Moda   Notícias  

A supermodelo Debra Shaw

03 May 2018
By Vogue Portugal

A protagonista do editorial de capa da edição de Maio é um símbolo intemporal no universo da moda.

No editorial de moda Memórias Enganosas (na Vogue de maio, nas bancas), que explora o lado mais surrealista e fantasioso desta estação, quisemos uma protagonista capaz de fazer mais do que vestir a roupa e posar para a câmara.

Debra Shaw por Dan Beleiu
Debra Shaw por Dan Beleiu

Para nos guiar numa viagem onde nem tudo é o que parece, foi preciso ir até à golden age dos anos 90 - aquela onde as supermodelos foram criadas - e pedir aos deuses da Moda que Debra Shaw se encontrasse connosco.

Dizer que a vida de Debra Shaw foi – e é – extraordinária, é dizer pouco. Nasceu a saber que sempre quis fazer parte deste universo e depois de passar alguns anos a estudar design de Moda, decidiu passar do backstage para as passerelles e tentar a carreira de modelo. Com a experiência de algumas aulas no currículo, inscreveu-se num concurso chamado The Model of the Year em Newark, New Jersey, e ganhou o primeiro lugar que a levou diretamente até Paris.

Foi na capital europeia que começou a dar os seus primeiros passos mais a sério quando em 1992 fez o seu primeiro desfile de alta-costura para Paco Rabanne e depois Christian Dior, com Gianfranco Ferré. Acabou por se tornar musa e amiga íntima de John Galliano e, durante anos, foi um elemento central dos seus desfiles para a Christian Dior, porque para Shaw desfilar era como atuar sem um guião.

A sua energia enigmática levou-a a ser escolhida para momentos marcantes da Moda, como o desfile de Alexander McQueen em 1997, La Poupee, onde desfilou com uma estrutura que lhe prendia os movimentos, tornando-a quase uma espécie de boneca partida ou desconjuntada. De forma consciente e inconsciente, foi uma força disruptiva não só pela sua etnia como pela silhueta (longa como a de uma gazela ou a de uma chita) e pelo magnetismo artístico. Eventualmente, acabou por lançar ainda a sua carreira como artista de música, provando que é um espírito criativo em constante evolução, cujo poder de expressão é inesgotável. Hoje em dia continua a fazer o que de melhor sabe, ensinando modelos a desfilar e a trabalhar como consultora de Moda.

Veja o vídeo de uma das suas atuações memoráveis, em baixo. 

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Copenhaga neste momento

25 Apr 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Ombros Assimétricos

25 Apr 2024

Atualidade  

Mulheres de Abril

25 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

24 Apr 2024