Artigo Anterior

Xeque-mate

Próximo Artigo

Ouro sobre ouro

Tendências 29. 6. 2018

Let it shine

by Mónica Bozinoski

 

Nos dias de hoje, é difícil imaginar um mundo sem glow. De produtos híbridos a iluminadores altamente pigmentados, sejam em pó ou em gel, não é segredo que o conceito de pele luminosa é uma das últimas obsessões da indústria da Beleza. 

©Instagram

Se não se lembra de If You Had My Love de Jennifer Lopez, sugerimos que tire cinco minutos do seu tempo e faça uma viagem ao YouTube. Quase vinte anos depois de ter sido lançado, o tema continua a ser relevante não só como um dos mais populares dos anos 90, mas também pela luminosidade e frescura da pele de Jennifer Lopez no videoclip da faixa. A tez da cantora era tão impressionante que deu origem ao termo J-Lo Glow. "A J-Lo foi a minha primeira glow-spiration", confessou a maquilhadora Nam Vo em entrevista ao Business of Fashion. "Lembro-me de ver os vídeos da Jennifer Lopez e ficar completamente hipnotizada pela pele dela. Desde então, criar o glow perfeito - com as maçãs do rosto bem salientes e a ilusão de que a tua pele foi mergulhada em creme hidratante - está no meu ADN de Beleza", concluiu. 

Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, Nam Vo é conhecida pela sua pele invejável e pela sua estética verdadeiramente glowy, e responsável por hashtags como #glowgasm, #namvoglow ou #dewydumplings. "Sim, sou completamente obcecada por iluminadores. Mesmo que esteja a criar um look natural, quero que a maquilhagem que faço seja vista em 3-D. Não importa se estou apenas a trabalhar as sobrancelhas, sem aplicar qualquer tipo de base. Quero que a pele esteja iluminada", disse Nam Vo em entrevista ao The Cut. Quanto à história da estética da maquilhadora se dar pelo nome de dewy dumpling, como explica a própria, "dumpling é, desde sempre, o meu termo carinhoso, da mesma forma que outras pessoas usam sweetheart ou cupcake". 

De cuidados de rosto a produtos de maquilhagem, o conceito de glow invadiu a indústria da Beleza com a mesma força de tendências como contouring ou baking, dois movimentos protagonizados e propagados por Kim Kardashian. Os números falam por si - no site Net-a-Porter, a pesquisa com a palavra glow oferece uma variedade de 300 produtos, desde os mais clássicos iluminadores a suplementos como Glow Inner Beauty Powder, com ingredientes que prometem deixar a pele radiante, de dentro para fora. Já no Instagram, o local onde todas as tendências acontecem, o #glow é sinónimo de mais de 7 milhões de publicações espalhados pela rede social. O panorama atual suscita a curiosidade de tentar responder ao porquê de, da noite para o dia, estarmos tão mergulhadas nesta ideia de pele luminosa. 

O regresso do glow, que esteve fora dos holoftes durante algum tempo, cortesia da ideia de uma pele mais matificada e sem brilhos, pode ser associado a diversos fatores. Entre eles, está a tendência de Beleza coreana glass skin, que como explicou Christine Chang à edição americana da Vogue, "é quando a tua pele está tão saudável, tonificada e injetada com hidratação, que parece translúcida, quase como se fosse vidro". Este conceito de pele saudável, que em grande parte se deve ao boom no setor de wellness, é outro dos grandes contributos para a tendência glowy. "Tudo começa com os cuidados que tens com o teu rosto. Quanto mais saudável for a tua pele, por consequência, melhor será a aplicação da maquilhagem", explicou Nam Vo ao The Cut. "A razão pela qual tantas mulheres sentem a pele envelhecida é porque colocam primer, base e pó na pele toda. Pessoalmente, só gosto de colocar pó no meu nariz e nas extremidades dos lábios. Deixo as minhas maçãs do rosto sempre iluminadas", concluiu. 

Segundo dados divulgados pelo NPD Group em 2016, as vendas no setor de iluminadores cresceu em 21%, com o produto a representar 44% das vendas do segmento All Other Face, que incluia outros gigantes da maquilhagem como primers, paletas de contouring ou paletas para esculpir o rosto. Quando olhamos para marcas como Fenty Beauty, Glossier ou Becca, conhecidas pelos iluminadores KillawattHaloscope e Shimmering Skin Perfector, respetivamente, estes números não são uma surpresa. "Qualquer coisa que fotografe bem no feed de Instagram é um sucesso", explicou Nicky De Simone, manager da marca Becca no Reino Unido, ao Business of Fashion. "Somos definitivamente conhecidos pelos nossos produtos glow, e o iluminador Champagne Pop continua a ser um favorito entre os fãs. Acredito que isto se deve, em parte, às redes sociais", concluiu.

Tal como a influência desmedida das redes sociais, a tendência glowy não tem qualquer intenção de abrandar nos próximos tempos. A prova disso está não apenas no feed de maquilhadores como Nam Vo, Patrick Ta, Hung Vanngo, Nikki Wolff ou Priscilla Ono, que têm em comum o #glowgoals associado aos seus looks de assinatura, mas também nos mais recentes lançamentos que tomaram de assalto a indústria da Beleza. Desde o início deste ano, a Kiehl's lançou Glow Formula Skin Hydrator, um novo híbrido entre creme hidratante e iluminador, a Dior apresentou uma paleta de iluminadores com o nome Glow Face Palette, a maquilhadora Charlotte Tilbury criou Hollywood Flawless Filter, um produto que combina os benefício de uma base, de um primer e de um iluminador num único frasco, e a icónica Nars trouxe ao mundo uma nova linha de pós iluminadores

A lista de produtos que prometem despertar o glow que há em nós, à semelhança da nossa adoração pela tendência, é quase infinita. 

Artigos Relacionados

Tendências 28. 6. 2018

Xeque-mate

Jessica Goicochea protagoniza um editorial de Beleza que prioritiza o mate para deixar a sua beleza brilhar.

Ler mais

Tendências 18. 6. 2018

Pontos nos is

Quem as tem não as adora, mas também não as odeia. Quem não as tem gostava de as ter, e não se sente propriamente orgulhosa de dizer que já as tentou pintar uma ou outra vez pelo rosto fora. Gostos à parte, até porque esses nunca se discutem, a única certeza que temos é que elas são a nova obsessão da indústria da Beleza.

Ler mais

Vídeos 4. 6. 2018

Autoexpressão | Jogos sem fronteiras: o passo a passo

Brilho nas zonas certas, como se tivesse dado o mergulho perfeito no mar.

Ler mais

Notícias 29. 5. 2018

As 40 sombras de Dior

Se está na lista de pessoas que embarcou numa busca incansável que explicasse o glow invejável de Meghan Markle no dia do Casamento Real, temos boas notícias: a procura acabou. A resposta está na nova coleção de maquilhagem Dior Backstage.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK