Artigo Anterior

A Barbie de Claudia Schiffer

Próximo Artigo

Daniel Day-Lewis interpreta um designer no filme "Linha Fantasma"

Notícias 26. 10. 2017

Models Harassment Protection Act: a lei que protege as modelos

by Rui Matos

 

O caso Weinsten transformou-se numa verdadeira bola de neve e, depois de várias atrizes se pronunciarem contra o produtor, a indústria da Moda também o fez. Em defesa das modelos está a Model Alliance, uma organização que se aliou a Nily Rozic, uma deputada nova-iorquina. Juntas, lutam contra o assédio sexual na indústria da Moda.

 © Getty Images

Depois do escândalo, publicado no diário norte-americano New York Times, que deu conta da prática de abuso sexual por parte de Harvey Weinstein, várias foram as mulheres (incluindo nomes como Léa Seydoux, Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow ou Cara Delevingne) que se insurgiram contra estes atos, partilhando as suas experiências através das redes sociais.

Na indústria da Moda, já começaram a surgir acusações satélite de assédio sexual e /ou abuso. Exemplo disso é a portuguesa Sara Sampaio, que recentemente partilhou nas redes sociais a sua má experiência com a revista francesa Lui. Nas palavras de Sara: "Sinto-me violada, mal tratada e desrespeitada como profissional e como mulher.", conta a modelo depois de ter visto fotografias suas serem publicadas sem autorização.

A Model Alliance - uma organização que trabalha no âmbito da proteção das modelos - anunciou uma parceria com a deputada nova-iorquina Nily Rozic para que seja criada uma lei que proteja as modelos deste tipo de abusos. 

Models Harassment Protection Act é o nome da lei e tem como objetivo salvaguardar as modelos de assédio sexual ou qualquer outro tipo de abuso no período laboral. Caso seja aprovada, entrará em vigor em todo o Estado de Nova Iorque.

“As modelos são muitas vezes obrigadas a posarem nuas sem o seu consentimento prévio, em muitos casos não há locais indicados para trocarem de roupa e são várias vezes sucumbidas à pressão sexual por parte daqueles que controlam as suas carreiras.” avançou Sara Ziff, fundadora da organização, em comunicado. “É hora de responsabilizar quem de direito e transformar a indignação em lei.”, acrescentou. 

Artigos Relacionados

Notícias 16. 11. 2017

Balmain x Victoria's Secret: as primeiras imagens

A marca anunciou a parceria no Instagram.

Ler mais

Notícias 16. 11. 2017

Tudo o que tem de saber sobre o desfile da Victoria’s Secret 2017

O casting para a edição deste ano do desfile mais aguardado de lingerie em todo o mundo já começou a ser desvendado. Conheça os Anjos que vão desfilar em Xangai no dia 28 de novembro.

Ler mais

Notícias 20. 10. 2017

Sara Sampaio revela que foi pressionada a posar sem roupa

Sara Sampaio usou o seu instagram para denunciar a revista Lui por ter publicado imagens suas nua, sem o seu consentimento.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK