Artigo Anterior

Mercado P’LA ARTE está de volta a Marvila

Roteiro 31. 8. 2022

Festival de Cinema de Veneza 2022: as 5 estreias mais esperadas

by Mariana Silva

 

Entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, a rentrée cinematográfica vai acontecer em território italiano. 

Don't Worry Darling (2022)

O Festival de Cinema de Veneza é conhecido por premiar os melhores filmes internacionais de novos criadores e realizadores estabelecidos. Este ano, há uma seleção cinematográfica que poderá levar estrelas como Harry Styles, Timothée Chalamet, Florence Pugh e Ana de Armas à passadeira vermelha. Apresentamos os cinco lançamentos que devem ser mantidos debaixo de olho.

Bones and All

Depois de ter conquistado o festival, em 2021, graças à sua participação em Dune, Timothée Chalamet regressará à passadeira vermelha da Bienal de Veneza para a estreia de Bones and All. O filme de Luca Guadagnino - realizador de Call Me By Your Name (2017) - é uma história de terror romântico que aborda temáticas como canibalismo, amor e ostracização, segundo a lente de Maren, uma jovem marginalizada, interpretada por Taylor Russell. No Festival de Cinema, Bones and All estreará dia 2 de setembro. 

Don’t Worry Darling

Talvez um do filmes mais falados do ano, Don’t Worry Darling, realizado por Olivia Wilde, estreará no dia 5 de setembro na Bienal de Veneza. A tournée de lançamento da obra cinematográfica protagonizada por Harry Styles e Florence Pugh tem sido marcada por polémicas que questionam a presença dos dois atores no evento. Contudo, o drama psicológico promete compensar quaisquer obstáculos no caminho. Passado na década de 50, Don’t Worry Darling conta a história de um casal inserido numa comunidade utópica, onde homens e mulheres têm papéis muito diferentes.  

Blonde

Antes de chegar à plataforma de streaming no final de setembro, Blonde marcará presença nas salas de cinema do Festival de Veneza. A controversa biopic de Marilyn Monroe é protagonizada por Ana de Armas e realizada por Andrew Dominik, com base no livro de Joyce Carol Oates. Nas notas do diretor, Dominik escreveu: “É possível ver o mundo para lá dos traumas, dos medos e desejos? E se és um objeto de desejo, o mundo está ver-te a ti ou às suas necessidades projetadas?”

Bardo, Falsa Crónica de Unas Cuantas Verdades 

Um dos mais fortes candidatos ao Leão de Ouro, Bardo, Falsa Crónica de Unas Cuantas Verdades é um filme realizado por Alejandro G. Iñárritu, centrado na vida de um jornalista mexicano que regressa ao seu país de origem após ter recebido um prémio internacional pelo seu trabalho. É uma história de dúvidas existenciais e identitárias, de sucesso e de mortalidade. No elenco, contam-se os nomes de Daniel Giménez Cacho, Griselda Siciliani e Ximena Lamadrid. Bardo, Falsa Crónica de Unas Cuantas Verdades está marcado para estrear no primeiro dia de setembro. 

Bardo, Falsa Crónica de Unas Cuantas Verdades (2022)

White Noise

Realizado por Noah Baumbach, White Noise destaca-se pelo seu elenco de estrelas, entre as quais se encontra Adam Driver, Greta Gerwig e Jodie Turner-Smith. O filme norte-americano segue o percurso de uma família contemporânea à medida que esta lida com os problemas do dia a dia. É uma adaptação do livro homónimo assinado por Don DeLillo e publicado em 1985. White Noise tem data marcada para estrear no Festival de Cinema de Veneza hoje, dia 31 de agosto.

 

Artigos Relacionados

Roteiro 11. 8. 2022

Blonde: o que já se sabe da biopic de Marilyn Monroe

A loira mais icónica de Hollywood volta aos ecrãs, desta vez através da pele de Ana de Armas.

Ler mais

Roteiro 22. 7. 2022

Gosta de musicais? Estes sete irão fazê-la pensar duas vezes

Desde uma ópera de ficção científica com Paris Hilton a lutas musicais entre a Princesa Diana e Camilla, introduzimos os filmes e peças musicais mais bizarros.

Ler mais

Tendências 24. 6. 2022

Onde está o queer nos contos de fadas?

Entre comunidades ímpares de anões e bruxas que se transformam em dragões, o mundo dos contos de fadas rege-se pela representação do imaginário comum. Mas, mesmo neste mundo, sente-se a ausência estridente de personagens e narrativas LGBTQ+, ainda completamente inexistentes nestas fábulas fantásticas.

Ler mais

Entrevistas 17. 6. 2022

Há cultura portuguesa em Nova Iorque

Do outro lado do Atlântico, existe uma organização sem fins lucrativos criada para fazer a divulgação da cultura portuguesa em território estrangeiro. A Vogue Portugal esteve à conversa com a sua fundadora, Ana Ventura Miranda.

Ler mais

Curiosidades 3. 6. 2022

"Running Up That Hill": 10 curiosidades sobre o tema de Kate Bush

Se achava que esta Kate é uma parente afastada de George W., este artigo é para si.

Ler mais

Notícias 30. 5. 2022

Festival de Cannes 2022: os vencedores

Ruben Östlund levou para casa a sua segunda Palma d’Ouro, graças a Triangle of Sadness.

Ler mais