Artigo Anterior

Vou ali e já volto: um getaway 100% nacional

Próximo Artigo

Tempo, volta para trás

Roteiro 28. 6. 2018

Baltazar: da Boavista para a Baixa

by Sara Andrade

 

A nova morada de Nuno Baltazar espelha a evolução do seu ADN e design criativo.

Rua do Bolhão, 37, Porto. © Tomás Monteiro

"Estava mesmo a precisar de mudar", explicava-nos o criador, no número 37 da Rua do Bolhão, vulgo as coordenadas da sua nova meca para adquirir as silhuetas do designer. Já não se identificava com o espaço e procurou um spot que se coadunasse com o refresh que também deu à marca nos últimos anos, uma espécie de versão 2.0 das linhas que sempre habituou o seu público e que o ajudou a estabelecer-se como um dos mais proeminentes nomes da Moda Nacional.

O look industrial do interior continuou a contemporaneidade e coolness que parece caracterizar as últimas estações da marca: paredes em concreto com o chão cinza a confirmar um cenário rudimentar e cru - que funciona em perfeito contraste com as cores, sofisticação e elegância das peças penduradas em charriots espalhados pelos cerca de 140 metros quadrados - ganham uma dimensão especial com os espaldares e bancos de ginásio com que pontuou a loja. O projeto de arquitetura, levado a cabo pelo gabinete Cirurgias Urbanas, funciounou em perfeita harmonia com o modo como quis decorar o seu novo local em nome próprio e não poderia ter escolhido melhor localização.

Rua do Bolhão, 37, Porto. © Tomás Monteiro

Ali, no coração da invicta e apenas uns metros abaixo da loja de Luís Buchinho, que também se mudou da Rua José Falcão para o 812 da Rua Sá da Bandeira, a moda nacional ganha uma montra mais próxima de quem faz vida na baixa e dos turistas que visitam a capital do Norte. Ali, numa rua que promete uma série de empreendimentos novos e outras renovações que tais, Nuno Baltazar tem um espaço onde expõe, vende e conversa com os clientes do pronto-a-vestir e do atelier. Ali, a apenas alguns passos de um futuro remodelado Mercado do Bolhão e da efervescência da vida citadina, mora a qualidade de uma moda de autor com código de barras 560 que promete incrementar o legado de uma etiqueta que   o público português reconhece e aplaude. E a Vogue também.

Raquel Strada em Nuno Baltazar © Tomás Monteiro

Entrámos na loja e foi fácil fazer de imediato uma wishlist, na qual incluimos ainda uma sugestão: que outros designers se juntem a Baltazar e Buchinho, para que o que de melhor se faz em português ganhe também um bairro de notoriedade. Porque ontem, dia da inauguração oficial da morada, já foi por demais bonito ver colegas da profissão como o vizinho Buchinho, Pedro Pedro e Diogo Miranda marcarem presença nesta nova etapa no percurso de Baltazar.

Nuno Baltazar © Tomás Monteiro

Nuno Baltazar
Rua do Bolhão, 37,
Porto
T. 226 065 081/ 919 549 738
W. www.nunobaltazar.com
E. loja@nunobaltazar.com 
H. De seg. a sáb., das 10h30 às 19h30.
Encerra para almoço das 13h30 às 14h30.

Artigos Relacionados

Pessoas 21. 5. 2018

Getting Ready: azul, a cor do sonho

Esta história começa assim: era uma vez os Globos de Ouro, Raquel Strada e o vestido que tem em si todos os sonhos do mundo.

Ler mais

Curiosidades 14. 5. 2018

A Moda nacional no palco da Eurovisão

Apesar da música O Jardim não se ter sagrado a vencedora do certame, a indústria portuguesa da Moda brilhou em palco e nas silhuetas das quatro apresentadoras.

Ler mais

Vídeos 27. 3. 2018

Portugal Fashion: A beleza é um lugar estranho

Rasgões de cor nos olhos, sombras metalizadas e lábios em tons forte. Penteados com volume e franjas geométricas. Os cabelos e maquilhagem desta edição do Portugal Fashion foram postos à prova.

Ler mais

Coleções 24. 3. 2018

Portugal Fashion | Nuno Baltazar: outono/inverno 2018

Nuno Baltazar apresenta as suas propostas para um outono-inverno que tem tanto de sofisticado como de despojado.

Ler mais

Pessoas 7. 11. 2017

Privado: Raquel Strada

Lançou um blogue, Blue Ginger, porque quer mostrar o labirinto dos bastidores da Moda. Mas o que nós queríamos mesmo era mostrar o labirinto dos seus bastidores.

Ler mais

Coleções 22. 10. 2017

Portugal Fashion: Nuno Baltazar #27

"L'Amant" denomina uma coleção apaixonada e sofisticada.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK