Artigo Anterior

Not so typical

Próximo Artigo

1, 2, step

Tendências 25. 7. 2018

A estética das legendas

by Rui Matos

 

Começaram na sétima arte, evoluíram para o pequeno ecrã e agora começam a invadir as fotografias de Instagram. Será esta a nova tendência da aplicação móvel? Ainda embrionária, já há alguns nomes de peso a proliferá-la - provavelmente, o suficiente para uma iminente adesão em grande escala.

Selena Gomez @selenagomez © Instagram

Quando se é a personalidade com mais seguidores no Instagram, não há melhor meio de divulgação do que a rede social para anunciar novos projetos. Talvez esse tenha sido o pensamento de Selena Gomez, que recentemente partilhou o teledisco de Back To You, uma das músicas que pertence à banda sonora de 13 Reasons Why. Nos stills que publicou, e que serviram de teasers para o produto final, havia imagens de Gomez acompanhadas de legendas como: “I know I’d go back to you” (“eu sei que voltaria para ti”). 

 

Assim que a cantora norte-americana continuou com a promoção do novo single, começaram a surgir comentários sobre um suposto caso de plágio. Neste caso em particular, para com Sarah Bahbah, uma artista de origem palestiniana, que tem como cunho pessoal a partilha de imagens com legendas nos trabalhos fotográficos que assina. Situações muito instagramáveis são encenadas e Bahbah captura o momento para, posteriormente, inserir diálogos que surgem da sua própria imaginação, ou até mesmo versos de letras de músicas de estrelas pop como Rihanna. 

A italiana Gucci, que tem vindo a colaborar com vários artistas emergentes - muitos deles provenientes de plataformas digitais como o Instagram -, no início de 2018, aventurou-se na reinterpretação da linha Guilty com Gucci Guilty Absolute Pour Femme. Na campanha desta fragrância, o diretor criativoa Alessandro Michele convidou Sarah para dirigir a produção artística, dando assim o mesmo tratamento que dá no seu trabalho, ainda que não tenha sido a primeira vez que marca utiliza as legendas nas suas campanhas: há dois anos, para a estação fria de 2016, Michele e companhia voaram até ao Japão para fotografar as criações daquela estação. Quem captou os momentos foi Glen Luchford que, no tratamento final, adicionou legendas, entre elas: “the beat continues” (“a batida continua”).

© Glen Luchford para Gucci

Mais recentemente, foi a vez da francesa Dior partilhar a campanha de outono/inverno de 2018. Eis que, a acompanhar as fotografias de Pamela Hanson, aparecem legendas. É seguro dizer que parece haver aqui uma padronização e tentar descobrir quem desencadeou esta tendência é tão, ou mais, complexo do que perceber o que é que surgiu primeiro: o ovo, ou a galinha? As imagens com textos podem ter-se iniciado em vários momentos, entre os quais através da proliferação dos memes (que utilizam texto nas imagens) e o crescimento da indústria audiovisual com legendas (para que se consiga alcançar um maior número de indivíduos). 

Resta agora esperar para perceber se esta é mais uma das tendências de Instagram que está pronta para se massificar.

Artigos Relacionados

Roteiro 25. 7. 2018

Os 10 hotéis mais instagramáveis de sempre

São um refúgio no meio da natureza ou um esconderijo na trama cosmopolita. São altivos, imponentes e se há coisa que não sabem é passar despercebidos. Mas são, acima de tudo, o cenário perfeito para as melhores fotografias de Instagram.

Ler mais

Tendências 19. 7. 2018

Do ciclismo para a Moda

Por esta altura já nos habituámos ao conceito do athleisure na indústria da Moda. Os fatos de treino, por exemplo, estão mais atuais e contemporâneos do que nunca e, no verão de 2018, os calções usados pelos ciclistas estão a invadir a rua. Uma dominação global? Suspeitamos que sim.

Ler mais

Tendências 18. 7. 2018

Not so typical

“Mais do mesmo não, por favor.”. Ecoa no subconsciente de cada um quando a ideia de remodelar a casa de banho surge,

Ler mais

Pessoas 10. 7. 2018

Following Now: Jeanette Friis Madsen

A it girl dinamarquesa é a personificação do estilo nórdico e, claro, a razão da obsessão pelos looks descomprometidos e desprovidos de pompa e circunstância.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK