Artigo Anterior

O melhor do pequeno ecrã no feminino

Agenda 14. 3. 2019

Tudo o que precisa de saber sobre a última temporada de Game of Thrones

by Mónica Bozinoski

 

A um mês da estreia televisiva mais aguardada do ano, reunimos tudo o que precisa de saber sobre a oitava e última temporada de Game of Thrones.

©HBO

Foi há oito anos que ouvimos, pela primeira vez, que o inverno estava a chegar. Nunca fizemos grande caso dele, e transformamos a mítica frase num meme, numa referência da cultura pop, numa expressão atirada ao ar sempre que fazia sentido. Mas agora, a um mês da última temporada de Game of Thrones se estrear, olhamos para ela de uma forma diferente. Isto porque, agora, o inverno está mesmo a chegar. 

Para antecipar o capítulo final de uma das séries mais emblemáticas dos últimos anos, a Vogue reuniu tudo o que precisa de saber sobre a oitava temporada de GoT

O trailer


Quantas cenas cabem em dois minutos? Segundo o primeiro trailer oficial da oitava e última temporada de Game of Thrones, muitas. Começamos com o rosto de Arya, e com a voz da personagem a narrar: "Eu conheço a morte. Ela tem vários rostos. Mal posso esperar para ver este." Intrigante? Não seria para menos - mas o mais lógico é assumir que Arya se refere ao infame Night King. Afinal de contas, a batalha entre o exército dos mortos e o exército dos vivos - que promete juntar uma série de personagens, pela primeira vez, na mesma cena - é uma das mais aguardadas da narrativa final de GoT. Para além das caras do costume, e de um clima de tensão que já se fazia antecipar, o trailer confirma que Beric e Tormund estão vivos, para felicidade de todos os fãs que temeram pela vida dos dois quando a Muralha caiu no final da sétima temporada da série. 

Os episódios

Ao contrário daquilo que aconteceu nas últimas temporadas da série, o oitavo e útlimo capítulo de Game of Thrones vai ter apenas seis episódios. A notícia, que foi confirmada pelos produtores David Benioff e D.B. Weiss numa entrevista à Variety, não foi recebida com entusiasmo pelos fãs - afinal de contas, muitos deles consideram que os sete episódios da sétima temporada (menos três que as anteriores) resultaram numa narrativa demasiado apressada e abrupta. 

Apesar do corte no número de episódios, o tempo de duração dos mesmos não vai diminuir. Segundo uma notícia publicada pela Vanity Fair em 2017, a designer de som Paula Fairfield apontou para a possibilidade de cada episódio da nova temporada ter 80 minutos ou mais. Numa entrevista à Variety, Richard Plepler, presidente da HBO, confirmou que já tinha visto as primeiras versões dos episódios da oitava temporada, e que os mesmos pareciam uma longa-metragem.

"É um espectáculo. Eles fizeram seis filmes distintos. A minha reação ao ver os episódios foi 'estou a ver um filme'", contou o presidente da HBO à Variety. "Os produtores sabiam que as expectativas estavam altas, e conseguiram excedê-las. Já vi os episódios duas vezes sem efeitos especiais, e fiquei em êxtase." Apesar do entusiasmo de Plepler em relação aos episódios, a HBO ainda não confirmou a duração dos mesmos - mas o presidente do canal televisivo fez questão de preparar os espectadores para "uma narrativa extraordinária e uma produção verdadeiramente mágica". 

A história 

A sétima temporada de GoT - em particular o último episódio - deixou uma série de questões no ar. Será que Jon Snow vai descobrir a verdade sobre as suas origens - e aquele pequeno pormenor sobre a sua relação familiar com Daenerys Targaryen? Será que Cersei Lannister está mesmo grávida? Será que Tyrion Lannister vai mesmo brincar às influências de poder com Daenerys e Jon? Será que Arya Stark vai conseguir completar a lista? Nós sabemos. Estamos a fazer as perguntas difíceis - por isso vamos acabar com as interrogações e passar aos factos. 

"É sobre todas estas personagens diferentes que se juntam para enfrentar um enimigo comum, ao mesmo tempo que lidam com o seu próprio passado e definem a pessoa que querem ser quando estiverem frente a frente com a morte", disse o Bryan Cogman, co-produtor executivo, sobre a temporada final de Games of Thrones numa entrevista ao Entertainment Weekly. "É uma temporada incrivelmente emotiva, assombrosa e agridoce, e acho que faz justiça aquilo que o George [R. R. Martin] se comprometeu a fazer - que é virar este tipo de história ao contrário." 

Apesar do plot estar fechado a sete chaves, sabemos que o primeiro episódio vai acompanhar a chegada de Daenerys Targaryen a Winterfell, onde a Mother of Dragons vai conhecer Sansa Stark pela primeira vez. Para além disso, segundo noticia a Time, a grande batalha desta temporada promete ser a mais épica de sempre. "Aquilo que pedimos à equipa de produção é algo que nunca foi feito no pequeno ou no grande ecrã", disse Bryan Cogman sobre a Batalha de Winterfell. "O confronto final entre o exército dos mortos e o exército dos vivos é completamente inédito e implacável, e uma mistura de géneros dentro da própria batalha." E porque tudo pode acontecer em Game of Thrones, rumor has it que esta batalha pode vir a ocupar um episódio inteiro. 

A data de estreia

Depois de alguns meses de antecipação, a HBO confirmou que a oitava e última temporada de Game of Thrones chega ao pequeno ecrã no dia 14 de abril, e termina a 19 de maio. 

Onde ver a última temporada

No serviço de streaming da HBO Portugal (onde pode também rever as temporadas anteriores da série) ou no canal televisivo Syfy

Artigos Relacionados

Agenda 2. 1. 2019

O que esperar de 2019

Com o ano de 2018 oficialmente encerrado, deixamos as recordações em stand-by para perceber o que vai acontecer no panorama cultural e social em 2019.

Ler mais

Tendências 23. 10. 2018

Belle du jour: Emilia Clarke

Das costas geladas de Westeroes para uma trattoria em Roma, cenário da sua campanha para o perfume The Only One de Dolce & Gabbana, a atriz Emilia Clarke está familiarizada com uma rotina de beleza em constante mudança.

Ler mais

Palavra da Vogue 29. 8. 2017

O inverno chegou

Venham dias de chuva, venham noites de frio, venham fins de tarde de vento.

Ler mais

Curiosidades 22. 8. 2017

As 20 citações mais poderosas das mulheres de Guerra dos Tronos

Por cada atrocidade à emancipação feminina, a série da HBO dá-nos uma mão cheia de momentos memoráveis protagonizados por Mulheres.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK