Atualidade   Curiosidades  

As musas de Karl Lagerfeld

10 Sep 2018
By Kasia Hasting

Da beleza francesa de Vanessa Paradis ao cool girl americano de Kristen Stewart, revisitamos as musas favoritas de Karl Lagerfeld.

Da beleza francesa de Vanessa Paradis ao cool girl americano de Kristen Stewart, revisitamos as musas favoritas de Karl Lagerfeld.

©Getty Images 

Vanessa Paradis, Kate Moss e Cara Delevingne são apenas alguns dos nomes que, com a sua beleza eminente, continuam a inspirar a visão criativa de Karl Lagerfeld. Estar neste grupo de mulheres é estar no mais alto pedestal da indústria da Moda - uma posição exclusivamente reservada às figuras mais sonantes do mundo. Da modelo francesa Ines de la Fressange à cantora britânica Florence Welch, uma lista respeitada de atrizes, cantoras, modelos, amigas de longa data e, ocasionalmente, homens, tem assumido o papel de musa do criador ao longo da sua carreira, ajudando-o a encapsular a Beleza, o mood ou o momento que pretende evocar. 

Nos dias que correm, o diretor criativo de Chanel e Fendi pode ser famoso pelas parcerias criativas que celebra com mulheres incrivelmente belas (a mais recente é a modelo Kaia Gerber), mas a abordagem pioneira de Lagerfeld data ao início dos anos 80, com o ícone de estilo parisiense Ines de la Fressange. Quando Lagerfeld escolheu de la Fressange como sua musa, a modelo transformou-se em mais do que um manequim ou rosto para as campanhas do criador. Para além de desfilar nas primeiras apresentações de Lagerfeld para Chanel, a modelo foi convidada a integrar o círculo interno e criativo do estúdio de Lagerfeld. Para além disso, a modelo natural de Gassin tornou-se a primeira embaixadora oficial da casa Francesa até 1989, data em que a dupla seguiu caminhos diferentes - a reconciliação só viria a acontecer duas décadas mais tarde, durante a apresentação da coleção ready-to-wear primavera/verão 2011 da marca, altura em que de la Fressange regressou à passerelle

Desde os tempos iniciais com de la Fressange, Lagerfeld tem continuado a unir forças com titãs da indústria da Moda, numa lista que inclui nomes como Kristen McMenamy, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Stella Tenant e Kendall Jenner. A sua relação de longa data com McMenamy celebrou-se para além do contexto profissional - em 1997, quando a modelo americana se casou com o fotógrafo Miles Aldridge, foi Lagerfeld quem a acompanhou até ao altar. 

Não é apenas no mundo da Moda que Lagerfeld encontra inspiração, e alguns dos nomes mais sonantes de Hollywood também têm sido honrados com a admiração do criador. As atrizes Diane Kruger, Julianne Moore, Tilda Swinton e Kristen Stewart partilham o lugar de musas de Lagerfeld que, ao longo das últimas décadas, tem recorrido a algumas figuras inesperadas para o cargo: Lily Allen, Miley Cyrus, Willow Smith e Hudson Kroenig, o seu afilhado de dez anos, que já marcou presença em diversos desfiles de Chanel. O criador continua também a celebrar as mulheres com quem trabalha nos bastidores: exemplos disso são Carine Roitfeld e Amanda Harlech, a consultora criativa de Lagerfeld que, segundo o próprio, é o seu "segundo par de olhos". 

Em tempos, o designer confessou a Suzy Menkes que "a minha vida e o meu trabalho é esquecer-me de mim próprio". A preocupação criativa de Lagerfeld em olhar para o futuro, ao invés de permanecer preso no passado, é uma das muitas razões pelas quais o criador continua a procurar inspiração nas figuras que definem a cultura contemporânea. No dia em que o kaiser da indústria da Moda celebra 85 anos, revisitamos algumas das suas musas mais adoradas ao longo do tempo. 

 

 Kasia Hasting By Kasia Hasting

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 23 a 29 de abril

23 Apr 2024

Compras  

Os melhores presentes para oferecer no Dia da Mãe

22 Apr 2024

Opinião  

A máquina do tempo

22 Apr 2024