Artigo Anterior

O mercado do estilo

Próximo Artigo

CNI Luxury Conference:"Bem-vindos a Lisboa!", diz Suzy Menkes

Agenda 22. 3. 2018

O memoir secreto de Bill Cunningham

by Rui Matos

 

Sempre foi um homem misterioso, não partilhava nada com os amigos, nem muito menos com os colegas de trabalho. Esse secretismo todo levou-o a escrever um livro de memórias que só foi descoberto dois anos depois da sua morte.

© Getty Images

Bill Cunningham, o homem que ficou conhecido como o pai da fotografia do street style - o fenómeno que tem tomado conta desta nova era -, trabalhou mais de 40 anos para o The New York Times e deixou um arquivo avaliado em 1 milhão de dólares. Para aqueles que eram, e continuam a ser, admiradores do seu trabalho, esta descoberta de uma publicação escrita por si trata-se de um bem precioso, ou como o diário norte-americano diz “uma revelação arqueológica”.

“É muito inesperado. O Bill não contava nada sobre a sua vida aos amigos, nem aos seus colegas de trabalho. Era uma pessoa muito reservada.”, diz Christopher Richards da Penguin Press, a editora que adquiriu o livro num leilão e que o vai lançar já no próximo mês de setembro.

Não se sabe ao certo quando é que Fashion Climbing, o nome escolhido por Bill, foi escrito. Mas estas memórias retratam os primeiros anos do norte-americano, a sua chegada à cidade de Nova Iorque e a sua ascensão no mundo social da Big Apple, onde se tornou num dos fotógrafos mais queridos pelas celebridades e editores de Moda. “Todos nos vestimos para o Bill.”, disse um dia Anna Wintour.

“Lá estava eu, 4 anos de idade, com o vestido mais bonito da minha irmã. As roupas de mulher sempre foram muito mais interessantes. Naquele dia de verão, em 1933, quando as minhas costas estavam contra a parede da sala de jantar, os meus olhos derramaram lágrimas pelo vestido cor-de-rosa. A minha mãe bateu-me e ameaçou todos os ossos do meu corpo se eu voltasse a usar roupa feminina.”. Este é um dos parágrafos que vai ser possível ler em Fashion Climbing a partir de setembro de 2018, o mês previsto para o seu lançamento.

Coincidência ou não, mesmo a tempo da Semana de Moda de Nova Iorque, o evento de Moda que Bill não dispensava.

Artigos Relacionados

Street Style 16. 3. 2018

O street style português pela lente de Adam Katz Sinding

Mundialmente conhecido pelo seu blogue Le21eme, onde publica as fotografias que vai tirando nas Semanas de Moda um pouco por todo o mundo, passou pela capital portuguesa a propósito da ModaLisboa N.50 e, através da sua câmara, imortalizou o estilo à portuguesa.

Ler mais

Vídeos 14. 3. 2018

O street style de Adam Katz Sinding

Passou pela ModaLisboa N50 e aproveitamos a sua estadia para perceber como é que se processa um dia de trabalho de um fotógrafo de street style.

Ler mais

Entrevistas 5. 3. 2018

O street style em livro

Adam Katz Sinding é fotógrafo e autor do livro This is not a F*cking Street Style Book, um coffee table book que reune as melhores imagens do estilo de rua nos últimos anos captadas por Adam, um dos mais conhecidos e influentes fotógrafos de street style.

Ler mais

Street Style 15. 2. 2018

New York State of Mind

Nas passerelles, estiveram nomes como Calvin Klein, Marc Jacobs, Alexander Wang ou Tom Ford, que apresentaram as propostas para a estação fria de 2018; nas ruas de Manhattan, desfilaram as estrelas de street style com as últimas tendências da indústria.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK