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Off-White lança marca de Beleza

20 Apr 2022
By Celia Ellenberg

Tudo o que precisa de saber sobre a nova linha sem género e para todas as idades.

Tudo o que precisa de saber sobre a nova linha sem género e para todas as idades.

© Fotografado por Alessia Gunawan / Cortesia de Off-White
© Fotografado por Alessia Gunawan / Cortesia de Off-White

Com um dos castings mais surpreendentes entre os desfiles de outono, que contou com um grupo de supermodelos (Cindy, Naomi, Amber, Helena) e um ícone (Serena Williams) - já para não falar da primeira fila, onde se encontrava Rihanna no seu estado pleno de gravidez - algumas das melhores partes do último desfile de Virgil Abloh para a Off-White podem acabado por não ter sido tão faladas. Mas os espectadores mais atentos do desfile em Paris, ou aqueles que assistiram à transmissão em direto num dos ecrãs que a empresa-mãe da Off-White, o New Guards Group, instalou em 100 montras da capital francesa (um esforço de democratização conseguido em lojas, barbearias, farmácias, etc.), provavelmente repararam nos códigos de barras que a maquilhadora Cécile Paravina estampou em algumas bochechas, ou nos piercings trompe l’oeil néon que a equipa aplicou nos bastidores.

E isso não é nada em comparação com as tatuagens faciais usadas por Kendall Jenner, Kaia Gerber, e Grace Naa Ayorkor Quaye. O rabisco em cursivo na bochecha de Jenner permitia ler simplesmente “Babe,” e – tal como nas pequenas histórias contadas na descrição do desfile para cada um dos looks high-fashion desenhados por Abloh – o sticker tem uma história: Tinha uma textura semelhante a veludo, e tinha sido cortado à mão num pequeno atelier, e a sua referência ao luxo industrial estava no núcleo da Off-White Paperwork, o novo projeto de Abloh que estreou postumamente na passerelle

© Cortesia de Off-White
© Cortesia de Off-White

Partindo da ideia de uma tela em branco que estimulasse a criatividade, Abloh descreveu a Paperwork como “outro quadro, outra superfície para a expressão pessoal” antes da sua morte no outono passado. Durante a criação daquele que foi o seu último trabalho para a marca inovadora, o designer utilizava muitas vezes a metáfora de uma caixa de areia: Quando és criança, colocam-te numa caixa de areia e são-te dadas as ferramentas para, com a tua imaginação, criares quaisquer que sejam os elementos que te venham à cabeça – formas, padrões, estrutura.

Abloh via a abordagem inovadora da Paperwork, que é lançada hoje em exclusivo em Off---white.com e em Farfetch.com, como uma “caixa de ferramentas” que permite interpretações individuais da Beleza: a categoria Olfactive ID contém quatro fragrâncias, que foram chamadas de Solutions e numeradas de 1 a 4; Imprint é composta por seis sticks de pigmento em cores primárias que deslizam quando entram em contacto com a pele, antes de se fixarem graças a uma nova tecnologia, tal como Template, uma coleção de carimbos para “marcar” o rosto e o corpo; e Color Matter, uma linha de seis vernizes com acabamentos inovadores, incluindo Decode, um verniz branco com uma fórmula self-cracking, que se assemelha a betão partido.

© Cortesia de Off-White
© Cortesia de Off-White

Ao enfatizar tanto forma como função – algo que era muito importante para Virgil Abloh, cujo background passava por engenharia e arquitetura – estes produtos têm um forte caráter utilitário, uma disrupção face ao que tipicamente associamos à maquilhagem e aos perfumes. (A embalagem dos sticks com cor, por exemplo, foi desenhada de modo a que o utilizador tenha um maior controlo.) Não dar nomes às fragrâncias foi duplamente intencional para garantir que o consumidor não é influenciado para pensar, ou sentir, algo predefinido quando as coloca. Existem, no entanto, certos estados de espírito – ou “vibes”, na linguagem da Off-White – associados a cada uma, incluindo o odor cítrico da Solution 1, que representa um regresso aos clássicos desportivos dos anos 90, ou o destaque providenciado pelos contrastes sentidos na Solution 2, que mistura folhas de tangerina, vetiver, gengibre e madeiras para um efeito polarizador, mas igualmente viciante. As suas garrafas pesadas foram esculpidas a partir de vidro industrial feito em Itália por Bormioli e fechadas com válvulas em vermelho vivo, réplicas das pegas encontradas em fábricas.

O design multi-uso da coleção Imprint foi pensado de forma a não influenciar o consumidor, para que um jovem skater de 16 anos possa fazer algo completamente diferente em comparação com o que um cliente septuagenário faria, que é precisamente um dos objetivos de criar uma linha sem género e para todas as idades. “Falámos muitas vezes em criar produtos centrados no impacto, e em iniciar uma conversa, não um monólogo, com a nossa audiência,” diz Davide De Giglio, CEO e presidente do New Guards Group, que explica como expandir-se para o setor da Beleza já fazia há algum tempo parte da visão de Abloh para a Off-White.

De Giglio, que esteve presente no desfile em Paris em março sentado entre a multidão de amigos, família e colegas de Virgil Abloh, admite que foi difícil ver mais de dois anos de trabalho chegar ao fim sem a presença do designer visionário. “Foi difícil não sentir uma certa amargura por estarmos a viver um momento tão importante sem ele.” Mas à medida que a Paperwork evolui ao lado de outras marcas de Abloh – e sem um parceiro de licenciamento (o New Guards Group criou um negócio de Beleza separado para manter a produção dentro da empresa) – irá também tornar-se parte do imenso legado que Abloh deixou para trás.

Celia Ellenberg By Celia Ellenberg

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