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Notícias 20. 4. 2018

#CNI Lux Day 2: A nova linguagem da Bottega Veneta

by Alice Newbold

 

Claus-Dietrich Lahrs, CEO da Casa italiana de luxo, conta a Suzy Menkes porque é que olha para um futuro focado no cliente.

©Indigital

“Eu queria dar o apoio excepcional e especializado às nossas Casas em relação ao que é o desafio principal nos próximos anos: a habilidade de conhecer as necessidades dos seus clientes e concretizar os seus desejos,“ afirma François-Henri Pinault sobre a escolha de Claus-Dietrich Lahrs como CEO da Bottega Veneta, em 2016.

A escolha de um líder da indústria como este foi uma jogada tática por parte do progressista Pinault, CEO e presidente da Kering, detentora da Bottega Veneta. Lahrs veio da Hugo Boss, e antes disso ocupou altos cargos em algumas das mais prestigiosas marcas de luxo do mundo, incluindo a Cartier, Louis Vuitton e Christian Dior Couture. Na Condé Nast International Luxury Conference, ele contou a Suzy Menkes como está a cumprir a tarefa de Pinault, a de conquistar consumidores a longo prazo.

“Bottega Veneta sempre pôs os seus clientes em primeiro lugar, e isso garantiu à empresa ao longo dos anos uma base de clientes muito fiel,” disse Lahrs, “Mas eles estão a mudar muito, temos que encontrar uma linguagem apropriada para falar com eles.” Ele implementou uma reformulação digital completa para adaptar a narrativa da Bottega Veneta para a forma como os clientes consomem: “Tudo deve funcionar online primeiro.”. 

A filosofia ‘Four Cornerstone’ da Bottega Veneta assenta em quatro ‘pilares’ (Sustentabilidade, Diálogo, Individualismo, Experiência) e três ‘ideais’ (Mistério, Surrealismo, Sofisticação) que são uma parte crucial no legado da marca sob a direção criativa de Tomas Maier e no seu desenvolvimento, mas, Lahrs disse, para perceber “a marca é preciso educação, não é uma marca show-off.”.

A Ásia é uma prioridade para a expansão, mas a nova Maison na Madison Avenue é também um pilar no crescimento comercial da Bottega Veneta e no seu compromisso com os Estados Unidos da América. A moradia histórica de três andares compreende 'The Apartment’, um espaço caseiro onde Maier escolheu os livros nas prateleiras e a arte em exposição. Os clientes passam pelo menos uma hora na loja, ilustrando a importância dessa presença física e contextualizando a marca.

Sobre como é que a marca vai “tomar o pulso” da inovação mas manter-se fiel aos seus standards elevados de qualidade e sustentabilidade, Lahrs disse: “Temos que olhar para o que é possível.”. Para ele, é como gasolina vs eletricidade - há vários pontos a ter em consideração. “É importante não ser surpreendido,” disse, razão pela qual tem visto pele alternativa. Ouvir o CEO de uma das maiores marcas de pele do mundo comprometer-se sinceramente em relação a um futuro livre de pele, é sem dúvida uma grande novidade.

A quarta edição da conferência anual Condé Nast International Luxury Conference em Lisboa acontece nos dias 18 e 19 de abril. Para mais informações, visite www.cniluxury.com/2018

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