Artigo Anterior

A nova meca da decoração de interiores

Próximo Artigo

Good on You, uma app de moda consciente

Notícias 18. 7. 2018

La dolce vita

by Mónica Bozinoski

 

Um dos modelos mais adorados e cobiçados da Fiat ao longo dos anos ganhou duas reinterpretações dignas da Barbie e que nos deixam a sonhar com longos passeios à beira-mar.

© Fiat

Em 1958, desenhado por Dante Giacosa, o Fiat 500 tornou-se a materialização de quatro rodas do espírito económico vivido em Itália no pós-guerra. Um pequeno pedaço de história, uma forma de mobilizar a nação e um reflexo automóvel do estilo italiano, o modelo é, ainda hoje, um dos mais reconhecidos em todo o mundo.

Do Cinquecento original nasceu uma variedade de outros modelos e derivados, incluindo Spiaggina, um ícone de estilo em nome próprio. Conhecido como Jolly nos restantes pontos do mundo, o carro de praia descapotável, sem portas e com bancos em vime, vendido a um preço que representava o dobro daquele do Fiat 500, não demorou a tornou-se um hit junto da elite europeia. Da Riviera France à costa de Itália, o Fiat 500 Spiaggina foi o carro de eleição de personalidades como a atriz Grace Kelly, o empresário italiano e acionista da Fiat Gianni Agnelli, o magnata Aristotle Onassis ou o ator Yul Brynner, ao mesmo tempo que ganhava protagonismo na Costa Oeste dos Estados Unidos da América, como o derradeiro carro de verão. 

Nos dias que correm, existem pouco menos de cem modelos que sobreviveram ao passar do tempo - e isso torna o mais recente lançamento da Fiat ainda mais especial. Como forma de assinalar o 60º aniversário do modelo produzido entre 1958 e 1965, a marca de automóveis italiana irá lançar uma nova edição especial e limitada, o 500 Spiaggina '58. Para homenagear o ano de lançamento do veículo original, a Fiat irá produzir um número limitado de 1,958 exemplares inspirados nos detalhes mais característicos do Spiggania, onde o tom azulado de Volare Blue e o logo vintage da marca se unem a um design verdadeiramente moderno. 

A homenagem ao 60º aniversário, contudo, não se deixa ficar pelo 500 Spiaggina '58. Da visão de Lapo Elkann, presidente e diretor criativo da Garage Italia, um projeto fundado com o intuito de costumizar veículos já existentes, nasce uma segunda reinterpretação moderna do Jolly, criada em conjunto com a empresa italiana de automóveis Pininfarina. Tal como no automóvel original, o novo 500 Spiaggina da Garage Italia manteve os dois lugares e o teto descapotável, num modelo que combina os tons de azul Volare e branco Perla. A zona traseira do carro reserva o melhor pormenor deste concept - quando aberto, o banco traseiro em pele revela um pequeno espaço Lounge em cortiça, perfeito para banhos de sol ou piqueniques.  

"Apaixonei-me por este carro quando era mais pequeno, e à medida que fui crescendo, senti-me cada vez mais determinado em trazer o modelo de volta", disse em comunicado Lapo Elkann, neto de Gianni Agnelli e conhecido como o filho prodígio da Fiat. "Estou radiante com este relançamento, e espero que transmita os sonhos e os anos mágicos do boom económico do pós-guerra, mas também o modo como os italianos disfrutam a vida. Desde 2007, ano após ano, tenho vindo a personalizar 500 para mim próprio, e a inauguração da Garage Italia é uma forma de conseguirmos desenhar uma variedade de versões únicas, que confirmam a versatilidade e a atratividade verdadeiramente contemporânea deste veículo, ainda hoje um dos mais adorados no mundo", concluiu. 

Apesar dos preços dos novos modelos Spiaggina ainda não terem sido anunciados, a única certeza que temos é que estas reinterpretações do carro de praia perfeito são os novos acessórios de quatro rodas must-have da estação quente. 

Artigos Relacionados

Inspiring Women 9. 7. 2018

Eureka! Invenções no feminino

Foram milhares - e continuam a ser - as invenções, feitas por mulheres, vitais para a ciência ou tecnologia. Mas não só.

Ler mais

Palavra da Vogue 14. 11. 2017

Car Handy

Quando precisamos de dar um simples e indispensável retoque, o espelho do carro é o nosso melhor amigo. E, agora, uma clutch da Balenciaga também.

Ler mais

Notícias 27. 10. 2017

Tapete de carro ou saia da Balenciaga?

A criatividade da marca espanhola não tem mesmo limites.

Ler mais

Tendências 4. 8. 2017

Atrás do volante: os condutores mais cool do Cinema

O segredo nem sempre está no imparável bólide ou nas mais estonteantes acrobacias, mas sim no homem atrás do volante.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK