Artigo Anterior

Richie Girl

Próximo Artigo

Dossier de estilo: Florence Welch

Pessoas 27. 8. 2018

Ford, Tom Ford: o rei da red carpet

by Rui Matos

 

O designer norte-americano é sinónimo de provocação e glamour, os dois vocábulos que fizeram de Ford uma das principais escolhas na hora de pisar uma passadeira vermelha.

© Getty Images

Revitalizar a italiana Gucci é um dos marcos incontornáveis na carreira do criador, que entrou na sede da etiqueta no ano de 1990 para assumir o cargo de Diretor de design. Quatro anos depois, foi anunciado como Diretor Criativo e, a partir de 1994, revolucionou por completo a imagem e a mensagem de uma marca que estava a poucos passos da bancarrota. 

A abordagem hiper-sensual, luxuosa e arrojada, que transportou para decotes vertiginosos, blusas brilhantes, vestidos e tailleurs, deu força e alento às mulheres, numa era dominada pelo sexo oposto. Ford construiu um pequeno império que não passou despercebido a ninguém. Esteve 10 anos à frente da Gucci e quando, em 2004, decidiu renunciar ao cargo, o valor da Gucci subiu exponencialmente e atingiu os 10 mil milhões de dólares. 

O ano 2000 revelou-se determinante. Foi nomeado Diretor Criativo e de Comunicação da francesa Yves Saint Laurent, que à época fazia parte do Grupo Gucci, e deu uma nova roupagem à Maison. A título de exemplo, a publicidade ao perfume Opium é um dos casos mais polémicos e mediáticos. Segundo o Adverstising Standards Authority, este é o anúncio que mais queixas recebeu. 

Opium, Steven Meisel para Yves Saint Laurent

Parar durante dois anos foi tempo suficiente para Tom perceber que era a indústria da Moda que o fazia feliz. Em 2006, voltou com ainda mais garra e apresentou a primeira coleção da marca homónima, direcionada para o publico masculino, o que levou a que muitas das suas amigas lhe pedissem para ajustar as peças às suas silhuetas femininas. Desde que, no ano de 2010, apresentou a primeira linha feminina, o nome do designer é escolha recorrente nas red carpet. Ninguém lhe fica indiferente. 

De Michelle Obama a Beyoncé, passando por Amy Adams, Rihanna e Julianne Moore, reunimos 14 momentos de estilo com carimbo Tom Ford e protagonizados por alguns dos nomes mais sonantes da indústria. 

Artigos Relacionados

Curiosidades 9. 4. 2019

Timeline: Marc Jacobs

Uma perspectiva única e muito própria. É assim que melhor se pode caracterizar Marc Jacobs, o criador nova-iorquino que, nos últimos 30 anos, tem marcado e moldado a indústria da Moda, seja ela na América do norte ou no resto do mundo.

Ler mais

Eventos 21. 8. 2018

MTV Video Music Awards 2018

Nova Iorque acolheu mais uma edição dos VMA’s, o evento da MTV que celebra anualmente o melhor dos videoclipes musicais.

Ler mais

Entrevistas 5. 3. 2018

O street style em livro

Adam Katz Sinding é fotógrafo e autor do livro This is not a F*cking Street Style Book, um coffee table book que reune as melhores imagens do estilo de rua nos últimos anos captadas por Adam, um dos mais conhecidos e influentes fotógrafos de street style.

Ler mais

Coleções 9. 2. 2018

Tom Ford: outono/inverno 2018

As selvas mais exóticas inspiraram o criador norte-americano, que voltou aos anos 80 para apresentar a coleção da estação fria de 2018.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK