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Agenda 8. 5. 2018
Uma carreira de sucesso que terminou com a morte prematura do artista. O designer britânico tinha a sensibilidade na ponta das mãos quando desenhava e as ideias transbordavam na mente. Em 2018, oito anos depois do seu desaparecimento, foi recordado num documentário.
“Os meus desfiles são sobre sexo, drogas e rock’n’roll. É pela emoção e os arrepios. Quero ataques cardíacos. Quero ambulâncias.”, afirmava McQueen sobre as suas apresentações que durante os seus tempos áureos fez correr muita tinta na imprensa. A história do eterno aprendiz de alfaiate ganha novos contornos através da visão de Ian Bonhôte e Petter Erredgui, os responsáveis pela realização do documentário.
McQueen teve a sua estreia mundial no Tribeca Film Festival, onde através da imprensa especializada recebeu crítica positiva. Neste retrato videográfico, vai ser possível acompanhar a origem de Alexander enquanto criador, os trabalhos mais emblemáticos, a vida pessoal e o legado da marca, que desde a sua morte é comandado por Sarah Burton. Este documentário é baseado em testemunhos de amigos, familiares do criador, entrevistas, vídeos e imagens de arquivo.
O trajeto profissional, do ofício da alfaiataria até à Givenchy, dos problemas com as drogas à luta contra a depressão ou a relação com os amigos famosos como Lady Gaga e Sarah Jessica Parker não vão ser postos de lado e vão fazer parte deste roteiro.
Lee Alexander McQueen nasceu em terras de sua Majestade, antes de fundar a marca homónima, em 2001; passou pela francesa Givenchy, onde ficou entre 1996 e 2001. Estudou na Central Saint Martins e foi galardoado quatro vezes (1996, 1997, 2001 e 2004) como British Designer of The Year pelos The Fashion Awards e uma vez pelos CFDA, em 2003, como International Designer of The Year. Foi em Mayfair, Londres, na sua casa que o criador cometou suicídio.
O documentário já está disponível em DVD pelo preço de € 11,99, um exclusivo Fnac.
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