Artigo Anterior

A Falconeri viajou até à Islândia com Irina Shayk

Próximo Artigo

Salsa revela um look Slimming Elegant com os novos jeans

Notícias 7. 11. 2019

O tema da próxima Met Gala já foi revelado

by Rui Matos

 

About Time: Fashion and Duration é o título da próxima exposição e gala do nova-iorquino Metropolitan Museum. 

© Getty Images

Há mais de 40 anos que as primeiras segundas-feiras de maio têm outro sabor. Tudo isto graças à Met Gala, o evento que se transformou num dos principais marcos para a indústria da Moda e todos os seus intervenientes. Depois de Camp: Notes on Fashion, tema que deu mote ao certame deste ano, chega About Time: Fashion and Duration, o tema escolhido para o 2020, ano em que o Metropolitan Museum of Art celebra o seu 150º aniversário. Segundo Andrew Bolton, curador do Costume Institute, em entrevista à Vogue norte-americana, o tema escolhido para a gala e exposição vai oferecer uma “abordagem repleta de nuances e fins abertos. É uma reimaginação da história da Moda fragmentada, descontinuada e heterogénea.”

O filme Orlando (1992) de Sally Potter, inspirado na obra literária do mesmo nome da britânica Virginia Woolf, foi o ponto de partida. “Há uma cena maravilhosa no filme em que Tilda Swinton [que protagoniza o filme] entra num labirinto com uma túnica feminina do século XVIII à lá francesa e enquanto ela corre as suas roupas mudam para indumentárias do século XIX e acaba por surgir na Inglaterra de 1850. Foi daí que surgiu a ideia”, contou Bolton, na mesma entrevista. 

A exposição, que contará com cerca de 160 peças dos últimos 150 anos, vai ser acompanhada por citações de algumas das obras de Virginia Woolf, entre elas Orlando, Mrs. Dalloway e To the Lighthouse, que têm um grande foco no tempo. Às palavras de Woolf, as teorias do filósofo francês Henri Bergson - que no início do século XX trabalhou o conceito da duração do tempo - vão ter ainda uma grande influência nesta exposição. Já o escritor Michael Cunningham, que arrecadou um Pulitzer em 1999 pelo seu livro The Hours, que nada mais é do que uma leitura pós-modernista de Mrs. Dalloway, onde o ponto central se foca em três gerações de mulheres afetadas pelo clássico de Virginia Woolf, vai contribuir com uma pequena história para o livro oficial da exposição. 

“A roupa é a primeira coisa que te vem à cabeça quando pensas numa era - pensas nos vestidos pannier quando dizes século XVIII, só depois é que te lembras da arquitetura ou de outra coisa qualquer”, disse Karl Lagerfeld num vídeo exibido no passado mês de junho, durante o seu memorial. A missão de Andrew Bolton com About Time: Fashion and Duration é precisamente desafiar o espectador a pensar de uma forma diferente sobre a história da Moda.

Para conseguir tal feito, o curador norte-americano vai dividir esta exposição em duas secções. A primeira é uma timeline de coordenados pretos, que segundo o mesmo: “É uma cronologia muito racional da Moda desde 1870 a 2020, uma escala temporal muito moderna.” Na segunda secção, apresenta-nos uma contra-cronologia com criações maioritariamente pintadas de branco, que têm como principal função fazer-nos olhar para a roupa como obras temporais de cada década. “Esta exposição vai ter em conta o lado efémero da Moda, com flashbacks e fast-forwards para mostrar de que maneira é que a indústria pode ser linear e cíclica”, explica Max Hollein, diretor do Met, num comunicado de imprensa.

About Time: Fashion and Duration vai ser possível devido à Louis Vuitton, a grande patrocinadora do evento, uma escolha certeira devido à grande história que a Maison tem vindo a imprimir na indústria. A Nicolas Ghesquière, diretor criativo da Louis Vuitton, vão juntar-se Lin-Manuel Miranda, Meryl Streep, Emma Stone e Anna Wintour, a grande anfitriã da noite, como co-chairs da Met Gala, que acontece na noite de 4 de maio. 

A exposição inaugura a 7 de maio de 2020 e fica patente até ao dia 7 de setembro de 2020. 

Artigos Relacionados

Pessoas 7. 5. 2019

Met Gala 2019: os cinco momentos mais teatrais da noite

A verdade é que não há melhor palavra para designar Camp do que "teatralidade". Tendo esse conceito em mente, reunimos os cinco momentos mais teatrais da passadeira vermelha da Met Gala 2019.

Ler mais

Eventos 7. 5. 2019

Todos os casais da Met Gala 2019

De Priyanka Chopra e Nick Jonas a Kim Kardashian e Kanye West, estes foram os casais que trouxeram uma avalanche de amor à Met Gala 2019.

Ler mais

Tendências 6. 5. 2019

Os melhores looks de Beleza da Met Gala 2019

Das pestanas extravagantes de Lady Gaga e Gigi Hadid à maquilhagem desafiante de Billy Porter e Ezra Miller, reunimos os looks de Beleza que marcaram a Met Gala 2019.

Ler mais

Eventos 6. 5. 2019

Met Gala 2019: todos os looks da passadeira vermelha

Na edição de 2019 da Met Gala, as celebridades desfilaram numa passadeira que não foi vermelha, mas sim cor-de-rosa, condizente com o tema e hashtag que termina com um flamingo, #MetGala .

Ler mais

Tendências 30. 4. 2019

Camp: o que é de facto o tema da próxima Met Gala?

Desmistificamos a origem e as ramificações de um tema tão complexo, mas ao mesmo tempo tão rico culturalmente.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK