Estilo   Pessoas  

Rainha Elizabeth II e Príncipe Philip: os 72 anos de casamento em imagens

20 Nov 2019
By Mónica Bozinoski

São um dos casais mais emblemáticos da História e da realeza britânica. No dia em que a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip celebram 72 anos de casamento, a Vogue recorda a relação de ambos em imagens.

São um dos casais mais emblemáticos da História e da realeza britânica. No dia em que a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip celebram 72 anos de casamento, a Vogue recorda a relação de ambos em imagens.

Reza a história que se conheceram em 1934, no casamento da Princesa Marina, Duquesa de Kent. Ela tinha oito anos. Ele tinha pouco mais de quinze. Cinco anos depois, num fim de semana de verão, voltaram a encontrar-se.

"A primeira vez que me lembro de conhecer o Philip foi no Royal Naval College, em Dartmouth, em julho de 1939, mesmo antes da guerra. (É possível que nos tenhamos conhecido antes disso, na coroação ou no casamento da Duquesa de Kent, mas não me lembro). Eu tinha 13 anos e ele 18, um cadete prestes a partir", disse em tempos a Rainha Elizabeth II sobre o encontro com aquele que viria a ser o seu companheiro de 72 anos. 

A então princesa ficou impressionada com a facilidade com que Philip conseguia saltar por cima das redes de ténis, e os dois começaram a trocar cartas. Os anos passaram e, em 1946, Philip pediu a mão de Elizabeth ao Rei George VI. "Ter sobrevivido à guerra e ter visto a vitória, ter tido a oportunidade de descansar e reajustar-me a mim mesmo, de me ter apaixonado completa e incondicionalmente, faz com que todos os problemas pessoais e do mundo pareçam insignificantes e triviais", escreveu Philip numa carta a Elizabeth nesse mesmo ano, segundo a biógrafa Ingrid Seward. 

Um ano depois, Elizabeth e Philip anunciaram o seu noivado ao mundo. "É claramente um casamento por escolha, e não por arranjo", escreveu o The Guardian aquando da ocasião. Nesse mesmo ano, no dia 20 de novembro, Elizabeth e Philip deram o nó, na Abadia de Westminster. O casamento contou com dois mil convidados (um número significativamente humilde para um casamento real) e foi ouvido nas rádios de todo o mundo. 

De uma forma (talvez demasiado) resumida, é mais ou menos assim que se conta a história de amor entre a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip. "Comportamos-nos como se nos pertencessemos um ao outro há anos", escreveu em tempos a monarca britânica sobre Philip, numa carta dirigida aos seus pais. 

Hoje, aquele que é um dos casais mais emblemáticos da realeza britânica - e da História - completa 72 anos de matrimónio. Para assinalar a data, a Vogue reuniu 25 imagens da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip ao longo dos anos, do primeiro retrato oficial às mais recentes imagens do casal. 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024