Artigo Anterior

O inverno está (mesmo) a chegar

Street Style 18. 12. 2018

As botas militares saíram à rua

by Rui Matos

 

São práticas para os dias de chuva e de sol. Combinam com um midi dress, uma minissaia e uns jeans. As botas militares andam nos nossos pés há tanto tempo que já perdemos a conta ao número de passos que demos com elas. 

© ImaxTree

These boots are made for walking,” cantava Nancy Sinatra em 1966 e não há melhor referência do que esta para dar o pontapé de saída num texto sobre botas. A par do êxito musical de Sinatra, as botas militares continuam tão presentes no nosso quotidiano como quando surgiram. 

Na indústria da Moda, ganharam ainda mais força com o movimento grunge e todas as figuras a ele associadas, como por exemplo a banda norte-americana Nirvana, expoente máximo da subcultura. Quem já se esqueceu de Redux Grunge, a lendária primavera/verão de 1993 que Marc Jacobs apresentou quando liderava a direção criativa da Perry Ellis? Uma coleção tão disruptiva que 25 anos depois o designer norte-americano reeditou os coordenados e colocou-os à venda na sua loja online. Além das camisas, dos padrões e da sobreposição de vestidos com calças, há um denominador comum: as botas de estilo militar, que neste caso em particular são as icónicas Dr. Martens. 

Esta silhueta é seguramente um must have no guarda-roupa de qualquer mulher e desengane-se quem pensa que são exclusivas dos dias mais descontraídos. No street style, as it girls provam o contrário ao surgirem com um vestido ora volumoso, ora fluido. Já as modelos, que durante as fashion weeks têm que fazer mini maratonas entre desfiles, não dispensam um bom par de botas para combinarem com um top, uns jeans e um casaco de pêlo, em tempo de temperaturas baixas. 

Na infinidade de botas que a indústria nos mostra, há quem opte pelas versões de sempre, mas também quem escolha as versões mais contemporâneas. 

Artigos Relacionados

Tendências 11. 1. 2019

Electric feel

Os tons vibrantes migraram do guarda-roupa das estrelas de street style para as paletas de sombras de olhos, eyeliners e máscaras de pestanas de todos os maquilhadores, celebridades e it girls. O resultado? Uma avalanche de néon impossível de resistir.

Ler mais

Street Style 13. 11. 2018

Sobe, sobe, balão sobe

É oficial. As camisolas de inverno podem sair do armário e, para o outono/inverno 2018, há um modelo que está a ganhar força: as opções com mangas em balão. Fomos ao street style das principais capitais de Moda à procura de inspiração.

Ler mais

Street Style 24. 10. 2018

Sem rodeios

Diretamente do faroeste para as ruas das quatro capitais de Moda, as botas à cowboy são o calçado predileto das it girls para fazer frente ao frio da estação.

Ler mais

Street Style 18. 10. 2018

Fluorescent adolescent

Uma das grandes tendências para a estação fria já saiu à rua nas principais capitais de Moda.

Ler mais

Street Style 17. 10. 2018

O regresso das carteiras XXL

Grandes e robustas, com muitos compartimentos e espaço para tudo e mais alguma coisa. As carteiras cresceram e o mote “quanto maior melhor” ganhou força - aqui, o tamanho importa.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK