Fogo de artifício

Jour Ne S18

28. 12. 2017

by Catarina Parkinson

 

No mundo da maquilhagem, o glitter é o rei e faz a festa sozinho. Já não espera pela ocasião certa para brilhar, marcando presença dia e noite. Contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este produto camaleão, que promete explosões que irão durar até à próxima estação. 

Não é só a pensar nas festas que irão preencher a sua agenda nos próximos meses que escrevemos sobre ele. De uma forma ou de outra, ele tem estado presente na sua vida, nem que seja só na época dos festivais ou em festas temáticas. E se, por acaso, nunca experimentou este nível de brilho, está na altura de se apresentar-se a um dos produtos mais divertidos e especiais da maquilhagem: o glitter. Não estamos a falar do iluminador que usa todos os dias ou da sombra com pigmentos prateados que aplica quando vai sair à noite. Começou como uma pequena bola de neve, com a tendência de contornar os traços do rosto, que implicava iluminar determinadas zonas da cara. Depois, os anos 80 fizeram um comeback e invadiram o nosso armário, dando um novo sentido à aplicação para telemóvel KiraKira+. A acrescentar a tudo isto, a obsessão (que nem toda a gente compreendeu, é certo) com unicórnios e sereias, que deu origem a várias coleções limitadas inspiradas nestas figuras míticas e que incluiam obrigatoriamente muito brilho. Era apenas uma questão de tempo até que o glitter se consagrasse campeão dos melhores looks de maquilhagem do momento.

Fendi S18

Texturas

Uma das principais razões por trás da popularidade do glitter é a sua variedade. O seu formato mais conhecido é o tradicional pó solto, mas existe também na versão sombra cremosa ou líquida, em gel, que pode aplicar-se em qualquer zona do corpo, ou até mesmo em spray, para aplicar no cabelo. Basicamente, qualquer que seja o seu plano para um look de maquilhagem, é possível realizá-lo com glitter. Existe ainda a grande vantagem de ser algo fácil de transformar, misturando com outros produtos básicos. Pode colocá-lo no seu spray ou óleo corporal preferido, misturar com vaselina para destacar zonas como a clavícula ou os ombros e até mesmo com gel ou laca para pentear o cabelo ou criar umas sobrancelhas brilhantes. Por existir em tantas texturas distintas, consegue níveis de impacto completamente diferentes de acordo com as combinações de produtos que escolha fazer.

Métodos de aplicação

É neste passo que o glitter pode perder algumas fãs. Não só se espalha facilmente por todos os lados, como se cola a qualquer zona e pode ser difícil de remover, mas, com as ferramentas certas, é fácil controlá-lo e fazer dele o que queremos. Os nossos dedos são uma das maneiras mais práticas de aplicá-lo, especialmente se for em áreas grandes, como o decote. Depois, há alturas (e zonas) em que o pincel é indispensável. Para uma aplicação precisa e compacta, com muita concentração de glitter, escolha um pincel achatado e de pelo sintético (que agarra melhor as partículas de glitter e de sombra). Para um efeito mais difuso, talvez mais subtil, experimente um pincel mais preenchido e afunilado. Se procura um efeito mais profissional ou elaborado, acessórios inesperados como a fita-cola podem fazer toda a diferença. Tipicamente usada para ajudar a fazer um esfumado marcado, a fita-cola serve exatamente para evitar que o glitter caia em zonas indesejadas, ajudando a demarcar a zona. Ou ainda para retirar o produto da pele, como se fosse um daqueles rolos que usamos para a roupa. A cola transparente, normalmente usada para as pestanas postiças, é o melhor segredo para aplicar determinado tipo de brilhantes de fantasia em 3D ou lantejoulas e cristais.

Áreas de aplicação

Literalmente onde quiser. Tal como o iluminador, o glitter vai destacar-se mais se o aplicar nas áreas mais salientes do rosto, como por exemplo, o osso das maçãs do rosto, em zonas estratégicas que funcionam como pontos de luz, como o centro da pálpebra, o canto do olho ou a linha de pestanas. Pode aplicar tom sobre tom nas unhas, escolhendo um verniz que já tenha purpurinas, ou brincar com diferentes tonalidades com um verniz top coat transparente com purpurinas de cor. Desde a purpurina prateada mais simples e básica aplicada diretamente na pele nua à sombra dourada impregnada de glitter da mesma cor com minicristais vermelhos aplicados por cima em fila, o fascínio pelo seu brilho é sempre hipnotizante. 

Fendi S18

 *Artigo originalmente publicado na edição de dezembro 2017 da Vogue Portugal.

Artigos Relacionados

Notícias 14. 12. 2017

MatteMoiselle, por Fenty Beauty

Rihanna tem acumulado cognomes: é o ícone de Moda, é a artista mais ouvida no Spotify e ainda guru da maquilhagem, isto tudo graças ao lançamento da sua marca de cosméticos.

Ler mais

Compras 30. 11. 2017

Xmas: viciadas em maquilhagem

A melhor seleção de maquilhagem que este Natal lhe pode trazer.

Ler mais

Guestlist 16. 11. 2017

#YSLbeautyclub: Are you ready to Party?

Paris, Londres, Hong Kong... Agora, é a vez de Lisboa receber a festa da YSL Beauty.

Ler mais

Notícias 14. 11. 2017

Já pode comprar maquilhagem enquanto ouve música no Spotify

Uma colaboração inovadora com a maquilhadora Pat McCrath e a cantora Maggie Lindermann.

Ler mais

Notícias 6. 11. 2017

Puma x M.A.C.: uma colaboração para colocar na wishlist

Mas terá que esperar até 2018 para conhecer o resultado desta nova parceria.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK