Artigo Anterior

11 cuidados de rosto para proteger a pele contra os efeitos da luz azul

Próximo Artigo

Beleza em modo super: 25 produtos de cuidado de rosto com superalimentos

Compras 2. 4. 2019

20 produtos de tratamento para cabelos negros

by Mónica Bozinoski

 

Da hidratação à definição, reunimos vinte produtos de tratamento para o cuidado dos cabelos negros.

 Fotografia de William Ukoh

Vamos começar este artigo com uma constatação feita por Ayana Byrd na edição de abril 2019 da Vogue Portugal, sobre o poder da indústria do cabelo negro, e a forma como a oferta de produtos pensados para cabelos étnicos mudou: "Hoje em dia, essa secção [dos cabelos étnicos] é muito diferente. Para começar, é maior, não apenas uma parte minúscula de uma prateleira, mas uma secção inteira da loja. E há por onde escolher – uma ampla seleção de marcas, com vários produtos de cada. Ao lado de champôs e condicionadores, há agora co-washes, máscaras e óleos capilares, mousses, géis e muito mais."

Na verdade, é apenas natural que assim seja - afinal de contas, o cabelo crespo tem as suas próprias especificidades e necessidades, tanto de tratamento como de styling, e é fundamental que seja cuidado com produtos específicos para o mesmo. "O cabelo negro é, por norma, muito seco", começa por explicar o hairstylist Bruno Vicente, responsável pelos caracóis de Ana Sofia Martins. Devido à sua natureza, "é importante que seja feita uma boa avaliação por um profissional, porque existem três tipos principais de cabelo crespo: são eles o 4A, o 4B e o 4C, denominações relacionadas com o formato do encaracolado [respetivamente, do mais aberto aos mais fechado]." No caso específico do cabelo 4B e 4C, como nos diz Bruno Vicente, é fundamental fazer uma hidratação profunda de três em três meses, "porque têm um encaracolado mais denso e fechado." 

Dos tratamentos em salão aos cuidados a ter em casa, Bruno Vicente recomenda "uma boa hidratação do cabelo, com regularidade" e a "utilização de champô e máscara adequados ao tipo de cabelo, bem como um bom sérum." Traduzindo a rotina num guia prático que todas as mulheres negras devem seguir, o tratamento do cabelo crespo deve passar por "utilizar champô, máscara, sérum e um leave-in ou um twist'r para modelar os caracóis" - e, sempre que possível, "aconselhar-se com um profissional antes de comprar qualquer produto." A recomendação do hairstylist? "Eu aconselho os produtos da Alfaparf Milano, pois utilizo sempre em cabelos negros, e o resultado é fantástico." 

Como nos conta Bruno Vicente, a melhor "dica" do hairstylist para quem tem cabelo crespo não está só nos produtos e nos tratamentos, mas também na aceitação. "O meu truque é que as pessoas com cabelos desta natureza olhem para o seu cabelo e o vejam como único e que cuidem dele diariamente, dedicando tempo e mimando-o com produtos de qualidade", diz-nos. 

Dos champôs e condicionadores para uma hidratação intensa aos produtos de styling, que prometem definir os caracóis sem sensação de peso, reunimos vinte produtos para cuidar do cabelo crespo. 

Artigos Relacionados

Editorial 2. 4. 2019

Editorial Abril 2019

Com a chegada da edição de abril de 2019 da Vogue às bancas, tem a palavra Sofia Lucas, diretora.

Ler mais

Notícias 15. 3. 2019

Racismo: Portugal, um país em negação

O vídeo no bairro da Jamaica, Seixal, onde se vê a PSP em confronto com uma família trouxe ao debate a questão sobre se há racismo em Portugal. A pergunta não deve ser se há racismo, mas quão racistas somos.

Ler mais

Entrevistas 8. 3. 2019

Sandra Baldé: "Gostava que as pessoas tivessem mais empatia"

No mundo digital, Sandra Baldé é mais conhecida como Uma Africana. Uma Africana que fala abertamente sobre questões raciais, privilégios sociais, representatividade e inclusividade. Uma Africana que prova que a voz não tem idade.

Ler mais

Compras 7. 6. 2018

O sol brilha para todos

Quando Rihanna anunciou o lançamento da sua linha de maquilhagem Fenty Beauty, com uma extensa gama de 40 tons de base, a revolução na indústria da Beleza estava iminente. Com o mesmo mote em mente, embarcámos numa viagem em busca das marcas e dos produtos de maquilhagem mais inclusivos para tons de pele mais escuros.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK