Artigo Anterior

Child's Play: Crianças e Criatividade

Próximo Artigo

Os beijos mais icónicos do cinema

Curiosidades 6. 4. 2021

Dia da Terra 2021: tudo o que precisa de saber

by Emily Chan

 

Milhões de pessoas em todo o mundo, no mês de abril, assinalam o Dia da Terra como forma de mostrar apoio ao meio ambiente - neste artigo reunimos tudo o que precisa de saber.

Fotografia de Noémi Ottilia Szabo. Styling de Lyla Cheng. Vogue Portugal, setembro de 2019.

À medida que a crise climática se torna cada vez mais séria, o Dia da Terra todos os anos assume um significado extra. Criado em 1970 nos Estados Unidos, o evento anual reúne milhões de pessoas de todo o mundo em prol do meio ambiente, destacando ações urgentes que precisamos de pôr em prática para salvar o nosso planeta.

Os números mostram que as emissões globais de CO2 estão agora de volta aos níveis pré-pandémicos, apesar de toda a conversa sobre a “cura natural” quando os países em todo o mundo entraram em lockdown. Considerando que precisamos de cortar drasticamente as emissões em cerca de 45% até 2030 para manter o aquecimento global em 1,5 °C, a magnitude do desafio que enfrentamos é grande.

“Neste Dia da Terra, temos uma oportunidade importante de desafiar os nossos líderes a comprometerem-se com a ação climática a uma escala global”, disse Kathleen Rogers, presidente da EarthDay.org, à Vogue. “Estamos à beira de um precipício - se não agirmos agora para reduzir as emissões de carbono, não haverá caminho de volta.”

Quer garantir que faz a sua parte neste Dia da Terra? Aqui está tudo o que precisa de saber. 

Quando é o Dia da Terra?

Desde 1970 que o Dia da Terra é assinalado a 22 de abril. Este ano, os organizadores estão a convocar três dias de ação climática, de 20 a 22 de abril, mas esperam que se prolongue a semana toda - às vezes chama da de Semana da Terra - para que seja um momento em que as questões ambientais ocupem o centro das atenções.

Sobre o que é o Dia da Terra?

Marcado por milhões em todo o mundo, o Dia da Terra é um evento anual projetado para iluminar os graves problemas ambientais que enfrentamos, desde a crise climática até à poluição do ar e o desmatamento. Para o Dia da Terra de 2021, o presidente dos EUA, Joe Biden, convocou 40 líderes mundiais para participarem numa virtual summit nos dias 22 e 23 de abril para destacar a urgência de uma ação climática mais forte. O evento será transmitido ao vivo em livestream devido à pandemia. 

Quando foi o primeiro Dia da Terra?

O Dia da Terra foi fundado pelo senador e ambientalista Gaylord Nelson em 1970 para destacar a importância do ar e da água limpa, após um derrame de óleo em 1969 em Santa Bárbara, na Califórnia. O evento viu 20 milhões de pessoas nos EUA a sair para a rua - cerca de 10% da população do país à época.

O Dia da Terra tornou-se numa campanha internacional em 1990, quando ativistas ambientais pediram a um dos organizadores, Denis Hayes, para ajudar a criar outro evento para destacar os desafios ecológicos que o planeta enfrentava.

Alunos do Cerritos College colocam no ar um grande balão durante o evento que comemorou o primeiro Dia da Terra, 22 de abril de 1970. © Getty Images

Qual é o tema deste ano?

Apropriadamente, o tema deste ano é Restore Our Earth, que se foca não só na necessidade de reduzir o nosso impacto no planeta à medida que nos recuperamos dos efeitos da Covid-19, mas também como podemos desempenhar um papel na reparação dos danos que foram feitos. “Devemos olhar para os processos naturais, tecnologias verdes e pensamento inovador que podem ter um impacto duradouro e transformador para restaurar a nossa Terra”, diz Rogers.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por EARTHDAY.ORG ? (@earthdaynetwork)

Como é que posso participar?

Há milhares de eventos, tanto online quanto presenciais (dentro das restrições locais da Covid-19) - descubra o que está a acontecer perto de si através deste mapa. Os organizadores também produziram um kit de ferramentas útil para ajudá-lo a envolver-se, seja a educar o outro sobre os desafios que enfrentemos ou através de uma limpeza, considerando o aumento da poluição que vimos com máscaras descartáveis e luvas durante a pandemia. 

Pode também sintonizar o Earth Day Live 2021, um evento transmitido ao vivo que incluirá workshops, painéis de discussão e uma série de participações especiais (o evento do ano passado contou com Jane Fonda e Joaquin Phoenix).

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 22. 4. 2021

Não há um planeta B

É hora de proteger a Terra. Não há planeta B. Vamos enterrar os erros e plantar a esperança.

Ler mais

Tendências 24. 3. 2021

O problema das embalagens na Beleza

Na era do desperdício zero, todas as marcas podem e devem reformular-se, reposicionar-se e reinventar-se.

Ler mais

Tendências 29. 1. 2021

Como construir um armário cápsula em segunda mão

Comprar em segunda mão pode ser uma ótima maneira de construir um armário cápsula sustentável. A chave é ser altamente seletivo, por isso reunimos algumas dicas para a ajudar a encontrar as peças perfeitas: versáteis, clássicas q.b. e de excelente qualidade.

Ler mais

Tendências 16. 6. 2020

Add to bag? Maybe not!

É o pesadelo de qualquer shopaholic: lojas fechadas, gabinetes de provas interditos, montras tapadas. Novas coleções? Nem vê-las. O novo coronavírus criou uma realidade, ainda que provisória, onde a Moda só existe num universo virtual

Ler mais