Artigo Anterior

Qual o melhor conselho de beleza de sempre? As editoras da Vogue respondem

Próximo Artigo

Olhar para o relógio

Palavra da Vogue 6. 12. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de dezembro

by Margarida Xavier Marante

 

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de dezembro?

Sagitário, o signo do mês de dezembro © Ilustração de Nuno da Costa. Écharpe Hemisphaerium Coeli Boreale em seda, Hermès by Loic Dubigeon.

Queridos nativos dos 12 incríveis signos do Zodíaco: queremos os ouvidos atentos, os olhos abertos e as pupilas dilatadas. Eis que chegou a época mais festiva do ano, a pedir árvores de natal, presépios da lareira e pedacinhos de papel para os sorteios do amigo secreto.

Que propostas os astros no céu nos oferecem para vivenciar esta época tão querida? Ora bem: o Sol vibra em Sagitário e com ele vem uma boa dose de Boa Vibe, que só alguém adormecido em coma profundo tem desculpa para não aproveitar.

O verão já lá vai, o choque invernoso assentou e a mentalidade do cobertor e do chá está oficialmente instalada. Para além das energias sagitarianas, também temos no céu uma forte potência do signo Capricórnio que, a seu comando, já tem uma autêntica equipa de futebol de astros a trabalhar para si: Saturno, Plutão, Júpiter e até Vénus lá passam.

Programa das festas?

- Gerir o mês de dezembro, com todos os jantares de Natal, as correrias para os presentes e os preparos para a passagem de ano.

- Manter a boa disposição.

- Escapar ao esgotamento nervoso.

Simples!

Preparados para fazer o scroll mais importante da vossa vida? Esperemos que sim. Boas leituras!

 

SAGITÁRIO

Sagitarianos: prestai atenção, porque sois vós os patrocinadores solares para todo o zodíaco no mês de Dezembro. O Sol reina em Sagitário. Ele traz lufada de ar fresco em termos de alegria, positivismo, coragem, determinação... e, sei lá, Ânimo! Um sagitariano precisa de sentimentos felizes, tal como a Carrie Brandshaw do Sexo e a Cidade precisa de comprar mais um par de sapatos Manolo Blahnik. Especialmente nos nossos tempos, caótico século XXI, tempo das ansiedades e das oportunidades que nos aparecem a 400km/hora no ecrã no telemóvel, não há nada tão relaxante como a Boa-Vibe e aquele “feeling positivo a pairar no ar…” que o Boss AC explica tão bem.

Ora: diremos sem papas nem língua… tell it like it is. Mesmo com o Sol em Sagitário (que traz aquele refresco de boa disposição) é importante notar que o vosso regente Júpiter vagueia atualmente pelo signo de Capricórnio. Ai ai. Que signo difícil para o Júpiter. É o mais desconfortável, frio e sisudo, coitadinho…

Posto isto: como é que vão estar as energias para a época natalícia? Será caso para cancelar o peru? Ainda vão a tempo de instalar um alarme de incêndio? Precisam de um plano B para o Réveillon? Bem, precisarão seguramente de fazer listas To Do muito completas, para assegurar que conseguem gerir bem o tempo, o espaço e a respiração (sim, nunca desvalorizar a respiração…) para atender a tanta festa, jantares de grupos, visitas familiares, centros comerciais e, caramba, quase nos esquecíamos: enfrentar os preparativos culinários de dia 24.

Conclusão: vocês têm que ser o assessor de agenda (acabámos de inventar uma nova profissão, ou foi impressão minha?) para o vosso sorriso e coração. As energias dos astros que se avizinham vão pedir cada vez mais: Foco! Foco! Foco! Aproveitem os seres maravilhosos que são, da maneira mais eficaz e inteligente possível!

CAPRICÓRNIO

Belos nativos de Capricórnio: devagar-devagarinho, vocês têm escalado e subido bem na vida, pondo o resto dos hermanos do Zodíaco de boca aberta, embebecidos a olhar para vós. Eles gritam “Well done!” “Bless you!”, e os Capricornianos ficam sem jeito ao receber elogios.

Para a belíssima época de dezembro, temos boas energias de Sol em Sagitário para libertar os Capricornianos de algum stress acumulado. A energia de fogo na casa 12, vai vos fazer sentir mais bem-dispostos, com alegria e vontade de sorrir, sem razão aparente. Não fiquem constrangidos, Capricornianos… smile and wave. Júpiter, Saturno e Vénus, estão juntos neste signo a trazer força para as vossas concretizações pessoais.

O que propõem os astros para esta época festiva dos Capriconianos? Comprar os presentes de Natal com racionalidade. Vamos ser práticos, família. Não é possível oferecer um Rolls Royce aos 35 primos, só porque eles querem muito. Ser Capricorniano é também ter os pés bem assentes na terra e não se deixar levar por ilusões desnecessárias. Contamos convosco para assegurar o que realmente importa: uns bons petiscos, um bacalhau bem temperado, e saber de cor o tema de conversa preferido de todos os familiares à mesa.

AQUÁRIO

Para os futuristas do Zodíaco, a época das tradições pode ser, por si só, desafiante. Aquário quer dar os seus toques de perlimpimpim e de originalidade a tudo o que lhe parecer tradicional.  Talvez por isso os Aquarianos sejam muitas vezes o familiar mais “rebelde” sentado à mesa de Natal: com um novo penteado, um novo piercing ou um anúncio para fazer à família sobre a sua recente decisão de mudar de vida e partir rumo à Austrália.

Os astros no céu propõem a Aquário para esta época a concretização de ideias. Primeiro, com o Sol em Sagitário na casa 11, dos amigos. Nada é mais natural para Aquário do que estar rodeado de amigos. Segundo, um complô de astros que se instalou em Capricórnio, na casa 12, vão vos remexer na forma de viver. Todos sabemos como o Natal e a Passagem de Ano são épocas que nos fazem repensar, prometer corrigir uns defeitos e melhorar outras qualidades. “Vou perder 2 quilos!” “Vou começar um diário” “Vou ser mais simpático/a”!

As fortes energias de Capricórnio que já se sentem (e SPOILER ALERT: vão continuar) podem ajudar bastante nestas pequenas tarefas que por vezes parecem as maiores conquistas do século.

PEIXES

Queridos nativos Peixes, chegámos ao mês do amor, das famílias reunidas, dos jantares de amigos e da permissão mensal para todo o tipo de lamechices. Este é o mês em que as expressões “Gosto de ti”, “Pensei em ti”, “Fiz isto para ti” são hinos que encantam os nativos de Peixes.

Sendo um signo de água, é claro que Peixes é ligado ao sentimento e à intenção por detrás de cada presente, mais do que propriamente ao material que está dentro da caixa. O Mundo Encantado dos Brinquedos pode perfeitamente ser substituído por biscoitos amadores feitos no forno com tanto carinho, um desenho de um dia bonito em que conheceu a cara metade, o cachecol de lã feito no workshop de Tricô, Ai… só suspiros ternurentos para Peixes.

O vosso regente Júpiter, na casa 11, é capaz de vos pedir algum rigor a gerir os amigos. Pronto… se calhar não conseguem fazer um cachecol de lã para todos os amigos… Não se atormentem, Peixes, paciência. Fiquem tranquilos com aquilo que realmente importa: que toda a gente depois do Natal possa levar as sobras do Bacalhau e um tupperware cheio da vossa amizade para casa.

Já sabendo que têm um coração cheio de amor onde todos cabem lá dentro, aconchegados numa mantinha e tudo, prevemos que venha aí um Natal com uma dose extra de alegria Sagitariana e uma passagem de ano alegre e cheia de significado. Afinal de contas, é 2020, caramba!

CARNEIRO

Valentes nativos de Carneiro: prontos para mais um mês intenso? Claro que sim! Quem mais que vocês, campeões?

Dezembro implica uma gestão agitada de eventos, celebrações, festas e compras. Para isto, a adrenalina de Carneiro vem mesmo a calhar. Aliás, se pensarmos bem… o próprio Pai Natal é nativo de Carneiro, seguramente. Quem mais conseguiria dirigir uma empresa de 50 duendes a trabalhar horas extraordinárias e distribuir os presentes pelas chaminés de Norte a Sul do planeta numa velocidade suficiente para deixar as crianças a perguntar apenas “Já está? Ele já aqui passou?

Ora bem: mas tudo certo. Afinal, ainda há vida para além do bacalhau. Júpiter e Saturno, em Capricórnio, trazem melhorias na vida profissional, desde que Carneiro faça o seu trabalhinho de casa: a seu tempo, aprender a ser prudente e cauteloso.

As energias de Sol em Sagitário pedem coragem para enfrentar os almoços e jantares típicos desta altura em que a calma, respiração controlada e a contagem vagarosa até dez é, tantas vezes, precisa. Principalmente para os nativos de Carneiro, não é verdade? Com o coração na boca, eles costumam dizer tudo “à maluca”, e podem ser aquela faísca perigosa em plena ceia de Natal… E, ao mesmo tempo, tornar tudo mais divertido. Ai Carneiro… sempre a viver a vida no limite.

TOURO

Taurinos! Os grandes responsáveis por fazer das Festas de dezembro um lugar quentinho e acolhedor. São os melhores fazedores das bolachas quentinhas a sair do forno e do capuchino com espuma… Um Touro em dezembro é uma dádiva ao mundo.

Para este mês, terão energias capricornianas na vossa casa 9, das filosofias, pelo que poderão sentir um “despertar” no que toca às vossas ideias. O mês da magia, dos desejos, dos sonhos, e das tantas tarefas por cumprir: vai ser um mês que mexe convosco.

Se sentirem pouco à vontade para embalar neste espírito das festas, eis o nosso conselho: música. Coloquem música contagiante de natal (daquela embaraçosa que nem queremos que os vizinhos ouçam) e vão ver que as canções natalícias têm o mesmo efeito em nós que uma caixa cheia de chocolates. Sabemos que já comemos muitos e até já estamos enjoados, mas – sabe-se lá porquê – damos por nós a picar mais um bom-bom, só para enjoar mais um bocadinho.

Vivenciar dezembro de uma maneira feliz pode tornar estes tempos de festa inesquecíveis. O truque é rir, rir e rir muito. Acreditando que tudo está certo porque a vida é boa! Aqui está uma belíssima proposta dos astros para os Taurinos este mês.

GÉMEOS

O mês de dezembro traz a aceleração que os geminianos até apreciam. Muita coisa a acontecer, pessoas para coordenar, árvores por decorar… Enfim, um mês em cheio.

No meio deste forrobodó todo que nos mantém distraídos e com a mente ocupada, os astros nos próximos tempos vão “apertar” um “bocadinho” connosco. Não é caso para sustos… mas haverão perguntas que vão soar em eco, que merecem que ponhamos a Netflix em pausa e lhes prestemos atenção. “O que queremos para a vida?”, “Em que é que temos sido indisciplinados?”, “Que parte de mim ainda é imatura?”. Estes serão os ecos capricornianos a pairar no ar.

Felizmente, os Gémeos têm estaleca para todos os ecos do mundo combinados. Neste mês, provavelmente divididos entre os 15 jantares de natal de amigos, trocas de presentes no trabalho e distribuição das tarefas culinárias pela família, os nativos de Gémeos estão a fazer contas à vida ou, mais propriamente, aos dois bracinhos arregaçados que têm para dar conta do recado.

Com este belíssimo Sol em Sagitário, é notório que grande parte da ajuda virá dos parceiros. Seus sortudos! Para as 12 badaladas de dia 31, assegurem-se que têm as 12 passas para responder às perguntinhas do eco e pedir uma entrada bem festiva em 2020, à estilo geminiano. De resto… é dançar a balada da vida um passito de cada vez. 

CARANGUEJO

 

Darlings: bem-vindos. Falar de dezembro e das Boas Festas não faria sentido sem vocês. Os nativos de Caranguejo gostam do Natal, adoram a Passagem de Ano e fazem questão de viver as datas importantes junto daqueles que são mais próximos.

Cozinhando os típicos doces natalícios ou comprando o álcool obrigatório para acompanhar as doze badalas, Caranguejo traz aconchego para todos os que o acompanham e têm a sorte de o ter por perto.

As energias de Sol em Sagitário oferecem boost de energia para lidar com as rotinas invernosas, trazendo ainda boa-vibe no local de trabalho (para quando voltar no dia 26, aquele dia tão difícil!). Generoso este Sol, não acham?

Quanto às energias de Capricórnio opostas a Caranguejo, ui…. Por onde começamos? Temos um complô de astros (Mercúrio, Vénus, Júpiter, Saturno e Plutão… uma autêntica equipa de futebol!) a trazer aos nativos de Caranguejo força para amadurecer, com mais responsabilidade, sentido de ética e sacrifício. Isto é forte. Sugerimos, aliás, a criação de reuniões semanais para “Caranguejos-Anónimos a ter insights de crescimento”. Com isto tudo, é a altura ideal para trazerem a businesswoman/man que têm dentro de vós, cá pra fora.

Se trocarem a camisola do Pai Natal pelo fato executivo, a família vai provavelmente estranhar… mas, no fim, acabam por vos apertar as bochechas de qualquer forma. Enfim, ao menos, este ano, estarão mais estilosos que nunca. 

LEÃO

Nativos de Leão! Gatinhos do zodíaco! Misses e Misters do Universo astral!

O Sol em Sagitário significa mais fogo na vida destes nativos. Isto é: mais festa, alegria, força, prazer e felicidade. Que grande chatice, não vos parece?

Leão e Sagitário são alinhados por trígono, numa relação fluída entre os dois arquétipos. Especialmente por estar aplicada na casa 5, é um mês propício à criatividade, aos filhos e às crianças em geral. Não sabemos que surpresas têm andado a magicar para a época natalícia deste mês: mas se for pensada nesta linha, tem tudo para dar certo. (Não nos digam que  se vão vestir de Pai Natal este ano? Isso seria brilhante.).

As festividades de dezembro não têm como correr mal. Afinal de contas, Leão é o signo da generosidade e faz questão de fazer de sua festa, a Rainha de todas as festas. Um Natal com prendas no sapatinho e um Réveillon com música e dança à mistura. É assim que um nativo de Leão merece entrar em 2020.

Se bem que, tudo na vida é equilíbrio, certo? E isto não podia ser tudo-tudo bom, ou não seria verdade. Existem fortes energias de Capricórnio a pedir mais trabalhinho (autch!), alguma disciplina (autch!) e compromisso para os próximos tempos (credo! Isso tudo?). Alinhar estes dois polos da vida, entre a brincadeira e o business, exige jogo de cintura, nativos. Mas o truque do jogo é: quanto mais nos esforçamos, mais brilhamos. Challenge accepted? 

VIRGEM

Sweet Virgos, we’ve missed you!

Prevemos que, por esta altura, os nativos de Virgem já tenham praticamente todos os jantares de grupo marcados, as dinâmicas do Natal antecipadas, os amigos secretos distribuídos e as tarefas nervosamente previstas. Tudo numa impecável gestão virginiana para enfrentar o exigente mês de dezembro.

Os astros trazem, nas próximas semanas, energias para Virgem, umas mais, outras menos compatíveis, mas todas a propor inovação na forma de estar.

Por um lado, as fortes energias de Capricórnio em trígono com a essência virginiana dizem “upa upa” na casa da criatividade e da diversão. Apesar deste signo se divertir em modo capricorniano – isto é, sem nunca perder a compostura – a passagem de Júpiter e Vénus oferecem uma alegria e festa que não são comuns e é de aproveitar. Será que foi preciso chegarmos ao Natal para os virginianos descontraírem um bocadinho?

Por outro lado, as energias de Sagitário, este mês a fazer quadratura, impelem os Virginianos a arriscar mais um pouco e, porventura, a aventurarem-se em alguma viagem. Nem tudo tem que ser à base de um ano de licença sem vencimento para dar uma volta ao mundo. Por vezes, uns dias em Paris, um fim de semana em Budapeste ou até um Réveillon no Alentejo. Tudo são saídas da zona de conforto que nos despertam a alma e fazem rir.

Não se esqueçam: quando não se arrisca nada, arrisca-se tudo. 

BALANÇA

Dá para acreditar que o ano passou tão rápido?

Chegar ao fim de uma década é um grande marco e os nativos de Balança, conscientes disto, ficarão um tanto-ou-quanto nostálgicos – apesar dos esforços (em vão) que fazem para o disfarçar.

As energias de Sagitário trazem uma alegria aplicada à casa 3, à forma de pensar e de comunicar com os outros, pelo que poderá sentir uma dose de boa disposição acrescida, com este fogo sagitariano a ajudar os dias. Afinal de contas, Balança está no top 3 dos signos mais simpáticos do zodíaco e claro, a época das Boas Festas e da troca de presentes e abraços é algo que encaixa perfeitamente em Balança.

Os nativos de balança são aquelas pessoas que, estrategicamente colocadas na mesa da ceia de Natal, bem intercalados com os demais, garantem que ninguém é deixado de parte. Ótimos jogadores no “telefone estragado”, vão passar as novidades pela mesa toda e cantar as músicas de natal bem alto até os primos lhes olharem de lado. São eles os animadores do grupo e os mestres na arte de subir o astral.

As energias dos astros aplicados em Capricórnio, um pouco desafiantes para Balança, vão pedir que este natal fique mais autónomo e confiante, sem depender ou ficar à espera dos outros para seguir com os seus planos. Concretizem os vossos objetivos, mesmo que a tia de Trás-os-Montes desaprove.

Por exemplo: quer cozinhar aquele arroz-doce pela primeira vez e ninguém o ajuda? Balança, who cares. Ligue o YouTube e veja as receitas online. Esse arroz-doce merece nascer e dezembro precisa da vossa iniciativa. Mãos à obra!

Escorpião

Continuam fortes, como sempre. Com o regente Marte em escorpião e Plutão em Capricórnio, como não!

Para esta época natalícia, esperamos que tenham enchido o peito de ar e se considerem prontos para trazer a vossa melhor persona cá para fora. É tempo do GET READY para o reunir da família inteira, dos sentimentos, dos egos, das memórias e das emoções.

Sem nunca esquecer o panorama ideal para esta batalha sentimental: o vislumbrar da sala-de-estar que foi vítima de uma exploração decorativa de tons de encarnado, verde, e dourado que atacou as almofadas dos sofás, as lareiras, as mantas, as velas e os pijamas. Um estranho fenómeno da natureza. E nem os daltónicos ficam indiferentes. Os nativos de Escorpião fingem ao início não aderir a tanta festividade, mas, lá no fundo, adoram isto e são os primeiros a vestir o barrete do Pai Natal.

As energias de Sagitário e de capricórnio estão em boa posição para vocês, a dar muito ênfase no primeiro quadrante: vocês próprios. Já se apercebeu que você é incrível, não já?

Para melhorar, só falta ser um pouco mais eficiente e determinado. Para isso, inspire-se no ano 2019. Ele está a terminar e, tal como ele, devemos terminar com tudo o que não é benéfico na vida. Se fossem o vosso próprio influencer de limpeza pessoal, o que diriam?

Keep going strong, Escorpião!

 

Margarida Xavier Marante tem 25 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.  

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK