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Com o coração devoto ao legado e os olhos postos na urgência de preservar o planeta, a nova campanha da AORP, Legacy, é uma celebração do passado, do presente e do futuro. A Vogue esteve no evento de apresentação e conversou com nomes como Mafalda Sampaio, Helena Coelho, Sónia Balacó e Diogo Miranda sobre herança e sustentabilidade.
Celebrar a joia portuguesa como uma herança, como um testemunho da passagem do tempo, como uma ligação inquebrável e eterna: é este o mote de Legacy, a nova campanha internacional promovida pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP). Sucedendo a À la Carte, a campanha Portuguese Jewellery Legacy celebra a intemporalidade das joias, olhando para estas peças como um legado — de arte, de valores, de memórias — que é passado de geração em geração, num ciclo eterno de significado, estima e tradição.
Remetendo para os valores da eternidade das joias portuguesas e para a recuperação das técnicas e desenhos tradicionais que atravessam o tempo — como o colar de grilhão, os brincos barrocos ou o fio de trancelim —, a campanha Legacy vem valorizar as histórias e o imaginário que se escondem por detrás de cada uma das peças de joalharia que usamos, unindo passado e presente para criar um futuro brilhante. "Fizemos um profundo trabalho de identificação das técnicas e das empresas especializadas em cada técnica, que, na sombra das suas oficinas, preservam o legado de arte e tradição, que nos caracteriza e diferencia em todo o mundo", explica Nuno Marinho, Presidente da AORP. "Paralelamente, fomos ao encontro das marcas contemporâneas que transpõem estas mesmas técnicas para o novo contexto de consumo global, através do design e da comunicação com um novo público ávido de peças com identidade e história."
De mãos dadas com a tradição e a herança, e numa altura em que se torna cada vez mais urgente proteger o planeta — entenda-se, o nosso maior e mais poderoso legado —, a campanha da AORP não deixou de parte os valores essenciais da sustentabilidade, do comércio justo, do consumo responsável e do slow fashion, com o objetivo de mostrar que as joias, enquanto peças intemporais e eternas, podem contrariar a tendência atualmente insustentável do mercado de produção e de consumo. "Enquanto representantes de uma indústria, queremos inspirar as nossas empresas a adotar políticas de gestão e proteção dos recursos naturais, encorajar a reciclagem e reutilização de materiais, bem como defender princípios de respeito e igualdade", defende o Presidente da AORP. "Queremos que o setor da joalharia portuguesa lidere um movimento que a indústria da Moda deve obrigatoriamente seguir.”
A identidade, a história e a importância posta na sustentabilidade, na eternidade e na intemporalidade são três pontos em comum às 20 marcas, todas elas uma simbiose entre herança, tradição e design contemporâneo, que fizeram parte do primeiro showcase de joalharia portuguesa promovido pela AORP nos passados dias 4, 5 e 6 de julho, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos. Num evento intimista que acompanhou o lançamento da nova campanha Legacy, a Vogue Portugal conversou com nomes como Mafalda Sampaio, Helena Coelho, Joana Brandão, Sónia Balacó e Diogo Miranda sobre as joias que herdaram e a urgência da sustentabilidade.
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