Atualidade   Curiosidades  

It’s October 3rd! Mean Girls em 15 curiosidades

03 Oct 2019
By Cátia Pereira Matos

Em 2019 completam-se 15 anos sobre a estreia de Mean Girls nas salas de cinema. Para assinalar a data — e porque estamos no terceiro dia de outubro — reunimos 15 curiosidades sobre este filme que dispensa apresentações.

Já se passaram 17 anos sobre a estreia de Mean Girls nos cinemas. Para assinalar a data — e porque estamos no terceiro dia de outubro — reunimos 15 curiosidades sobre este filme que dispensa apresentações.

"You can't sit with us!" "On Wednesdays we wear pink." "Get in loser, we're going shopping." "Is butter a carb?" Podíamos continuar a listar aqui as frases mais emblemáticas de Mean Girls, mas para isso teríamos de transcrever todas as falas deste filme — falas essas que os fãs acérrimos de Regina George e companhia devem saber de cor. Lançado em 2004, Mean Girls (Giras e Terríveis, na versão portuguesa) não ficou esquecido no tempo, muito pelo contrário: todos os anos, ao terceiro dia de outubro, ele instala-se nas nossas mentes. Porque hoje é precisamente October 3rd, e porque já se passaram 15 anos sobre a estreia desta longa-metragem nas salas de cinema, a Vogue reúne 15 curiosidades sobre esta comédia que não é para um domingo à tarde, é para todos os dias.

O nome alternativo

O que seria de Mean Girls caso o filme tivesse tido outro nome, um menos sonante, um menos... mean? Efetivamente, Mean Girls não foi o primeiro título atribuído a esta longa-metragem que, muito sucintamente, acompanha a entrada de Cady Heron numa escola secundária nos Estados Unidos da América, depois de vários anos a viver em África e a ser educada em casa, pelos pais. "O nosso título original era Homeschooled", revelou o realizador Mark Waters em 2014 em entrevista ao New York Times. That's so not fetch!

Às voltas com Regina George, parte I

I f*cking love Regina George!”, terá dito Lindsay Lohan quando o realizador de Mean Girls lhe atribuiu o papel da rapariga mais popular do colégio de North Shore. Contudo, Lohan acabou a interpretar a personagem principal do filme depois de Sherry Lansing, antiga CEO da Paramount Pictures (distribuidora da longa-metragem), ter aconselhado Mark Waters a atribuir-lhe o papel da ingénua Cady Heron. Este plot twist é explicado pelo inesperado sucesso do remake de 2003 de Freaky Friday, protagonizado por Lohan. “Teremos de ter a Lindsay a assumir o papel principal de Mean Girls. Não vai resultar tê-la como vilã”, disse Lansing a Waters, citada pelo Vulture.

Às voltas com Regina George, parte II

O papel de Regina George continuou a suscitar muitas dúvidas ao realizador e aos produtores de Mean Girls e foi por um triz que não foi atribuído a Amanda Seyfried. A atriz havia feito uma audição brilhante, segundo o realizador, mas Rachel McAdams superou-a e acabou a ser coroada queen bee. Seyfried, que era, à época, uma novata no mundo da representação, foi posteriormente escolhida para dar vida a Karen Smith, papel que marcou a sua estreia no grande ecrã.

Mais voltas para se chegar à fúria de Regina George

Para se preparar para o papel de Regina George, "uma rapariga sempre zangada que não conhecia limites nem tinha orientação", Rachel McAdams teve de fazer um TPC especial. "O Mark disse-me para ouvir Courtney Love num volume altíssimo e para observar o Alec Baldwin no filme Glengarry Glen Ross", disse a atriz ao New York Times.

A corrida para o papel de Aaron Samuels

No filme, é Jonathan Bennett quem interpreta Aaron Samuels, o namorado de Regina George por quem Cady Heron acaba por se apaixonar. Todavia, Bennett não foi o único ator a ser considerado para esta personagem: na mira da equipa de casting esteve também James Franco.

You go, Glen Coco? Nem por isso.

Não lhe vemos a cara, não sabemos quem ele é, mas é ele quem recebe o maior número de doces da turma de Cady Heron e Gretchen Wieners pela altura do Natal. Ele é Glen Coco, mas é também uma espécie de fantasma de Mean Girls. Isto porque o ator que o interpreta — David Reale — nem surge nos créditos do filme.

A primeira cena a ser filmada

Não é de estranhar que quem já tenha visto o filme vezes sem conta saiba de cor todas as falas e todas as cenas, incluindo cenas menores como aquela em que o "Math Enthusiast / Bad-ass M.C" Kevin Gnapoor (interpretado por Rajiv Surendra) entrega a Cady Heron o seu business card. Recorda-se? Essa foi precisamente a primeira — primeiríssima — cena de todo o filme a ser filmada.

Os ensinamentos no set de filmagens

Aparentemente, o bad-ass M.C Kevin G não era assim tão bad-ass. Isto porque o ator responsável por este papel teve de receber algumas lições de Amy Poehler (a cool mom de Regina George) na hora de dançar e fazer umas rimas para filmar a cena em que atua na festa de Natal do colégio de North Shore.

A criação do guarda-roupa

Mary Jane Fort, responsável pelos figurinos do filme, perdeu a conta às vezes em que fez alteraçãos aos coordenados a serem usados por Lindsay Lohan. "A Lindsay foi quem teve mais mudanças no guarda-roupa, talvez tenham sido umas 59", disse em entrevista à Nylon. À mesma publicação, Fort revelou ainda como foi o processo de criação dos figurinos das The Plastics, o grupo de miúdas liderado por Regina George: "Lemos milhões de revistas teen e analisámos milhões de anuários do ensino médio, de todo o país. Mas as escolas reais não são assim tão brilhantes, e queríamos um pouco mais de brilho (...)".

Uma estreia para Tina Fey

O guião de Mean Girls foi o primeiro guião para cinema que Tina Fey escreveu. Até à data, a humorista — que também surge à frente das câmaras, ao desempenhar o papel de uma professora de Matemática — só havia escrito episódios do Saturday Night Live, um dos mais conhecidos programas da televisão norte-americana.

O filme foi inspirado num livro...

Um livro de auto-ajuda fez com que Mean Girls visse a luz do dia. Queen Bees and Wannabes: Helping Your Daughter Survive Cliques, Gossip, Boyfriends, and Other Realities of Adolescence, de Rosalind Wiseman, foi a obra que inspirou Tina Fey a escrever a longa-metragem. 

...e, posteriormente, o filme deu origem a um livro de cozinha

The Burn Cookbook: An Unofficial Authorized Cookbook for Mean Girls Fans foi escrito por Jonathan Bennett (exatamente, o Aaron Samuels do filme) e e está recheado de receitas e histórias associadas ao filme. O título deste livro faz uma clara alusão ao Burn Book cor-de-rosa que surge no decorrer do filme.  

A classificação do filme

Dadas as muitas piadas de teor sexual, Mean Girls esteve à beira de receber, nos Estados Unidos da América, o temido R de Restricted, uma classificação geralmente atribuída aos filmes que contêm cenas e linguagem desaconselhadas aos menores de 18 anos. "Tivemos muitas batalhas com os responsáveis pela classificação do filme", recordou o realizador ao site Vulture. Após alguns ajustes no guião, a longa-metragem acabou por receber o selo PG-13, uma classificação mais suave que sugere a existência de cenas não apropriadas a crianças menores de 13 anos.

Quem é a Janis Ian?

Existe a Janis Ian de Mean Girls — a amiga emo de Cady Heron, para os mais esquecidos. E depois existe a verdadeira Janis Ian, uma cantora e compositora norte-americana que atingiu o pico da sua carreira nas décadas de 1960 e 1970, apesar de ainda hoje estar no ativo. A sua canção mais célebre, At Seventeen, chegou a ser incluída no filme.

A versão musical que chegou à Broadway

Treze anos depois da estreia no grande ecrã, Mean Girls chegou aos palcos na versão de um musical. A peça, que se estreou no National Theatre de Washington D.C em outubro de 2017, tendo chegado à Broadway em abril do ano seguinte, foi também escrita por Tina Fey.

Cátia Pereira Matos By Cátia Pereira Matos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Copenhaga neste momento

25 Apr 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Ombros Assimétricos

25 Apr 2024

Atualidade  

Mulheres de Abril

25 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

24 Apr 2024