Beleza   Tendências  

Back to black: como usar batom preto

14 Oct 2019
By Emma Strenner

Da preparação dos lábios à escolha do tom, eis os quatro passos essenciais na hora de usar um batom preto.

Da preparação dos lábios à escolha do tom, eis os quatro passos essenciais na hora de usar um batom preto.

O batom preto saiu das trevas e conquistou um lugar nas passerelles, bem debaixo dos holofotes. Nos desfiles do outono/inverno 2019, as modelos acrescentaram uma atitude sombria aos coordenados ao usarem lábios de cereja-negra em Yohji Yamamoto, lábios punk noir em Marni, lábios bordeaux bem escuros em Rejina Pyo e lábios delineados com um traço preto em Chalayan.

É seguro dizer que o bold, black lip é uma das tendências de maquilhagem mais fortes da estação fria. Mas como adotá-la no dia a dia? Abaixo, reunimos as quatro dicas que garantem uns lábios pretos perfeitos.

1. Prepare os lábios

Se tiver os lábios gretados ou muito secos, os mesmos não passarão despercebidos com um baotm preto, pelo contrário. Quanto mais escura a cor do batom, mais visível a secura dos lábios. Aplicar máscaras labiais e bálsamos hidratantes antes da aplicação do batom é, assim, um primeiro passo essencial.

Quando os lábios já estiverem bem hidratados, trate de criar uma base neutra. Vincent Ford, International Lead Makeup Artist da Nars, aconselha: “Para preparar a base, comece por aplicar um corretor líquido, como o Nars Radiant Creamy Concealer, na parte superior e inferior da linha dos lábios. Em seguida, aplique levemente na parte externa dos lábios um pó translúcido solto. Isso ajudará a criar um contorno dos lábios bem nítido e evitará que a cor do batom se espalhe.”

 

2. Encontre o seu tom de preto e teste texturas

Nem todos os batons pretos são iguais. Um produto matte e profundamente pigmentado é muito diferente de um produto com uma textura cremosa ou de um gloss brilhante. Batons com acabamento matte permanecem nos lábios por mais tempo, em comparação com batons com acabamento brilhante, que podem desbotar com mais facilidade.

Sobre os tons de eleição, Ford é claro: “Gosto de usar um batom preto que tenha um tom púrpura escuro", diz o maquilhador. “Essa cor combina melhor com o tom natural dos lábios e não parece demasiado agressiva.” Inspire-se nas modelos dos desfiles de Tommy Hilfiger e de Rejina Pyo, onde tonalidades escuras — ao invés de pretos profundos — evocaram o estilo gótico. Pense nos bordeaux a pender para o preto, na cor das ameixas escuras e das cerejas mais doces: todas são uma ótima alternativa aos lábios totalmente pretos.

 

3. Construa a intensidade da cor

Para manter as cores no lugar, vá pintando os lábios em camadas. Comece por um primer, seguido de uma camada inicial do batom preto escolhido. Aplique também um delineador de lábios em torno da boca. Fixe o batom, pousando um lenço de papel sobre os lábios e passando, posteriormente, um pó translúcido, antes de aplicar mais uma camada de batom. Vá repetindo estes passos até atingir a intensidade de cor pretendida.

 

4. Pense no visual de maquilhagem como um todo

Mantenha o resto do visual neutro — o objetivo não é criar uma pintura de Halloween. Pense em usar, na tez, tons naturais, e, na zona das olheiras, um corretor iluminador, para que a ênfase permaneça só e apenas nos lábios escuros. Possivelmente, use um eyeliner para definir a linha das pestanas; mas nada de sombras.

"Quando faço um black lip, gosto de ter um visual equilibrado", diz Ford. “Para os olhos, defino a linha de água com um delineador preto ou azul escuro (o High Pigment Eyeliner da Nars nos tons Via Veneto e Park Avenue funcionam bem). Em seguida, e para completar o visual, termino com uma camada de máscara de pestanas.”

Emma Strenner By Emma Strenner

Relacionados


Lifestyle  

Mais vale tarde

27 Mar 2024

Entrevistas  

Barbie: 65 anos de empoderamento feminino

27 Mar 2024

Moda   Coleções   Tendências  

As 12 tendências primavera/verão 2024

27 Mar 2024

Guestlist   Casamentos  

A natureza é a musa da nova coleção cápsula da Pronovias

27 Mar 2024