Moda   Notícias  

Damiani diamonds are forever

26 Jul 2019
By Vogue Portugal

De Sharon Stone a Eva Longoria, de Sophia Loren a Tilda Swinton, é longa a lista de celebridades que confiam no brilho das joias Damiani para, elas mesmas, brilharem ainda mais. Viajámos até Madrid para descobrir mais sobre a marca italiana que completará, em breve, um século de existência.

De Sharon Stone a Eva Longoria, de Sophia Loren a Tilda Swinton, é longa a lista de celebridades que confiam no brilho das joias Damiani para, elas mesmas, brilharem ainda mais. Viajámos até Madrid para descobrir mais sobre a marca italiana que completará, em breve, um século de existência.

Eva Longoria no Festival de Cannes em 2014 © Getty Images.

Diamonds are forever, they are all I need to please me, they can stimulate and tease me, they won't leave in the night”, cantava Shirley Bassey em 1971. Nesses tempos, já a Damiani sabia que os diamantes haveriam de ser para sempre. Fundada por Enrico Grassi Damiani em 1924, a marca de alta joalharia italiana, com sede em Valenza, há muito que tem vindo a produzir joias adornadas com diamantes eternos.

Quando Tilda Swinton ergueu o seu primeiro Óscar (o de Melhor Atriz Secundária, pelo thriller de 2008 Michael Claynton - Uma Questão de Consciência), foi impossível não reparar no brilho da bracelete Sahara que se encontrava no pulso direito da atriz: ao lado daquela joia Damiani adornada com 1865 diamantes, a mais importante estatueta dourada da sétima arte passava muito despercebida. E o que dizer dos brincos que Eva Longoria usou em maio de 2014 no Festival de Cannes?

Tilda Swinton em 2008 na cerimónia dos Óscares © Getty Images
Tilda Swinton em 2008 na cerimónia dos Óscares © Getty Images

De Swinton a Longoria, de Sharon Stone a Sophia Loren, é longa a lista de celebridades que confiam no brilho das joias Damiani para, elas mesmas, brilharem ainda mais — seja numa qualquer passadeira vermelha, seja num evento menos formal. “O facto de sermos uma marca de família aproxima-nos destas pessoas, e temos com elas uma relação não só profissional, como também uma de amizade. Elas depositam confiança em nós, gostam do nosso trabalho e isto é mútuo”, revelou Giorgio Grassi Damiani, um dos três netos do fundador da empresa, quando nos sentámos com ele no exclusivo Club Alma, em Madrid, pela altura em que a Damiani começou a ser representada no mercado ibérico pela distribuidora de alta joalharia e relojoaria Diarsa.

Com frequência, a ligação da marca a alguns dos rostos mais célebres da indústria cinematográfica traduz-se, muitas vezes, em objetos de desejo visíveis e palpáveis: em 2010, Sophia Loren, epítome do glamour italiano, chegou mesmo a inspirar uma coleção de joias da Damiani, apropriadamente intitulada Sophia Loren Collection. Dez anos antes, Brad Pitt, com o intuito de celebrar o seu casamento com Jennifer Aniston, já havia desenhado para a Damiani a D. Side, uma coleção de anéis de noivado que, entretanto, se expandiu para braceletes, colares, brincos e botões de punho. “É uma linha muito bonita e os anéis da D. Side permanecem uma das peças Damiani mais populares em todo o mundo.”

Igualmente populares são as joias que compõem a Belle Époque, “um bom exemplo de uma coleção que é clássica e contemporânea” e que “representa bem” a estética da Damiani. “É também uma coleção divertida, cujas peças podem ser usadas diariamente — e isso é algo que queremos proporcionar.”

Eva Longoria em 2014 no Festival de Cannes © Getty Images
Eva Longoria em 2014 no Festival de Cannes© Getty Images

Forever & ever

Tanto a bracelete usada por Tilda Swinton naquela cerimónia dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas em fevereiro de 2008 como as peças que atualmente integram as coleções Sophia Loren, D.Side e Belle Époque, entre outras, incluem brilhantes diamantes. Nem é possível falar da Damiani sem referir esta pedra preciosa, uma vez que mais nenhuma outra empresa de joalharia conseguiu vencer tantos Diamond International Awards, os Óscares da joalharia mundial, como a Damiani: são 18, no total.

É Giorgio, vice presidente do grupo Damiani, juntamente com os dois irmãos, Silvia e Guido, e responsável pelo departamento de design, quem se encarrega de percorrer o mundo à procura das melhoras matérias-primas, sejam diamantes, esmeraldas, rubis ou safiras. O cuidado na seleção de cada pedra preciosa, da mais pequena à maior, reflete-se depois em joias clássicas e contemporâneas, produzidas à mão “tal como antigamente.” Joias que duram uma eternidade, aos olhos do empresário.

Sophia Loren em 2010 na Cerimónia dos Golden Globes © Getty Images
Sophia Loren em 2010 na Cerimónia dos Golden Globes © Getty Images

Para ele, e para toda a família Damiani, mais importante que criar uma joia com um design completamente inovador ou explorar novas utilidades e abordagens — “a ideia de, por exemplo, usar um brinco de uma nova forma” — é produzir uma peça que seja confortável, que seja um complemento para quem a usa. “O mais importante é que a mulher adore, de facto, usar a peça. Não por ser uma peça bela — é claro que o design importa —, mas por ser uma peça que ela sinta que faz parte dela. Porque queremos que a mulher use regularmente essa peça, e não simplesmente para uma ocasião especial. Queremos que a peça faça mesmo parte do dia a dia da mulher.”

Vogue Portugal By Vogue Portugal

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Berlim neste momento

24 Apr 2024

Guestlist   Coleções  

Shades of spring

24 Apr 2024

Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024