Lifestyle   Agenda  

Alexander McQueen como nunca antes visto

08 May 2018
By Rui Matos

Uma carreira de sucesso que terminou com a morte prematura do artista. O designer britânico tinha a sensibilidade na ponta das mãos quando desenhava e as ideias transbordavam na mente. Em 2018, oito anos depois do seu desaparecimento, foi recordado num documentário.

Uma carreira de sucesso que terminou com a morte prematura do artista. O designer britânico tinha a sensibilidade na ponta das mãos quando desenhava e as ideias transbordavam na mente. Em 2018, oito anos depois do seu desaparecimento, foi recordado num documentário.

via youtube
via youtube

“Os meus desfiles são sobre sexo, drogas e rock’n’roll. É pela emoção e os arrepios. Quero ataques cardíacos. Quero ambulâncias.”, afirmava McQueen sobre as suas apresentações que durante os seus tempos áureos fez correr muita tinta na imprensa. A história do eterno aprendiz de alfaiate ganha novos contornos através da visão de Ian Bonhôte e Petter Erredgui, os responsáveis pela realização do documentário. 

McQueen teve a sua estreia mundial no Tribeca Film Festival, onde através da imprensa especializada recebeu crítica positiva. Neste retrato videográfico, vai ser possível acompanhar a origem de Alexander enquanto criador, os trabalhos mais emblemáticos, a vida pessoal e o legado da marca, que desde a sua morte é comandado por Sarah Burton. Este documentário é baseado em testemunhos de amigos, familiares do criador, entrevistas, vídeos e imagens de arquivo.

O trajeto profissional, do ofício da alfaiataria até à Givenchy, dos problemas com as drogas à luta contra a depressão ou a relação com os amigos famosos como Lady Gaga e Sarah Jessica Parker não vão ser postos de lado e vão fazer parte deste roteiro.

Lee Alexander McQueen nasceu em terras de sua Majestade, antes de fundar a marca homónima, em 2001; passou pela francesa Givenchy, onde ficou entre 1996 e 2001. Estudou na Central Saint Martins e foi galardoado quatro vezes (1996, 1997, 2001 e 2004) como British Designer of The Year pelos The Fashion Awards e uma vez pelos CFDA, em 2003, como International Designer of The Year. Foi em Mayfair, Londres, na sua casa que o criador cometou suicídio. 

O documentário já está disponível em DVD pelo preço de € 11,99, um exclusivo Fnac.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024