Beleza   Compras  

Beleza em modo super: 25 produtos de cuidado de rosto com superalimentos

12 Apr 2019
By Cátia Pereira Matos

Go super or go home. De cremes com camu camu a esfoliantes com açaí, sem esquecer as máscaras com matcha à mistura, reunimos uma extensa seleção de produtos de beleza formulados com superalimentos.

Go super or go home. De cremes com camu camu a esfoliantes com açaí, sem esquecer as máscaras com matcha à mistura, reunimos uma extensa seleção de produtos de beleza formulados com superalimentos.

© iStock

Ao ouvido, os designers de Moda continuam a sussurar-nos um "go big or go home", mas no mundo dos cuidados faciais esta expressão corre o risco de entrar em vias de extinção. Já não procuramos cosméticos XXL porque sabemos que quanto maiores os produtos, maior a probabilidade de não conseguirmos usá-los todos até ao fim antes do término do prazo de validade. Não queremos o que é grande, queremos o que é super — super antioxidante, super vitaminado, super nutritivo e super eficaz. A resposta da indústria da beleza às nossas (super) exigências? Produtos formulados com superalimentos e a expressão "go super or go home".

Do camu camu ao açaí, do baobab à spirulina, da clorela ao matcha, reunimos os superalimentos que, em boa hora, começaram a entrar nas fórmulas dos produtos que aplicamos no rosto.

Camu Camu

Qual é o fruto, qual é ele, que tem o tamanho de uma azeitona, a cor de uma cereja e uma elevada concentração de vitamina C? Acertou na resposta se pensou em camu camu, um poderoso antioxidante originário da Amazónia que, na cosmética, é maioritariamente utilizado para prevenir o envelhecimento precoce da pele e para combater as manchas de pigmentação, deixando a tez não só mais uniforme como também mais iluminada. A Peter Thomas Roth tem uma gama dedicada a este superalimento, mas já existem outras marcas de cuidado de rosto onde o camu camu ocupa um lugar de destaque, bem no topo da lista de ingredientes.

Açaí

O açaí não veio ao mundo só para dar mais cor às bowls que vemos diariamente no feed do Instagram. A indústria da cosmética já se apropriou desta baga arroxeada e incorporou-a em diversos produtos, nomeadamente em cremes, esfoliantes e máscaras faciais. Ao açaí atribuem-se propriedades antioxidantes que protegem a pele contra os radicais livres, esses agentes agressores responsáveis pela deterioração das células. O açaí também contém ácidos gordos essenciais [omega 3, 6 e 9], que "ajudam a garantir que as vitaminas solúveis em gordura sejam absorvidas pelo corpo e cheguem à pele", explicou, ao site Byrdie, Kimberly Snyder, nutricionista e autora do livro Beauty Detox.

Goji

Do ponto de vista nutricional, não é o mais super dos superalimentos, mas é talvez um dos mais conhecidos entre os ocidentais. Originário do continente asiático, o goji já chegou até nós desidratado, mas no seu estado maduro este fruto vermelho idêntico a um mini tomate chucha é uma excelente fonte de polifenóis, compostos antioxidantes que têm a capacidade de neutralizar os radicais livres e de proteger a pele contra o stress oxidativo e o envelhecimento precoce. O goji, que aos poucos foi sendo incorporado em diversos cosméticos sob a forma de extrato, é ainda rico em vitamina C e betacaroteno, outros bons aliados da pele.

Spirulina

A spirulina cai em contradições porque se por um lado é minúscula, uma vez que se trata de uma microalga, por outro lado é super, pois não só é uma fonte completa de proteína (cerca de 65g por cada 100g de alimento) como é também riquíssima em vitaminas (C, D, E e do complexo B), em minerais (potássio, cálcio, crómio, ferro, selénio, fósforo, magnésio e zinco) e em ácidos gordos essenciais. Todavia, na cosmética, o poder desta alga parece residir sobretudo na clorofila, um pigmento presente em grandes quantidades na spirulina. Porquê? À Teen Vogue, Joanna Vargas, a facialist preferida de Julianne More, Rachel Weisz, Sofia Coppola e Naomi Watts, entre outras celebridades, explicou tudo. "A clorofila líquida aumenta a produção de glóbulos vermelhos, portanto aumenta o oxigénio a ser entregue a todas as células".   

Clorela

Tal como a spirulina, também a clorela é uma microalga bem verde recheada de clorifila e com um enorme potencial na indústria cosmética, dada a sua ação antioxidante e o seu cocktail de vitaminas. "A clorela está carregada de vitaminas do complexo B, de magnésio e zinco, que podem ajudar a acalmar inflamações cutâneas e a promover o normal funcionamento [da pele]", explicou ao site Fashionista o dermatologista Joshua Zeichner, diretor do Departamento de Cosmética e Investigação Clínica em Dermatologia do Mount Sinai Hospital, em Nova Iorque. Em alguns produtos, é frequente encontrarmos algas que não só atuam como agentes antioxidantes, eficazes contra os sinais de envelhecimento, como também atuam como emolientes, que, ao criarem uma espécie de barreira sobre a epiderme, ajudam a prevenir perdas de hidratação.

Baobab

O óleo extraído a frio das sementes de baobab, fruto daquela que é conhecida nas regiões sul-africanas como "a árvore da vida", é um óleo com qualidades nutritivas, rico em ácidos gordos ómega 3 e em vitaminas A, D, E e F. De absorção rápida e pouco gorduroso, este óleo apresenta benefícios ao nível da hidratação e da regeneração da pele, podento também ser utilizado no cabelo. Em suma: não só é super como é multifunções.  

Moringa

Mo quê? Moringa, a the next big thing no mundo dos superalimentos, na ótica de publicações norte-americanas como a revista Time e o The Washington Post. Trata-se de uma árvore nativa do norte da Índia cujas raízes, folhas, flores e sementes — sim, tudo na árvore é comestível — escondem inúmeros benefícios para a saúde, nomeadamente ao nível do sistema imunitário (dado o alto teor de zinco) e da estrutura óssea (graças à elevada presença de cálcio). Também é rica em proteína e em minerais, especialmente potássio, ferro e magnésio. Na cosmética, utiliza-se principalmente o óleo que é extraído das sementes de moringa, sendo este um óleo "altamente nutritivo, que pode beneficiar as peles mais secas e sensíveis", como explicou à Allure a dermatologista Erika Klemperer.

Matcha

Vindo da Ásia, o matcha chegou chegando ao mundo ocidental com muito para dar e nós recebemo-lo de boca aberta e rosto lavado: primeiro, começámos a adicionar este superalimento a bolos e a lattes; depois, quisemos espalhá-lo também na pele. O matcha, o chá verde típico do Japão que é reduzido a pó, conservando assim os seus minerais e as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, está associado à proteção da pele contra os radicais livres e pode ajudar a aliviar condições problemáticas como a acne.

Chia

De um punhado de sementes de chia fizemos gelatinas e pudins, bebidas, barras energéticas, bolos. Comemos e bebemos tudo, ficámos saciados. Depois? Depois cansámo-nos. O boom da chia pode ter ficado em 2013, mas as propriedades destas sementes sobrevivem ao tempo. Um estudo publicado em 2010 no portal científico Annals of Dermatology concluiu que a aplicação tópica do óleo proveniente das sementes da salvia hispanica melhora a permeabilidade da barreira epidérmica, o que contribui na manutenção da hidratação da pele. Felizmente, graças a marcas como a The Ordinary, o óleo puro já se encontra facilmente.

Cátia Pereira Matos By Cátia Pereira Matos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Copenhaga neste momento

25 Apr 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Ombros Assimétricos

25 Apr 2024

Atualidade  

Mulheres de Abril

25 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

24 Apr 2024