Artigo Anterior

Será que precisamos mesmo de um frigorífico para a nossa skincare?

Próximo Artigo

#nailinspiration: spooky season

Tendências 4. 10. 2021

7 dicas dos profissionais para um cabelo saudável este outono

by Tish Weinstock

 

De máscaras hidratantes aos mais eficazes tratamentos capilares, siga estes passos para ter um cabelo saudável.

Negin Mirsalehi @ Instagram

Depois de um verão de sol, suor e mar (se de facto foi possível afastar-nos das nossas secretárias), podemos esperar que o cabelo esteja a precisar, desesperadamente, de cuidado. Mechas sem vida, pontas espigadas, couro cabeludo seco. E agora que o outono chegou esta é a deixa de entrada para quedas de temperatura e aquecimento central - dificilmente propício a um cabelo saudável. “Acho que há uma tendência para tomarmos mais consciência do estado e da saúde do cabelo”, diz o master colorista Josh Wood. “Depois de tanto tempo sem tratamentos de cor ou styling, as pessoas sentem o cabelo numa outra condição, então a consciência do dano é maior.”

Então, como podemos proteger o nosso cabelo nesta entrada no outono? Aqui, os profissionais manifestam-se.

Manter a hidratação 

“O aumento e queda das temperaturas podem rapidamente reduzir a hidratação, deixando o cabelo seco, frágil e sem vida”, diz Michael Lendon, diretor criativo da Aveda. Para remediar este problema, é importante integrar produtos hidratantes no regime de cuidados capilares e manter as lavagens com champô ao mínimo. É aqui que entram os amaciadores leave-in e os tratamentos nutritivos para deixar durante a noite. Por exemplo, o condicionador leave-in Nutriplenish da Aveda utiliza uma combinação de ingredientes à base de plantas que recuperam o cabelo durante até 72 horas. Ou então o condicionador de Óleo Manketti da Charlotte Mensah, que mistura vitaminas, óleos e nozes de manketti originadas naturalmente para oferecer hidratação sem pesar nos cabelos."

Uma dica top? John Paul Scott, do Salt Studio London, recomenda ter uma embalagem mini de condicionador na mala para aplicar ao longo do dia. Para máxima hidratação, também recomenda utilizar uma boa máscara durante a noite, como a máscara Invisible Oil da Bumble and Bumble ou a máscara Overnight Repair.

E, se quiser mesmo dar uma chance ao seu cabelo, evite químicos agressivos e produtos com silicone. Opte por séruns e óleos como o L’Huile de Leonor Greyl.

Invista numa boa escova.

Para além do cabelo ser completamente despojado de hidratação durante os meses secos de inverno, ventos fortes também o podem danificar. “Isto é especialmente verdade em cabelos Afro e encaracolados”, avisa Charlotte Mensah. “Quando exposto a vento forte, o cabelo fica mais facilmente preso e enleado. Quando o escovamos e retiramos os nós, o movimento que a escova faz de puxar pode causar ainda mais danos e quebras”. É por isto que investir numa boa escova é tão importante. Procure escovas maleáveis, para evitar que o cabelo fique preso. Não há como falhar com uma Tangle Teezer ou uma Denman.

Tenha cuidado extra com o cabelo danificado

No que diz respeito a mudar o look para uma nova estação, uma cor de cabelo nova faz sempre bem. Mas é importante ter em consideração as condições meteorológicas em constante mudança, por isso é que, no que toca à coloração, tratamentos de fortalecimento são o melhor remédio.

“Em setembro o cabelo pode parecer mais seco, diferente de uma desidratação normal”, diz Josh Wood. “Eu gosto sempre de usar produtos que fortalecem e hidratam na coloração. Sou adepto de tratar o cabelo no momento em que se muda a cor, de maneira a reduzir o risco de dano”.

Experimente o Colour Miracle Shot de Josh Dano, que se aplica no momento da coloração, ou o Olaplex No 3 a seguir.

Mantenha o couro cabeludo saudável

Da mesma forma que protegemos a pele de ameaças externas à medida que entramos no outono, é essencial proteger o couro cabeludo também. “À medida que o tempo fica mais frio, o couro cabeludo fica mais seco e o cabelo pode ficar quebradiço”, diz a cabeleireira Jen Atkin, que recomenda o Scrub de Corpo e de Cabelo da OUAI.

“Um couro cabeludo saudável é sinónimo de cabelo saudável”, concorda John Paul Scott. “Há muitos esfoliantes de couro cabeludo por aí, mas durante os meses mais frios é melhor procurar alternativas hidratantes.” O Scalp Detox da Bumble and Bumble usa ácido salicílico para esfoliar o couro cabeludo, enquanto a águia micelar remove o excesso de sebo e o panth enol mantém o cabelo hidratado.

Evite água quente

Embora o outono nos possa levar a tomar banhos quentes, lavar o cabelo com água quente pode ser fatal para a sua saúde. “Água quente pode danificar as cutículas e tornar o cabelo muito seco”, diz Masa Ohta, terapeuta principal na marca de cuidados capilares Leonor Greyl. “Em vez disso, proteja o cabelo lavando-o com água morna”.

Mantenha o uso de calor a um mínimo

"É muito importante investir numa rotina e em utensílios que preservem a saúde capilar”, diz Jen Atkin. Isto quer dizer que temos de reduzir o styling com calor e fazer escolhas mais inteligentes. Atkin recomenda a gama Intelligent Heat Control da Dyson, particularmente o secador Supersonic, o modelador Airwrap e a prancha Corrale. “Estes instrumentos vão ajudar a diminuir a exposição ao calor, reduzindo assim o dano”, diz. “A engenharia única garante que a temperatura pode ser ajustada ao seu tipo de cabelo e estilo desejado, mantendo a produção consistente de calor”.

Mantenha uma dieta equilibrada

No que toca a manter o cabelo saudável, é importante manter de dentro para fora, o que significa ter uma dieta equilibrada, investir em suplementos de boa qualidade e manter-se hidratada com bastante água.

Vitamina D é a chave. “Um dos maiores perigos que os meses de inverno apresentam para o cabelo é a produção insuficiente de Vitamina D e consequentemente o risco de ficar com o cabelo mais frágil e propenso a queda”, diz Kay Ali, nutricionista na Beauty Pie. “À medida que entramos nos meses de inverno, a nossa capacidade de produzir Vitamina D a partir da exposição solar fica comprometida. Vitamina D desempenha um papel a estimular novos folículos capilares, então quando os níveis estão baixos, o crescimento e o fortalecimento do cabelo fica afetado”. Peixes gordos, carne vermelha, gemas de ovo e alimentos fortificados são todos ricos em Vitamina D. Em alternativa, há muitos suplementos muito bons, como o Like Sun, da Beauty Pie.

O que também é importante são as gorduras boas (encontradas em peixe gordo, abacate, frutos secos e sementes). “Usamos essas gorduras para produzir e expelir óleos do couro cabeludo, que ajudam a lubrificar as raízes, ajudando a hidratar”, diz Ali. “Isto pode ajudar a ter cabelo mais saudável e brilhante, de dentro para fora”. Experimente o óleo de peixe BiOmega da Beauty Pie para obter os melhores resultados. 

 

Artigos Relacionados

Tendências 16. 9. 2021

Cabelo saudável: as dicas das celebridades

E quem as recomenda são as top que tanto admiramos.

Ler mais

Tendências 13. 9. 2021

Os melhores looks de Beleza do Festival de Cinema de Veneza de 2021

De Jennifer Lopez a Zendaya, estes são os melhores looks de cabelo e maquilhagem que desfilaram pela red carpet de Veneza.

Ler mais

Agenda 25. 8. 2021

Billie Eilish renasceu e está Happier Than Ever

A artista veio mostrar que já é crescida, e as novas músicas são a prova disso.

Ler mais

Tendências 3. 8. 2021

Está oficialmente declarado o regresso dos cabelos brancos

São as cinquenta sombras de cabelo cinzento, desde a passadeira vermelha de Cannes até ao ícone Sarah Jessica Parker.

Ler mais

Tendências 15. 6. 2021

13 hairstylists partilham com a Vogue as tendências para o verão de 2021

De bobs, franjas e mullets, a madeixas volumosas e tons cobre - os hairstylists favoritos da indústria da Beleza fazem as suas previsões.

Ler mais