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O génio da lente: Leonor Bettencourt

12 Oct 2017
By Ana Carvas

Foi uma das vencedoras na categoria Melhor Filme de Autor do Porto Fashion Film Festival, com a obra prima Genes. Através de pequenas conquistas como esta, Leonor Bettencourt está cada vez mais perto do sonho.

Foi uma das vencedoras na categoria Melhor Filme de Autor do Porto Fashion Film Festival, com a obra prima Genes. Através de pequenas conquistas como esta, Leonor Bettencourt está cada vez mais perto do sonho.

Já falámos anteriormente de Luís D’Alva Teixeira, o homem por detrás de Genes. Mas hoje, o destaque vai para Leonor Bettencourt, a visão que deu vida à sua música. Da RTP à Antena 3, foi desbravando caminho até encontrar um sitio confortável, sítio esse escondido atrás de uma câmara. E é aí que se sente feliz.

Numa batalha pelo reconhecimento, move montanhas e alarga horizontes a cada filmagem, porque neste ramo não há mesmo limites para a imaginação.

Falámos com Leonor sobre a sua mais recente vitória, a indústria audiovisual em Portugal e sobre a sua estética. Este é primeiro capitulo de outros tantos, numa série sobre O génio da lente para acompanhar em Vogue.pt.

A paixão pelo vídeo. Foi amor à primeira vista? A culpa é dos meus pais! Foi crescendo comigo, à medida que crescia no meio de jornalistas, em salas de montagem, em reportagens sérias, redações e em expedições todo o terreno. Apanhei muitas secas mas também aprendi muito, observando. Como fui filha única até à adolescência, fui inventado brincadeiras que pudesse fazer sozinha e rapidamente me fui apercebendo que o mais divertido era decorar a casa das Barbie's, inventar uma situação, vestir as personagens de acordo e registar em fotografia (que cheguei a enviar para a revista da Barbie!). Mal me apanhei com uma câmera de filmar, a coisa mudou para o vídeo.

E as primeiras borboletas no estômago, foram quando?Quando percebi que conseguia convencer os professores a deixarem-me entregar trabalhos em suporte de vídeo. A partir daí, comecei a fazer mini documentários sobre tudo, fosse para a disciplina de história, sobre as minhas férias ou reflexões sobre temas mais teen, and God, I was deep! Na altura só tinha um computador com 2GB de RAM e o Windows Movie Maker, mas o corta e cola é quase tudo.

Após a vitória no FFF. O que ficou por dizer sobre esta conquista?Que é incrível ganhar nesta categoria, com algo tão bruto! Fiz o vídeo e posteriormente criei a música de propósito com base num sample do tema Oferecidas, do Genes. Foi algo que fiz para mim, e ser reconhecida é uma validação daquelas.

O desafio com Genes - como surgiu?Ouvi, gostei e percebi que ele era muito pouco convencional na cena do hip hop português. Fez-me logo lembrar uma atitude mais ao estilo de Odd Future, mais punk de alguma maneira. Tive um feeling e quis imediatamente ligar-lhe. Desta colaboração surgiu este filme e uma promo sobre os concertos do Luís D'alva Teixeira aka Genes.

Estavas numa zona de conforto?Nem por isso. Não nos conhecíamos bem e tenho sempre algumas inseguranças ou receios no que toca a desvirtuar a cena de alguém, principalmente se também for artista. Felizmente, tinha algum conforto e contei com a ajuda dos meus amigos Sara Feio e Carlos BB, que me cederam um cenário que já andava a namorar há algum tempo, as traseiras de casa deles. 

Ser uma jovem realizadora em Portugal. Qual a dimensão deste desafio?Não faço parte de uma produtora ou coletivo, estou a criar o meu, LBL. O caminho da independência é duro mas sabe melhor. Concilio um trabalho full-time em que faço vídeo para o online da Antena 3, às vezes sem horários e com viagens, mas obrigo-me a focar-me no que quero fazer, artisticamente falando. Isto implica ser a minha própria manager, produtora, técnica... Tudo a favor da realização. É como se costuma dizer, "fake it 'till you make it”.

O que mudavas na indústria do videomaking em Portugal?Não existe uma indústria em Portugal e é uma consequência da dimensão do nosso país. Só em Manhattan circulam cerca de 4 milhões de pessoas, todos os dias. Por aqui temos cerca de 10, no país inteiro... E a verdade é que não emigrei porque fui trabalhando contra a maré, mas a maior parte das pessoas deixa de tentar porque a meta é uma miragem, e sai do país. Acho que temos de trabalhar em, e por, Portugal, mas com os olhos sempre postos na internacionalização. É importante ir bebendo dos nossos casos de sucesso e espreitando os casos espanhóis, "Como é que eles fizeram? Ok, eu consigo fazer isto de outra maneira, com o que tenho à mão na minha realidade.".

Como defines a tua estética visual?Jovem, com sentido de humor e muita direção artística. Estou sempre à procura do bonito/feio e centro a minha estética no enquadramento e no cromatismo. Quando não há dinheiro para o que quero, invento linguagens e exploro o melhor possível o material que tenho, porque a verdade é que o conteúdo é mesmo mais importante que a forma.

Agora sobre outra estrada. A tua jornada com Them Flying Monkeys.Eles gravaram o primeiro álbum no Black Sheep Studios e precisavam de artwork para o disco e de um videoclip. A Sara Feio, a ilustradora responsável pela imagem do álbum, desafiou-me e foi como uma dupla criativa, de maneira a que houvesse uma continuidade desde as ilustrações ao vídeo, com base no universo do Feiticeiro de Oz, de onde eles retiraram o nome da banda. Ficámos mesmo satisfeitos com o resultado dos dois vídeos. No meio disto tudo ainda descobri a minha musa, a Mara Flora, que é uma incrível designer de moda.

O amuleto da sorte que não te pode faltar numa produção?É um coach jacket preto da Carhartt. É como estar de fato de treino porque é a peça mais confortável e leve que tenho, algo essencial em qualquer rodagem, portanto já adquiriu o estatuto de amuleto.

O que te inspira?A adolescência, os sentimentos esdrúxulos, o DIY, o punk.

Sobre o futuro, o que esperas dele?Deixei de esperar, agora é só Ação!

Conheça os restantes galardoados do FFF, aqui.

Ana Carvas By Ana Carvas

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