Artigo Anterior

Addicted to Vogue

Vídeos 8. 10. 2019

Christian Louboutin: "Eu adoro azulejos."

by Sara Andrade

 

...e cogumelos, adora também cogumelos, e adora falar de cogumelos - em português. Mas não falámos só disso quando nos encontrámos com Christian Louboutin na sua casa em Lisboa.

É pelas ruelas e labirintos que serpenteiam em direção ao Castelo de S. Jorge que se chega ao lar, doce lar lisboeta de Christian Louboutin, mas uma vez entrando no palacete com uma decoração que denuncia as suas viagens um pouco por todo o mundo, a azáfama de um dos pontos turísticos mais intensos de Lisboa é abafado para descobrir que está na capital portuguesa apenas pela invejável vista sobre o rio Tejo que se impõe do terraço nas traseiras do edifício. E pelos azulejos que se destacam na sala onde nos sentamos para falar com o designer, claro. Adora-os. Foi também por isso que quis, de alguma forma, incorporá-los no seu saco Portugaba, que chegou às lojas e online em maio deste ano e que esgotou em tempo recorde.

A it bag é uma homenagem ao que de melhor se faz em termos de artesanato nacional e Christian trabalhou de perto com profissionais um pouco por todo o pais, para colocar diferentes veias da tradição num design que pulsa em português, ainda que a etiqueta seja francesa. Porquê este tributo? Porque a ligação de Louboutin a Portugal não é nova, mas é cada vez mais estreita: umas férias na Comporta em jovem serviram de rastilho para uma casa em Melides, onde também está a construir um hotel, e uma morada em Lisboa, locais onde não só relaxa como desenha as suas coleções de outono/inverno, como nos contou para a edição de junho 2019, numa entrevista mais alargada que pode ler aqui.

Só que ler Christian Louboutin não é o mesmo que ouvir Christian Louboutin. Porque quando o mestre das solas vermelha fala, a sala inteira presta atenção: porque dialoga com honestidade, sem tabus, franco, sem filtros, mas nunca desrespeituoso. É sincero em cada consoante e vogal, como nunca se consegue veicular em caracteres, e tem um humor acutilante que o acompanha e que é atípico para um homem de negócios de sucesso como ele o é. Ouvir Christian Louboutin é colocar uma voz doce na autoridade dos saltos altos e perceber que os êxitos de um criador de sapatos com o seu gabarito só é exponenciado pela humildade de alguém que gosta das coisas boas da vida - de um bom coelho numa tasca lisboeta, de um jantar num bom restaurante recôndito numa vila portuguesa, de ir comer cogumelos não muito longe desta casa onde nos encontramos.

É verdade que tem privilégios - gosta de colecionar artefactos e obras que depois acabam, com alguma esquizofrenia decorativa harmoniosa, nas suas casas -, mas são das coisas simples da vida que retira grande prazer, como uma boa conversa. E desta boa conversa, saímos nós também privilegiados.

Artigos Relacionados

Pessoas 21. 6. 2019

Dos pés para as mãos, cortesia de Christian Louboutin

A propósito do lançamento da Portugaba, uma it bag inspirada em Portugal, fomos descobrir o que é que enche o saco de Christian Louboutin. Na sua casa em Lisboa, com certeza.

Ler mais

Notícias 9. 5. 2019

Christian Louboutin criou uma carteira inspirada em Portugal

Criada com recurso a técnicas artesanais portuguesas, a nova carteira do criador é uma verdadeira homenagem ao nosso país.

Ler mais

Compras 30. 10. 2018

Dez vernizes perfeitos para o Halloween

Estes dez vernizes prometem ser os seus fiéis aliados na noite mais assustadora do ano, quer decida vestir a pele de um mítico unicórnio, uma sereia encantada ou de uma das bruxas da terceira temporada de American Horror Story.

Ler mais

Palavra da Vogue 5. 9. 2018

When 2 become 1

Como as grandes mulheres que o usaram ao longo da história, é eterno, misterioso, apaixonante, poderoso e intemporal.

Ler mais

Notícias 30. 5. 2018

Put on your red soles and dance with me

A clássica sola vermelha de Christian Louboutin alia-se a uma das tendências mais queridas da estação para celebrar a nova coleção Loubikraft.

Ler mais

Notícias 24. 5. 2018

Um novo romance

Depois de nos transportar para universos néon e dimensões desmedidas, Christian Louboutin volta a arrancar os nossos corações com as suas novas propostas de Beleza.

Ler mais

Notícias 19. 4. 2018

#CNILux Dia 1: Christian Louboutin fala sobre o equilíbrio entre o artesanal e industrial

O rei dos sapatos conversou com Suzy Menkes sobre como começou o processo de criar para os consumidores masculinos, e o porquê da expansão para os produtos de beleza.

Ler mais

Suzy Menkes 17. 4. 2018

#CNILux: Em casa com Christian Louboutin

O designer partilha os planos futuros para o seu negócio com Suzy Menkes e a equipa da CNI Luxury Conference

Ler mais

Notícias 2. 4. 2018

O universo néon de Louboutin

O designer apresenta, pela primeira vez, uma coleção de vernizes em tons néon.

Ler mais

Palavra da Vogue 26. 1. 2018

En noir

Les Yeux Noirs é a máscara que vamos querer usar vezes sem conta. Obrigado, Louboutin.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK