Alexander McQueen como nunca antes visto
Artigo Anterior

13 Reasons Why: tudo sobre a segunda temporada

Próximo Artigo

O que sabemos sobre 'Mamma Mia: Here We Go Again'

Agenda 8. 5. 2018

Alexander McQueen como nunca antes visto

by Rui Matos

 

Uma carreira de sucesso que terminou com a morte prematura do artista. O designer britânico tinha a sensibilidade na ponta das mãos quando desenhava e as ideias transbordavam na mente. Agora, em 2018, oito anos depois do seu desaparecimento, é recordado num documentário.

via youtube

“Os meus desfiles são sobre sexo, drogas e rock’n’roll. É pela emoção e os arrepios. Quero ataques cardíacos. Quero ambulâncias.”, afirmava McQueen sobre as suas apresentações que durante os seus tempos áureos fez correr muita tinta na imprensa. A história do eterno aprendiz de alfaiate ganha novos contornos através da visão de Ian Bonhôte e Petter Erredgui, os responsáveis pela realização do documentário. 

McQueen teve a sua estreia mundial no Tribeca Film Festival, onde através da imprensa especializada recebeu crítica positiva. Neste retrato videográfico, vai ser possível acompanhar a origem de Alexander enquanto criador, os trabalhos mais emblemáticos, a vida pessoal e o legado da marca, que desde a sua morte é comandado por Sarah Burton. Este documentário é baseado em testemunhos de amigos, familiares do criador, entrevistas, vídeos e imagens de arquivo.

O trajeto profissional, do ofício da alfaiataria até à Givenchy, dos problemas com as drogas à luta contra a depressão ou a relação com os amigos famosos como Lady Gaga e Sarah Jessica Parker não vão ser postos de lado e vão fazer parte deste roteiro.

Lee Alexander McQueen nasceu em terras de sua Majestade, antes de fundar a marca homónima, em 2001; passou pela francesa Givenchy, onde ficou entre 1996 e 2001. Estudou na Central Saint Martins e foi galardoado quatro vezes (1996, 1997, 2001 e 2004) como British Designer of The Year pelos The Fashion Awards e uma vez pelos CFDA, em 2003, como International Designer of The Year. Foi em Mayfair, Londres, na sua casa que o criador cometou suicídio. 

A estreia deste documentário está prevista para o dia 8 de junho, mas até à data ainda não há confirmação da sua chegada a terras lusitanas.

Artigos Relacionados

Tendências 19. 4. 2018

As mulheres de Almodóvar

Com mais de três décadas de trabalho, vinte filmes no currículo e uma lista de musas invejável, o realizador espanhol tem o dom de nos transportar para uma realidade paralela onde o preconceito fica à porta.

Ler mais

Tendências 9. 4. 2018

Podia ser de um filme de Wes Anderson

Mas não é. São localizações reais que podem ser visitadas por qualquer um.

Ler mais

Entrevistas 1. 3. 2018

Linha Fantasma: a entrevista a Paul Thomas Anderson

Fomos a Londres saber tudo o que Paul Thomas Anderson tem para contar sobre um dos grandes filmes do ano.

Ler mais

Roteiro 3. 1. 2018

Luzes, câmara, ação

Estes são os 7 documentários sobre designers de Moda que deve juntar à lista de filmes para ver.

Ler mais

Agenda 31. 10. 2017

"Call Me By Your Name", o drama mais aguardado do ano

É no verão de 1983, no norte de Itália, que conhecemos a história de Elio e Oliver. Uma ode ao primeiro amor. A nova obra cinematográfica de Luca Guadagnino é já uma das apostas mais promissoras para os Óscares de 2018.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK