It girls virtuais
Artigo Anterior

Following Now: Kitty Spencer

Próximo Artigo

Following now: Bambi Northwood-Blyth

Pessoas 30. 5. 2018

It girls virtuais

by Rui Matos

 

Lil Miquela não é a única criação digital a tomar conta da indústria da Moda; há, pelo menos, mais dois nomes: Noonoouri e Shudu Gram nasceram através de programas computacionais que permitem a criação de modelos 3D. É caso para dizer que o futuro é mesmo agora.  

© Instagram

Vivemos cada vez mais numa era que é ditada pelo avanço tecnológico. Hoje em dia, quase tudo pode ser feito através de um dispositivo eletrónico, incluindo fazer as compras da semana ou pagar as contas que nos chegam através do correio, também ele eletrónico. As redes sociais não ficam atrás nesta tendência dos bits e bytes: o Instagram em novembro de 2017 contabilizou cerca de 800 milhões de utilizadores ativos, comprovando estamos cada vez mais online do que nunca. Partilham-se fotografias das viagens, dos almoços, das festas e dos looks que se usam diariamente (a famosa hashtag #OOTD, em 2017, contava com cerca de 122 813 426 publicações). 

Numa comunidade tão ativa como esta, é natural que comecem a surgir novos utilizadores. Entre eles estão influencers, modelos, celebridades, atrizes e, recentemente, criações digitais como Shudu Gram e Noonoouri. Em comparação com as miúdas reais que preenchem diariamente o feed, a única diferença é que estas novas it girls digitais são geradas através de programas de computadores. 

© Instagram.com/shudu.gram

“Uso um programa 3D. É como a fotografia virtual, assim que crio uma imagem posso posicioná-la da maneira que eu quero. Sou fotógrafo, isto é uma maneira de explorar a minha criatividade quando não estou a fotografar modelos reais.”, contou Cameron-James Wilson, o responsável pela criação de Shudu Gram, ao site da Haper’s Bazaar. 

Para publicar uma fotografia, o processo não é simples e pode chegar a demorar dias, mas o resulto tem-se demonstrado prazeiroso - ou estas novas it girls não estariam a ter o sucesso que têm. No radar da Vogue Portugal, Lil Miquela, Shudu Gram e Noonoouri já ganharam um lugar cativo. 

Noonoouri

Nasceu em fevereiro de 2018, é de nacionalidade alemã e a grande oportunidade desta modelo foi durante a apresentação da coleção Cruise de 2019 da francesa Dior quando fez um takeover do Instagram da marca. Na sua conta, publica fotografias com as últimas criações de nomes como Jacquemus, Versace ou Gucci. 

 

Uma publicação partilhada por noonoouri (@noonoouri) a  

Shudu Gram

Nasceu no final do mês de abril, em 2017, é de nacionalidade africana e é aclamada como a primeira supermodelo virtual. Ficou mundialmente conhecida quando uma fotografia de Gram foi publicada na conta oficial da Fenty Beauty, a marca de cosméticos de Rihanna.

 

Lil Miquela

Nasceu em abril de 2016, é de nacionalidade espanhola, brasileira e americana. Além de ser uma influencer a tempo inteiro, já se aventurou pela indústria da música e conta com, pelo menos, três singles lançados no Spotify. No Instagram, publica fotografias com amigos, veste criações de Céline e tem uma voz ativa em questões sociais, entre elas o feminismo e o movimento Black Lives Matter.

Artigos Relacionados

Tendências 27. 4. 2018

Regra dos três simples

Existe algo melhor do que um vestido versátil, perfeito para combinar com ténis ou sandálias, e transitar do dia para a noite? Suspeitamos que não.

Ler mais

Pessoas 18. 4. 2018

Ageless: estilo em qualquer idade

A Moda está a dar tempo de antena aqueles que têm a sabedoria de uma vida e um estilo irrepreensível. Há, inclusive, quem lhes chame a próxima geração da indústria.

Ler mais

Pessoas 16. 4. 2018

Uma criação digital

Miquela Sousa é uma das it girls do momento. Tem 19 anos, é natural do Brasil, mas está a viver em Los Angeles. E o que tem de peculiar @lilmiquela, como é conhecida no Instagram? É um avatar.

Ler mais

Pessoas 1. 4. 2018

Following Now: Phoebe Tonkin

De astro adolescente a miúda cool do Instagram, a atriz australiana é a it girl que vai querer seguir sem pensar duas vezes.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK