Moda   Notícias  

O significado da camisola da Dior

28 Sep 2017
By Mónica Silva

Mas afinal o que quer dizer “Why Have There Been No Great Women Artists?".

O desfile da nova coleção abriu com uma camisola que gerou alguma polémica em relação ao seu significado. Mas afinal o que quer dizer “Why Have There Been No Great Women Artists?".

© @dior
© @dior

Quando se estreou, na estação passada, como diretora criativa, Maria Grazia Chiuri desenhou umat-shirt que dizia “We should all be feminists”, uma mensagem clara e que não levantou quaisquer questões sobre o seu significado.

Agora, na semana de Moda em Paris, a modelo Sasha Pivovarova abriu o desfile com uma camisola em que se podia ler “Why Have There Been No Great Women Artists?”. A pergunta gerou polémica para uma audiência que entendeu que Chiuri estaria a sugerir que nunca existiram grandes artistas femininas.

Mas é precisamente o contrário. A diretora criativa da Dior retirou a frase da tese, escrita em 1971, pela historiadora Linda Nochlin, numa crítica ao sexismo existente na Arte, que não valoriza as mulheres enquanto artistas - o que se verifica até aos dias de hoje. O problema não é a falta de criativas, mas sim a falta de reconhecimento.

Um dia antes do desfile, Maria Grazia Chiuri surgiu num vídeo publicado na conta de Instagram da Dior, no que será o atelier da marca, a pintar com uma paleta colorida, levantando esta questão do número de mulheres nas Artes.

O trabalho de Maria Chiuri vai para além da criatividade. A designer é a voz de uma marca que compreende a importância de usar as suas criações para dar força e poder ao género feminino. 

Mónica Silva By Mónica Silva

Relacionados


Entrevistas  

Hannah Mills, um role model dentro e fora dos oceanos

12 Jun 2024

Moda   Coleções  

Max Mara Resort 2025

12 Jun 2024

Moda  

Open Call | Metropol

11 Jun 2024

Notícias  

Como assistir à transmissão do livestream do Vogue World 2024: Paris, apresentado por Cara Delevingne

11 Jun 2024