamota, ruibarbo e caramelo, ou Mathilde, uma mistura de chá preto e chá verde da China, com flor de laranjeira e magnólia. 

Já aos sábados, domingos e feriados, o brunch é servido entre as 10h e as 15h, com uma seleção que inclui mini viennoiseries, ovos mexidos com abacate e salmão fumado ou bacon, granola Ladurée acompanhada com iogurte natural e salada de frutas, pain perdu com maple syrup ou compota e chantilly, sumo natural, chá, café ou chocolate quente Ladurée, acompanhado de dois macarons

Ladurée Lisboa
Tivoli Forum, Avenida da Liberdade 180, 
Lisboa
T.  21 314 5399
H. Todos os dias, das 08h às 20h.

Artigos Relacionados

Notícias 26. 1. 2018

Ladurée: a temporada de casamentos está oficialmente aberta

A mais requintada seleção de pastelaria da wedding season está na Ladurée Portugal: a casa francesa acaba de divulgar o seu catálogo de cerimónia.

Ler mais

Notícias 16. 1. 2018

Vera Wang idealiza bridal collection para a Ladurée

A criadora norte-americana, conhecida mundialmente pelos seus vestidos de noiva, colaborou com a pastelaria parisiense na criação de uma linha de bolos e macarons inspirados nos seus designs.

Ler mais

Notícias 9. 1. 2018

As novidades da Ladurée

A loja da Avenida da Liberdade, em Lisboa, acaba de receber 6 fragrâncias para casa e livros de receitas e decoração de interiores. Mais motivos para visitar a Ladurée.

Ler mais

Notícias 15. 12. 2017

Ladurée Paris em sua casa

A famosa pastelaria de luxo francesa apresenta um novo serviço de encomendas. Este Natal, as propostas mais refinadas da confeitaria francesa chegam às mesas dos portugueses.

Ler mais

Roteiro 2. 11. 2017

A nova pastelaria Ladurée em Lisboa

A famosa pastelaria francesa Ladurée abriu na renovada Fashion Clinic, em Lisboa, e está cheia de macarons coloridos e croissants deliciosos.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK