Moda   Tendências  

Portugal Fashion FW18: as tendências

27 Mar 2018
By Sara Andrade

O tempo ajudou a veicular a estação: apesar do calendário marcar a primavera, as águas de março abençoaram as passerelles do Portugal Fashion.

O tempo ajudou a veicular a estação: apesar do calendário marcar a primavera, as águas de março abençoaram as passerelles do Portugal Fashion.

Ou, pelo menos, a criatividade dos criadores nacionais, que, sem prejuízo para o seu ADN, apresentaram propostas sofisticadas e atualizadas para a próxima estação fria. Percorremos a Moda de autor made in Portugal para perceber o que reserva o guarda-roupa de outono/inverno por terras de Camões.

Descobrimos que há coisas que não mudam - olá, preto, cinzas e tonalidades outonais como o verde seco; e que o inverno consegue ser groundbreaking (no verdadeiro sentido da expressão e não no seu tom sarcástico): nomes como Alves/Gonçalves, Carlos Gil e Luís Buchinho não foram tímidos na hora de colorir a época fria, chegando inclusivamente ao neon nalguns casos. Adoramos que os volumes e as assimetrias nunca saiam do vestuário (obrigada, Alexandra Moura e Diogo Miranda) e temos a certeza que o outono/inverno vai ser divertido em diversidade de escolha, pelo menos no que diz respeito aos estampados e padrões. Será brilhante, também: os metalizados colocaram a prata e o ouro no mesmo lugar no pódio e ainda se juntaram à festa tecidos com reflexo, lantejoulas e paillettes.

As coleções chegam às lojas em setembro. A wishlist faz-se já.

Cores vibrantes

Uma paleta de cores que contrasta com o cinza da estação: o inverno quer-se em todo o espetro do arco-íris e muito além dos seus tons outonais. Há vermelhos e azuis vibrantes, mas acima de tudo há fluorescentes rosas e amarelos.

Puffer jackets

Os anos 90 trouxeram-nos, os últimos invernos recuperaram os seus tempos áureos e parecem não querer sair do nosso guarda-roupa. E ainda bem, porque já não conseguimos viver sem eles. Os casacos de penas acolchoados regressam para a estação fria de 2018, agora reiventados em silhuetas mais curtas e cortes ajustados, mas também com novos estampados, tonalidades e texturas.

Metalizados e brilhos

A prata é de ley e o prateado é rei, no próximo inverno. A estação é pródiga em metalizados de todo o género, na verdade, e em brilhos no geral, ainda que nem todos sejam ouro: o protagonista é o cinza-prata, mas aceitam-se os dourados e os materiais que reflitam a luz, bem como detalhes de cristais para looks que cintilam com o movimento.

Padrões

Há de tudo: florais, geométricos, abstratos. Não importa qual escolhe, importa é que escolha: alternar looks monocromáticos com outros integralmente estampados é o segredo para um outono/inverno 2018 equilibrado.

Transparências

Não são demasiado reveladoras, mas não se dissimulam. A maioria chega através do tule, um dos materiais de eleição desta passerelle do Porto, que, camada sobre camada, deixa à imaginação perceber o que está por baixo. Outros equilibram-se em veludos devoré estrategicamente desenhados e em rendas recortadas que mostram apenas o suficiente para não ser preciso honrar a hashtag #freethenipple.

Assimetrias

O ser humano não é absolutamente simétrico, porque é que o seu guarda-roupa teria de sê-lo? As bainhas querem-se desencontradas, os ombros despidos e vestidos ao mesmo tempo, as pernas tímidas e reveladoras em simultâneo. Celebrem-se as diferenças, na estação fria: mesmo que seja apenas entre o lado direito e o esquerdo.

Volumes e oversized

Bigger is better, mesmo que apenas nos detalhes: seja pelo tamanho XXL ou pela dimensão maior em mangas, calças, saias e vestidos, o formato cocoon continua em força e o volume quer-se no máximo, na próxima estação fria.

50 sombras de cinza... e preto... e verde

Com o preto não me comprometo e o inverno não é parvo (nem os criadores que querem o sucesso da marca): aposte-se nas cores saturadas e nos fluorescentes, mas em igual medida nos looks a negro. E quem diz negro fala também dos cinzas, em todo o seu espectro, e ainda do verde seco que, de entre as tonalidades outonais, foi a que mais se destacou nas propostas nacionais.

Sara Andrade By Sara Andrade

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Berlim neste momento

24 Apr 2024

Guestlist   Coleções  

Shades of spring

24 Apr 2024

Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024