Artigo Anterior

New Balance Runs in the Family: a campanha que reforça os laços familiares com mais de 100 anos

Próximo Artigo

Brazilian Bikini Shop, a meca do beachwear de qualquer verão

Guestlist 23. 7. 2019

Legacy: a nova campanha da AORP une legado e sustentabilidade

by Vogue Portugal em colaboração com AORP

 

Com o coração devoto ao legado e os olhos postos na urgência de preservar o planeta, a nova campanha da AORP, Legacy, é uma celebração do passado, do presente e do futuro. A Vogue esteve no evento de apresentação e conversou com nomes como Mafalda Sampaio, Helena Coelho, Sónia Balacó e Diogo Miranda sobre herança e sustentabilidade.


Celebrar a joia portuguesa como uma herança, como um testemunho da passagem do tempo, como uma ligação inquebrável e eterna: é este o mote de Legacy, a nova campanha internacional promovida pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP). Sucedendo a À la Carte, a campanha Portuguese Jewellery Legacy celebra a intemporalidade das joias, olhando para estas peças como um legado — de arte, de valores, de memórias — que é passado de geração em geração, num ciclo eterno de significado, estima e tradição. 

Remetendo para os valores da eternidade das joias portuguesas e para a recuperação das técnicas e desenhos tradicionais que atravessam o tempo — como o colar de grilhão, os brincos barrocos ou o fio de trancelim —, a campanha Legacy vem valorizar as histórias e o imaginário que se escondem por detrás de cada uma das peças de joalharia que usamos, unindo passado e presente para criar um futuro brilhante. "Fizemos um profundo trabalho de identificação das técnicas e das empresas especializadas em cada técnica, que, na sombra das suas oficinas, preservam o legado de arte e tradição, que nos caracteriza e diferencia em todo o mundo", explica Nuno Marinho, Presidente da AORP. "Paralelamente, fomos ao encontro das marcas contemporâneas que transpõem estas mesmas técnicas para o novo contexto de consumo global, através do design e da comunicação com um novo público ávido de peças com identidade e história." 

De mãos dadas com a tradição e a herança, e numa altura em que se torna cada vez mais urgente proteger o planeta — entenda-se, o nosso maior e mais poderoso legado —, a campanha da AORP não deixou de parte os valores essenciais da sustentabilidade, do comércio justo, do consumo responsável e do slow fashion, com o objetivo de mostrar que as joias, enquanto peças intemporais e eternas, podem contrariar a tendência atualmente insustentável do mercado de produção e de consumo. "Enquanto representantes de uma indústria, queremos inspirar as nossas empresas a adotar políticas de gestão e proteção dos recursos naturais, encorajar a reciclagem e reutilização de materiais, bem como defender princípios de respeito e igualdade", defende o Presidente da AORP. "Queremos que o setor da joalharia portuguesa lidere um movimento que a indústria da Moda deve obrigatoriamente seguir.”

A identidade, a história e a importância posta na sustentabilidade, na eternidade e na intemporalidade são três pontos em comum às 20 marcas, todas elas uma simbiose entre herança, tradição e design contemporâneo, que fizeram parte do primeiro showcase de joalharia portuguesa promovido pela AORP nos passados dias 4, 5 e 6 de julho, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos. Num evento intimista que acompanhou o lançamento da nova campanha Legacy, a Vogue Portugal conversou com nomes como Mafalda Sampaio, Helena Coelho, Joana Brandão, Sónia Balacó e Diogo Miranda sobre as joias que herdaram e a urgência da sustentabilidade. 

Artigos Relacionados

Inspiring Women 30. 8. 2018

Iris Apfel: "Acho que um sentido de deslumbramento é absolutamente imperativo"

Se a idade importasse, o estilo tinha prazo de validade. E se há coisa que nos ensinam desde pequenos é que o estilo é eterno.

Ler mais

Pessoas 18. 4. 2018

Ageless: estilo em qualquer idade

A Moda está a dar tempo de antena aqueles que têm a sabedoria de uma vida e um estilo irrepreensível. Há, inclusive, quem lhes chame a próxima geração da indústria.

Ler mais

2. 4. 2018

AORP x Vogue: joias à la carte

Porque a ourivesaria e relojoaria made in Portugal serve-se para todos os gostos.

Ler mais

Notícias 24. 11. 2017

Os novos endereços da joalharia portuguesa

A AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal - lançou duas iniciativas como forma de promover o talento da joalharia portuguesa: uma com a Minty Square, outra com o El Corte Inglés.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK