Richie Girl
Dossier de estilo: Michael Jackson
Pessoas 27. 8. 2018
O designer norte-americano é sinónimo de provocação e glamour, os dois vocábulos que fizeram de Ford uma das principais escolhas na hora de pisar uma passadeira vermelha.
© Getty Images
Revitalizar a italiana Gucci é um dos marcos incontornáveis na carreira do criador, que entrou na sede da etiqueta no ano de 1990 para assumir o cargo de Diretor de design. Quatro anos depois, foi anunciado como Diretor Criativo e, a partir de 1994, revolucionou por completo a imagem e a mensagem de uma marca que estava a poucos passos da bancarrota.
A abordagem hiper-sensual, luxuosa e arrojada, que transportou para decotes vertiginosos, blusas brilhantes, vestidos e tailleurs, deu força e alento às mulheres, numa era dominada pelo sexo oposto. Ford construiu um pequeno império que não passou despercebido a ninguém. Esteve 10 anos à frente da Gucci e quando, em 2004, decidiu renunciar ao cargo, o valor da Gucci subiu exponencialmente e atingiu os 10 mil milhões de dólares.
O ano 2000 revelou-se determinante. Foi nomeado Diretor Criativo e de Comunicação da francesa Yves Saint Laurent, que à época fazia parte do Grupo Gucci, e deu uma nova roupagem à Maison. A título de exemplo, a publicidade ao perfume Opium é um dos casos mais polémicos e mediáticos. Segundo o Adverstising Standards Authority, este é o anúncio que mais queixas recebeu.
Parar durante dois anos foi tempo suficiente para Tom perceber que era a indústria da Moda que o fazia feliz. Em 2006, voltou com ainda mais garra e apresentou a primeira coleção da marca homónima, direcionada para o publico masculino, o que levou a que muitas das suas amigas lhe pedissem para ajustar as peças às suas silhuetas femininas. Desde que, no ano de 2010, apresentou a primeira linha feminina, o nome do designer é escolha recorrente nas red carpet. Ninguém lhe fica indiferente.
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