Lifestyle   Agenda  

Na Pele Dela: o projeto fotográfico que coloca homens em cenários tipicamente femininos

11 Sep 2019
By Rui Matos

Na Pele Dela é um projeto fotográfico que reúne rostos masculinos a posarem em cenários tipicamente associados à mulher.

'Na Pele Dela' é um projeto fotográfico que reúne rostos masculinos a posarem em cenários tipicamente associados à mulher.

São 16 as figuras públicas que se despiram de preconceitos e se associaram a este projeto que pretende reverter os papéis. Em contextos ditos femininos, Albano Jerónimo (ator), Carlão (músico), Hélio Morais (dos Linda Martini), Julião Sarmento (artista plástico), Paulo Furtado (dos The Legendary Tigerman) e Tomás Wallenstein (dos Capitão Fausto) - seis dos nomes presentes nesta exposição - deixaram-se fotografar na pela de uma ela. 

Na Pele Dela, um projeto de Maria Lopes e Mário Cesar, surge num momento em que a problemática da igualdade de género tem adquirido uma relevância cada vez maior. “Acreditamos que não há comportamentos exclusivamente femininos e queremos desconstruir a dicotomia redutora e simplificada que continua a ser perpetuada na nossa sociedade em pleno século XXI. Na Pele Dela pretende ser uma ode à igualdade na individualidade," comentam os responsáveis pelo projeto num comunicado de imprensa. 

Sobre a sua participação no projeto, Albano Jerónimo adianta que a sua inspiração foi a filha: “Tenho uma filha e lutarei sempre por um amanhã mais justo com direitos e liberdades comuns.” Já Hélio Morais defende que este é um contributo válido para mudar mentalidades: "Quase todxs fomos educadxs de acordo com um guião com papéis muito bem definidos. Não será uma fotografia, por si só, a mudar uma mentalidade enraizada cultural e socialmente e que vem passando de geração em geração. Mas, quando nos deparamos com uma temática tão transversal e profunda como a igualdade de género, na verdade, tudo é um contributo válido para que as mentalidades possam mudar, seja uma fotografia, uma tertúlia, um debate na rádio, uma fanzine ou uma conversa de café.” 

O grande objetivo deste projeto passa por levar os espectadores a questionar as representações de género que têm sido estereotipadas ao longo da história. 

Na Pele Dela inaugura amanhã, dia 12 de setembro, no Todos Playground, Marvila, em Lisboa, e vai estar patente nos dias 13, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Deep V

20 Jun 2024

Eventos   Atualidade  

Tudo o que precisa de saber sobre o Vogue World: Paris

20 Jun 2024

Moda   Entrevistas  

Moda, costume português | ARNDES

20 Jun 2024

Curiosidades  

Os 7 momentos mais emblemáticos de Jourdan Dunn ao longo da sua carreira na Moda

19 Jun 2024