Artigo Anterior

Os conselhos das editoras de Beleza da Vogue para este outono

Próximo Artigo

Camisola salva-vidas

Palavra da Vogue 5. 11. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de novembro

by Margarida Xavier Marante

 

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de novembro?

Escorpião, o signo do mês de novembro © Ilustração de Nuno da Costa. No cabelo, gancho Syd Pin, criado pelo hairstylist Syd Hayes.

O céu do mês de novembro é iluminado pelo inigualável signo de Escorpião. Oh yes. Abram mentes e espírito, salpiquem o sal nos vários cantos da casa, coloquem os cristais e as ervinhas mágicas a apanhar ar… Preparem-se para receber a energia astral mais poderosa do zodíaco. E bem que precisamos dela.

Esta é a altura ideal para desmistificar ideias preconceituosas e meter um ponto final ao bullying astrológico que se faz há anos sobre Escorpião. Sol, Mercúrio e Marte vão preencher o mês de novembro com bênçãos “escorpiónicas” e deixar os bullies dos outros signos de boca calada. O poder de Escorpião é bom, poderoso, transformador e recomenda-se. Onde quer que ele toque, é para dizer “MUDASTI”.

Estão a ver aquela pessoa misteriosa, vestida de preto, que fica sozinha no canto da festa a beber o seu Dark Martini, estranhamente satisfeita no seu recanto? Bingo, essa pessoa-mistério é, seguramente, nativa de Escorpião. Poucos da festa vão saber socializar com ela, mas vamos admitir… é fascinante o seu mistério e, no fundo, todos queremos saber um pouco mais sobre Escorpião.

Se tivermos coragem suficiente, aproximamo-nos e oferecemos àquela pessoa intrigante o segundo Martini, em troca de umas dicas “Escorpião para Totós”. É temática suficiente para se subdividir em capítulos como “princípios básicos do sex appeal”, “como ser misterioso em cinco passos” e “magnetismo para iniciantes”. Só disciplinas fundamentais. Faremos o obséquio de distribuir as sebentas por toda a turma astral, colegas. Não têm de quê.

Mas enquanto o curso universitário não chega, aqui descrevemos como o ABC “escorpiónico” vai entrar na vida de cada signo, durante o mês de novembro. Enjoy your Martini!

Escorpião

A Professora pôs ordem na aula e durante o mês de novembro há ordem expressa para que todos os colegas deem prioridade aos nativos de Escorpião! Este é o mês em que os mais sacrificados se vingam e roubam os mimos todos.

Chega de restringir o uso de roupas negras. Sim, podem trazer botas metálicas. Sim, podem trazer à discussão os assuntos complicados que ninguém quer debater. Em novembro, o que Escorpião quer, Escorpião tem! (Também quem seria o inconsequente que lhe diria o contrário, não é verdade?!)

O que vos dão os astros para novembro? Acima de tudo, sentido de identidade. O Sol e Mercúrio alinhados na vossa casa 1 (do Eu) perguntam-vos isso mesmo: “Quem és tu?” E, inevitavelmente, a pergunta mais difícil: “Que raio de persona é essa que - não és tu - mas queres ser à força?” Escorpião aparece e diz “Miga, livra-te disso!”

É claro que, com Mercúrio retrógrado o mês inteiro, estas perguntas podem virar um disco riscado. E já toda a gente conhece as regras essenciais para sobreviver a Mercúrio retrógrado, certo? Não tomar decisões impulsivas sobre comunicações e tecnologias (eu deixaria a compra do telemóvel novo para dezembro...). Pensar antes de falar. Escrever com cautela. E claro... o alerta mundial da Astrologia: “Não-mande-mensagem-à/ao-sua/seu-ex.”

Passado este desafio, preparem-se: a partir do dia 20, Marte entra para vós, em regime de full-time exclusivo, e dar-vos-á mais força para alcançar os objetivos individuais. A energia pessoal também vai aumentar (pode ser que comece a fazer sentido aquele débito direto que assinou para a mensalidade do ginásio). Vão sentir-se mais energéticos, capazes de tudo. Tirem selfies no gym e mandem para nós verificarmos – mas só respondemos a emails depois de Mercúrio retrógrado, não levem a mal.

Sagitário

Para quem passa o ano a sorrir à vida, abanar a cabeça e soltar as ancas, com todo o salero que tem no corpo, não é de estranhar que os Sagitarianos franzam o sobrolho quando perceberem que o DJ trocou a batida de funaná pelo novo hit dos Godspell “à la scorpio”.

Vamos ser francos: Escorpião no meio da festa energética de Sagitário, é uma energia intensa e profunda, a.k.a. = um beat musical meio party killer. Escorpião, don’t kill their vibe, please! Vão querer zangar-se com o DJ da festa que trocou a música mexida pelo coro de igreja. Mas amigos, é a vida! O vosso salero e sangue na guelra vão ser abençoados pela energia astral de Escorpião na casa 12 (da espiritualidade). E um Sagitariano de verdade vê sempre as coisas pelo lado positivo!

A casa 12 é o nosso “sítio secreto”: o cantinho da mente em que mais ninguém chega (por vezes, nem mesmo nós próprios). Visitem-no em novembro, de corpo e alma, com pausas em silêncio, longe do mundo exterior. Reúnam as condições para ultrapassar a “floresta” e areias movediças, visitar o espaço mental ultrassecreto e permitir transformação espiritual. O DJ vai estranhar um pouco a vossa ausência na pista de dança durante novembro... Mas não enlouqueçam: em dezembro, está ganho!

Capricórnio

Aparentemente a vida corre normalmente. Trocámos oficialmente toda a roupa de verão e agora o que está exposto no armário são galochas, cachecóis e aqueles chapéus de inverno típicos que nunca-temos-a-certeza-que-nos-ficam-bem. Mas já no início da estação preferida dos Capricornianos... algo intenso começa a desenvolver-se nas vidas destes nativos, com os dois potentes Saturno e Plutão a juntar forças na casa 1.

Estes dois planetas não se medem aos palmos e, apesar de nem sequer serem visíveis a olho nu, acreditem... estes meninos não brincam. Saturno e Plutão ainda não deram as mãos nem trocaram os votos (só em janeiro) mas já andam a fazer olhinhos um ao outro (sem grande lamechice, ao estilo Capricorniano, claro). Eles vieram para transformar a vossa essência e fazer-vos o Level Up mais intenso do mundo.

A casa 1, forte casa do zodíaco, diz respeito ao ponto central das vossas vidas. Quando estiverem em casa a pensar, “Ok, mas em que é que isto vai fazer efeito, Vogue?”, olhem-se ao espelho. Vai ser na pessoa bonita à vossa frente.

Onde é que a energia de Escorpião de novembro mexe no meio disto? Ela assenta na casa 11 (dos grupos e das pessoas). Atenção aos gossips com os amigos. Vai na volta, podem revelar sem querer um deep secret do vosso best friend, e, depois do caldo entornado, ui. Redimir-se ao estilo Escorpião pode implicar que vos cobrem favores até ao réveillon de 2050! Só cá entre nós... preferimos resolver a zanga muito rápido: tatuamos no braço “PERDOA” e fica o assunto arrumado. Best friends forever!

Aquário

Aquarianos, para a minoria de vós que ainda tem um automóvel manual, sugerimos fortemente que ponham “uma mudança abaixo”. O mês de novembro traz-vos potência máxima e vai requerer muitos cavalos no vosso motor vivencial. Um conjunto de astros bem pomposo atinge as áreas da carreira e exposição para a comunidade: nas redes sociais, pelas bocas do mundo e pelos olhos das vizinhas.

Não sabemos o que vocês andarão a tramar e, confessamos, não metemos as mãos no fogo (a vossa imprevisibilidade não permite, lamento). Mas têm feito um percurso merecedor deste reconhecimento. Se a energia de Escorpião encaixar corretamente nos vossos eixos, a vossa carreira vai sentir power-power-power! Quem sabe uma promoção? Um aumento? Ao menos um almoço oferecido pelo chefe, vá! Os astros das vossas casas 9 e 10 precisam de qualquer coisinha.

É verdade que... (pausa para suspiro coletivo)... todos sabemos os problemas de Mercúrio retrógrado e eles vão existir no mês de novembro. A mente e as ideias um pouco viradas do avesso, as comunicações que não vão fluir... Para os aquarianos que pensam velozmente e comunicam muito fast-fast-fast (*pausa para novo suspiro*) esta retrogradação pode revelar-se um martírio. Mas Aquário é aberto à mudança e tem elasticidade mental que chegue para efetuar tantas piruetas de energia. Brinquem e utilizem esta bênção “escorpiónica” a vosso favor. Se o famoso “diabinho” do zodíaco transforma e cura onde pousa, não vemos por que não haveria de se encantar com Aquário.

Peixes  

Queridos nativos de Peixes, esperamos que estejam treinados na pesquisa de voos, escalas, intersecções de autocarros e estadias de hotel. O mês de novembro traz um apetite para... VIAGENS. Vai crescer nos nativos de Peixes uma vontade interior imensa para viajar. “Preciso de sair daqui um bocadinho!”: já disse isso umas quantas vezes, não já, Peixes?

Estamos em novembro, portanto já é altura aceitável (e mais que justificável!) para contar os feriados de 2020 e planear as próximas escapadelas. Até diríamos que pode ser já a partir de dia 20, quando o Grande planeta Marte entra com força na vossa casa 9 (abençoada casa 9), que vão concretizar e levar os planos de fuga a bom porto.

Até lá, reúna a sua equipa do costume ou o seu braço direito para o “até ao fim do mundo”. Seja em dupla, tripla, a solo, ou em modo equipa de futebol, o importante é que vá! Pode ser que consiga persuadi-los a ir na tal viagem que já tentaram combinar 45 vezes, em 17 grupos de WhatsApp e 10 eventos no Facebook. Não somos bruxos... só vos fazemos o favor de ler as estrelas. E pode ser que seja desta.

Terminando, não se esqueçam disto, pois quem vos avisa, vosso amigo é... olhos bem abertos para Mercúrio retrógrado. Comprem os voos com seguro. Guardem os bilhetes numa pasta digital, com cópia de segurança... E, com este mercúrio maroto... façam à moda antiga: tudo impresso em papel. Distribuído por todos os passageiros. Foi o nosso momento à “mãezinha” astral, viram?

Carneiro

Bem-vindos a novembro, nativos de Carneiro. Confesso que já estava com saudades de analisar as previsões do signo da energia e da força.

Arrisco-me a dizer que os nativos de Carneiro vão apreciar bastante a vibe astral deste mês. Primeiro, porque nada amedronta os Carneiros, muito menos esta “conversinha” sobre Escorpião. “Quantos são? Venham eles!”, dizem logo, com as mangas arregaçadas. E segundo, porque esta energia misteriosa é mais um desafio ao qual os nativos de Carneiro não resistem. A parte mais interessante no meio disto? O sex appeal e o erotismo que o signo de Escorpião emite lá de cima, mesmo em cheio para a vossa casa 8 (da sexualidade). Estão a ver onde queremos chegar, certo?

Já chegou o frio, com o clima a pedir o sobretudo e os botins de inverno. Mas arranjem um espacinho para a lingerie por baixo disso tudo – e lembrem-se que Escorpião não pede uma roupa interior qualquer. Aqui está uma bela pesquisa para vos ocupar o Pinterest o mês inteiro, não é? Tanto para a donzela que a vai vestir, como para o gentleman que a despir, novembro traz sensualidade a mil. Thank you, Astros! No final do mês, quando pensarem que o entusiasmo atenua, enganem-se. Marte junta-se à brincadeira em Escorpião e, quem sabe, pode encaminhar os nativos de Carneiros às sex shops. Porque não experimentar algo novo? Só não se confunda com os embrulhos para o Natal...

Touro

Taurinos, novembro encaixa-vos na perfeição! A chegada do chiquíssimo vinho francês Beaujolais, as castanhas quentes do São Martinho e o armário recheado de roupa da nova estação são a vossa cara.

Também adoram ver o armário completo com peças quentes e charmosas, certo? Obviamente, o nosso sentimento Vogue delira com este tema. Há cores de outono lindas que permanecem, ano após ano, nos sapatos das senhoras, nas gravatas dos homens e nos vestidos das crianças. Quase tão intemporais como Os Lusíadas. Nós somos especialmente fãs da resiliência dos marrons e dos castanhos (quão obrigatório é um sobretudo castanho? Muito. Muito obrigatório). São tendências mais antigas que os Descobrimentos... Mas enfim, retomando.

O ponto é que os nativos de Touro são assim firmes e resilientes como as cores de outono, percebem? Mas, neste ano peculiar de 2019, a conversa é ligeiramente diferente. Urano na casa 1 pede criatividade e mudança pessoal. Vá, coragem para cima desse bom-gosto natural e serão os fashionistas avant-garde que Camões tanto pedia! As energias de Escorpião atingem a casa 7 (dos relacionamentos). Com as mãos firmes, peguem nas rédeas da relação e trabalhem a flexibilidade. As tempestades emocionais mexem connosco e a recetividade à mudança é o segredo.

A solução de novembro? É aceitar e descomprimir. Já encomendaram o Beaujolais? Pode ajudar bastante.

Gémeos

Gémeos, estamos desejosos para saber as peripécias pelas quais passaram em outubro. Com o regente Mercúrio já em Escorpião desde o mês passado, considerem-se uns sortudos, com 30 dias de avanço em relação aos restantes signos para se adaptar à vibe Scorpio” do quotidiano. Se não treinaram... estão com sorte: vai haver nova oportunidade. Claro que novembro traz uma ironia acrescida. Mercúrio está em marcha-atrás. Oh yes, Gémeos. Alerta retrógrado.

Ideias como tomar vitaminas diárias, fazer check-up médicos, análises de sangue ou alterar a sua alimentação já vos passaram pela cabeça ultimamente? Pois bem, são temas que podem - e devem - aparecer em novembro, pois é a casa 6 (da saúde física) que está a ser ativada pela energia forte de Escorpião.

A vossa casa 7 (como não quer ficar atrás, a invejosa) está também muito interessante do ponto de vista astrológico. Com Júpiter (o Todo-Poderoso) e Vénus (a Deusa do amor) em Sagitário, os nativos de Gémeos podem vir a encontrar uma nova filosofia, matéria ou estudos que adorem. E até implicar o estrangeiro. Um mês de estágio num país longínquo? Um romance com alguém de outras origens? Um curso de mandarim? As alternativas são muitas para esta posição astral magnífica do casal sensação.

Caranguejo

Sweet leitores de Caranguejo... começamos com as boas ou más notícias?

Prevemos mais trabalho para o mês de novembro, com a presença de Júpiter a engrandecer a vossa casa 6 (das tarefas). Mas, ao mesmo tempo, vai haver pouca vontade para o fazer... Ups. Tudo obra da Deusa Vénus que se aninhou a Júpiter e, enquanto um diz “Bora!”, a outra suspira “Ambrósio... apetece-me algo!” Quando o volume de trabalho lhe bater à porta (ou ao email, ou à secretária, ou à máquina de lavar loiça) é possível que a sua Vénus não se sinta capaz de se levantar do sofá. E isso é compreensível – uma Deusa estafada é uma imagem impraticável, até para os deuses astrológicos. Estamos simpatizantes convosco nesta luta. Digam o que disserem: isto é um dilema real do quotidiano.

Com o iniciar deste doce inverno, declaramos oficialmente aberta a época dos chás, dos biscoitos e dos bolinhos quentes, que tanto imploram por um roupão e um (vá mais um... mais dois... mais três) episódio na Netflix. Sabemos como os nativos de Caranguejo ficam deliciados com programas acolhedores, acompanhados por praticamente todos os petiscos que saem do forno para aquecer a alma do estômago.

Mas as energias de Escorpião na casa 5 (do divertimento) vão precisar de ir espevitar. Coragem, Caranguejos, para alinhar num plano no exterior. Os cocktails vêm com gelo, na maioria das vezes, mas se pedirem algo quentinho, como um Irish Coffee, um cochonhaque ou um cacau canadiano... o estômago nem vai perceber que saíram de casa.

Leão

© Ilustração de Nuno da Costa.

Galera do bem, galera da festa, galera do Sol! #Oi #tudo #bem?

Se o signo de Leão é o dia, e Escorpião é a noite... imaginem os turnos extraordinários que os nativos de Leão vão fazer em novembro. Se lhe vão pagar horas extraordinárias pela duplicidade de emoções? Não, não vão. It is what it is, honey. Parece que o verão foi noutra vida e os 30 graus na rua uma utopia do passado. Suspiramos convosco. Em algumas manhãs, as janelas já estão embaciadas pelo frio e os nativos de Leão perguntam-se: “Ainda há razão para viver?” E olhem que a resposta é dúbia, darlings. Mas depois, com os cabelos por fora dos cachecóis e as botas por cima dos skinny jeans... Nossa! Afinal têm o dia feito e só precisaram de vocês mesmos.

Novembro chega com energia “escorpiónica” na vossa casa 4 (do lar), que pode trazer transformações, quiçá um pouco tensas. Para espairecer a cabeça, só com o calor e a boa disposição de uma grande festa! Ou viagem! Ou festa-em-viagem! Ou festa-em-viagem-a-meio-de-outra-festa? Como o filme A Ressaca? Seria ir longe demais, provavelmente. Os sisudos Saturno e Plutão na casa da saúde eram bem capazes de vos pregar uma constipação ou uma fratura exposta, para lhe limitar os abusos... E vocês não querem disso. Até porque gesso e skinny jeans não combinam, de todo.

Virgem

© Ilustração de Nuno da Costa. 

Queridos Virginianos, cabe-nos a honrosa tarefa de vos apresentar a conjetura astral para este belo mês de novembro. Elaborámos uma tabela Excel com os tópicos essenciais, ordenados alfabeticamente e por ordem decrescente de importância, como vocês adoram.

First things first? Mercúrio retrógrado afeta-vos em força. É o vosso regente, Senhor da comunicação, Lorde das artes mentais e Mestre na capacidade de governar o cérebro. #mercúrio #é #vida. Eis a dificuldade: os nativos de Virgem são um qb de control freak (calma... não se preocupe que isto não sai daqui) e o arranjo de astros que se organizou no céu tornou as relações pessoais num campo cheio de armadilhas.

Com Mercúrio retrógrado, a linguagem não flui tão bem. À mínima mensagem, os alhos podem virar bugalhos, os bugalhos orvalhos, e outros desastres por demais. Dicas para prevenir isto? Obrigada por perguntar. Temos várias: reler três a quatro vezes as mensagens antes de as enviar; colocar emojis no final das frases, para transmitir melhor o sentimento; e, por fim, não falar demais. Too many risks!

Por outro lado, espreitando a vossa casa 4 (da família) é de fazer inveja. Na base do signo de Sagitário, reinam Júpiter e Vénus que parecem trazer sorte e muito amor lá para casa.

Balança

© Ilustração de Nuno da Costa. Brincos Dior by John Galliano.

Balança... Darlings! Depois de um mês de outubro tão glamoroso como o que passou – se bem que não foi nada de novo para vocês – eis que chega novembro. Esta energia de Escorpião que entrou por novembro adentro é profunda, potente e sombria. Para os nativos de Balança, pode ser um pouco “desconfortável” (agradeçam-nos o eufemismo, somos atentos à vossa sensibilidade).

Mas o mestre intimidante atinge-vos na casa 2 (dos recursos). Quiçá, e com ajuda de Úrano na casa 8, este mês traz alterações interessantes a nível financeiro. Sim, leram bem. Escorpião vem a chamar a atenção para o vosso money, people. Muito foco e revisão às vossas contas bancárias. Quer seja porque está a pagar comissões indevidas, quer porque anda há tempos para abrir a conta poupança, quer porque está na hora de pagar por inteiro aquela dívida irritante ou cancelar de uma vez o cartão de crédito que, volta e meia, vai ao shopping sozinho. Escorpião traz a perspicácia e engenho para descobrir as alternativas que vos farão poupar mais e render onde ainda não tinham pensado.

Neste caso, o “assustador” Mercúrio retrógrado até pode funcionar a favor. Não é incrível? Vai atuar como uma espécie de cirurgião plástico que vem tirar as rugas às poupanças e pô-las 10 anos mais novas – vá, neste caso, 10 anos mais ricas. Boa sorte, Balanças! Do que render, depois dão-nos comissão, certo?

 

Margarida Xavier Marante tem 24 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.  

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 1. 10. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de outubro

Descubra o que lhe reserva o mês de outubro, com o horóscopo Vogue.

Ler mais

Palavra da Vogue 29. 8. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de setembro

Já sabe o que lhe reserva o mês de setembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 31. 7. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de agosto

Nesta nova rubrica do Vogue.pt, Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de agosto?

Ler mais

Tendências 28. 12. 2018

Escrito nas estrelas

As superstições são como aquele par de sapatos que andamos a namorar. Sabemos que não precisamos deles, e não conseguimos explicar, de forma lógica ou racional, o porquê de os querermos tanto. Mas o sentimento existe, e está em todo o lado – seja na Casa Branca, nos camarins de Hollywood, na indústria da Moda ou nas missões da NASA.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK