Artigo Anterior

Don't you (forget about balms)

Próximo Artigo

O primeiro passo

Compras 5. 4. 2018

A ameaça visível

by Mónica Bozinoski

 

É um dos assuntos mais problemáticos na agenda global, a causa de inúmeras doenças e uma das maiores inimigas de uma pele saudável. A ameaça é real, preocupante e visível, e dá-se pelo nome de poluição.

Os seus efeitos na saúde não são desconhecidos - segundo a World Health Organization (WHO), a poluição do ar é responsável por 36% das mortes por cancro de pulmão e por 27% das mortes resultantes de doenças do coração. Estes dados preocupantes não são uma surpresa quando pensamos nos 92% da população mundial que reside em pontos do globo onde a qualidade do ar excede os limites impostos pelas guidelines da WHO. Segundo a mesma organização, a poluição do ar é definida como "a contaminação do ambiente, tanto exterior como interior, resultante de qualquer agente químico, físico ou biológico". 

A realidade assombrosa da poluição não se faz sentir apenas na nossa saúde, e a problemática extende-se também ao maior orgão do nosso corpo: a pele. Desde os raios UVA/UVB, que podem desencadear o fotoenvelhecimento, as irritações na pele ou os cancros cutâneos, às partículas finas que flutuam no ar e penetram os poros, causando danos celulares como a hiperpigmentação, a inflamação e a sensibilidade, os poluentes são uma das grandes causas do envelhecimento permaturo da pele. Levando ao stress oxidativo, estes agressores estão diretamente relacionado com o enfraquecimento da barreira da pele, que por sua vez resulta no aparecimento de linhas finas e rugas. 

Uma simples e rápida pesquisa em alguns sites de cosmética é suficiente para perceber que a indústria da Beleza não fechou os olhos a esta ameaça e que a nossa crescente "obsessão" com o wellness resultou em inúmeros cuidados que se identificam como antipoluição, detox ou antioxidante. Mas como funcionam, afinal, estes produtos?

Uma das respostas possíveis é através do uso de ingredientes com propriedades antioxidantes e protetoras, como o extrato de laranja e o extrato de coentro, presentes na máscara antipoluição da Kiehl's. Outras soluções como o Booster Detox da Clarins, com extrato de café verde reconhecido pelas suas propriedades desintoxicantes, ou o tratramento One Essential City Defense de Dior, com uma tripla ação antipoluente e filtros UVA/UVB, ajudam a aumentar os níveis de proteção da pele. E porque a ameaça não é só exterior mas também interior, e até as luzes do computador podem ser inimigas da perfeição, uma bruma como Flash Defence ou D-Pollution Essentiel pode ser uma boa adição ao material de escritório. 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Notícias 5. 4. 2018

The Ritual of Namasté: a nova gama de cuidados de rosto Rituals

Com o mote "respeito pela natureza, respeito pela pele", a Rituals apresenta The Ritual of Namasté, a sua mais recente gama de cuidados de rosto naturais.

Ler mais

Tendências 24. 11. 2017

Perfect Match(a)

Para além do seu sabor único e do seu tom colorido em verde esmeralda, o Matcha é uma das principais tendência na alimentação pelos seus benefícios na saúde.

Ler mais

Palavra da Vogue 2. 11. 2017

Eterna juventude

Inspirada na arte da caligrafia ancestral, Le Soin Noir & Blanc é a fórmula mágica para um cuidado intensivo e rejuvenescedor da pele.

Ler mais

Notícias 10. 7. 2017

A luz do computador envelhece?

Sabíamos que nos causavam insónias, sabíamos que nos prejudicavam a visão. Mas um novo estudo mostra que a luz azul emitida pelos ecrãs eletrónicos também nos envelhece a pele. E agora?

Ler mais

Guestlist 6. 6. 2017

À procura da perfeição

Será que a tecnologia nos tornou escravos da Beleza? Até onde queremos ir para contrariar os sinais do tempo? Qual é a cirurgia estética mais procurada?

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK