Artigo Anterior

Amazing Grace: filme-concerto de Aretha Franklin estreia-se em Portugal

Agenda 11. 9. 2019

Na Pele Dela: o projeto fotográfico que coloca homens em cenários tipicamente femininos

by Rui Matos

 

'Na Pele Dela' é um projeto fotográfico que reúne rostos masculinos a posarem em cenários tipicamente associados à mulher.

 

São 16 as figuras públicas que se despiram de preconceitos e se associaram a este projeto que pretende reverter os papéis. Em contextos ditos femininos, Albano Jerónimo (ator), Carlão (músico), Hélio Morais (dos Linda Martini), Julião Sarmento (artista plástico), Paulo Furtado (dos The Legendary Tigerman) e Tomás Wallenstein (dos Capitão Fausto) - seis dos nomes presentes nesta exposição - deixaram-se fotografar na pela de uma ela. 

Na Pele Dela, um projeto de Maria Lopes e Mário Cesar, surge num momento em que a problemática da igualdade de género tem adquirido uma relevância cada vez maior. “Acreditamos que não há comportamentos exclusivamente femininos e queremos desconstruir a dicotomia redutora e simplificada que continua a ser perpetuada na nossa sociedade em pleno século XXI. Na Pele Dela pretende ser uma ode à igualdade na individualidade," comentam os responsáveis pelo projeto num comunicado de imprensa. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Ele na pele dela. (@napeledela) a


Sobre a sua participação no projeto, Albano Jerónimo adianta que a sua inspiração foi a filha: “Tenho uma filha e lutarei sempre por um amanhã mais justo com direitos e liberdades comuns.” Já Hélio Morais defende que este é um contributo válido para mudar mentalidades: "
Quase todxs fomos educadxs de acordo com um guião com papéis muito bem definidos. Não será uma fotografia, por si só, a mudar uma mentalidade enraizada cultural e socialmente e que vem passando de geração em geração. Mas, quando nos deparamos com uma temática tão transversal e profunda como a igualdade de género, na verdade, tudo é um contributo válido para que as mentalidades possam mudar, seja uma fotografia, uma tertúlia, um debate na rádio, uma fanzine ou uma conversa de café.” 

O grande objetivo deste projeto passa por levar os espectadores a questionar as representações de género que têm sido estereotipadas ao longo da história. 

Na Pele Dela inaugura amanhã, dia 12 de setembro, no Todos Playground, Marvila, em Lisboa, e vai estar patente nos dias 13, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Artigos Relacionados

Connected 11. 9. 2019

Será o Instagram a nova biblioteca da Geração Z?

À medida que o Instagram muda a forma como lemos através de feeds literários curados e clubes literários de celebridades, a Vogue investiga a forma como o anti-herói digital revolucionou o futuro dos livros impressos.

Ler mais

Tendências 3. 9. 2019

Cinco regras para entrar no lifestyle do desperdício zero

Bea Johnson, da Zero Waste Home, acrescenta uma mnemónica fácil (os cinco Rs) para que comece a aplicar o zero waste sem dúvidas.

Ler mais

Tendências 19. 8. 2019

O bom gosto a viajar

“Viagem” é uma palavra mágica que desperta os melhores sonhos. Mas uma viagem com estilo é um sonho que os tempos se encarregam de mudar. Na época dos low cost, é possível ser tão chique como na era dos transatlânticos?

Ler mais

Agenda 19. 8. 2019

Amazing Grace: filme-concerto de Aretha Franklin estreia-se em Portugal

Gravado em 1972, numa igreja em Los Angeles, o arrepiante e eletrificante Amazing Grace de Aretha Franklin vai chegar às salas de cinema portuguesas a 12 de setembro, num filme-concerto daquele que é um dos maiores álbuns gospel de todos os tempos.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK