Lifestyle   Roteiro  

Vodafone Mexefest: 5 concertos (no feminino) a não perder

21 Nov 2017
By Ana Carvas

Está prestes a começar uma nova edição do festival urbano mais cool da capital e estes são os 5 nomes femininos que não deve (mesmo) deixar de ver.

Está prestes a começar uma nova edição do festival urbano mais cool da capital e estes são os 5 nomes femininos que não deve (mesmo) deixar de ver.

O Vodafone Mexefest tem um posicionamento único no universo dos festivais. Este ano, na 7ª edição do evento, o hip hop e r&b, a eletrónica e o rock com rosto feminino têm lugar de destaque no cartaz. Nomes como IAMDDB ou Sevdaliza chegam com a promessa de não nos fazer esquecer a breve passagem por terras lusitanas.

E se ainda se pergunta o que é que este festival tem, a resposta divide-se em duas premissas: boa música nova para os mais curiosos e concertos em locais emblemáticos da cidade de Lisboa. Posto isto, estas são as 5 artistas femininas no radar da Vogue na edição deste ano do Mexefest.

IAMDDB

De Manchester, a artista é responsável por dar uma nova vida ao trap, ao juntar melodias de jazz e soul às suas criações. Com inspiração em grandes nomes da música como Erykah Badu ou Jimmy Dlulu, juntou as influências das sua raízes angolanas e criou hits que não nos saem da cabeça, como é o caso de Shade ou Pause. Uma lufada de ar fresco na cena musical atual, uma artista que procura novos ritmos e novas misturas, já para não falar do seu estilo único e vibe contagiante. Temos encontro marcado no dia 24 de novembro, no Cine-Teatro Capitólio.

Surma

A procura incessante de sonoridades do mundo é uma da principais características que nos faz querer manter Surma debaixo de olho. Inovadora na sua genialidade, a artista consegue criar mil e uma melodias entre teclas, voz, cordas, pedais e botões e, ainda assim, soar silenciosa. Capacidade do além? Talvez não, é apenas o resultado de uma dedicação extraordinária à sua paixão. Débora Umbelino é Surma e é também a miúda que fez a música portuguesa chegar a 7 países com mais de 150 concertos - e tem apenas 22 anos. Para conhecer o seu “primeiro filho”, que é como quem diz o seu novo álbum Antwerpen, o concerto tem data marcada para dia 24 novembro no São Jorge.

Mahalia

Recomendação: Sober é "o" single para ouvir em loop. Ainda com a melodia na cabeça, tentámos perceber o caso de sucesso da artista oriunda de Leicester, o que nos levou a descobrir que aos 8 anos escreveu a sua primeira música e aos 13 assinou o primeiro contrato com uma editora. Desde então, nunca mais parou. No currículo conta com uma colaboração com Rudimental, singles produzidos por Steve Fitzmaurice ou Nineteen85 (responsável pelo hit Hotline Bling de Drake) e ainda palcos partilhados com Ed Sheeran e Kendrick Lamar, de quem é particularmente fã, ”a minha pessoa preferida da indústria neste momento é sem dúvida Kendrick. Esse homem é um génio. Um verdadeiro rei.”, afirmou em entrevista à I-D. Dia 25 de novembro, o São Jorge abre as portas ao público e Mahalia sobe ao palco para apresentar o seu primeiro álbum, Diary of Me.

Sevdaliza

Entre Portishead, Massive Attack ou FKA Twigs encontramos Sevdaliza. Da comunhão mais bela entre a batida eletrónica e o dubstep, entre o futuro e o presente, chegam músicas com emoção, capazes de arrepiar, de fazer sofrer, sorrir e chorar. Nasceu no Irão, mas com 5 anos mudou-se para a Holanda, onde os seus pais foram acolhidos como refugiados políticos. Nesta transição, foi buscar inspiração e referências para a sua música, uma eletrónica sensual que nos embala numa dança rítmica conduzida pela magnitude da sua voz. No São Jorge apresenta Ison, o primeiro álbum. Um concerto imperdível no dia 25 de novembro, no São Jorge.

Hinds

O indie rock está vivo e na Moda. Esta não é a primeira vez da girl band espanhola em Portugal, mas promete certamente ser das mais memoráveis. Em 2016, lançaram o primeiro disco, Leave Me Alone, e em meados deste ano apresentaram o single Caribbean Moon, que foi um sucesso instantâneo. Começaram em Madrid com o nome Deers, a banda liderada por Carlotta Cosials e Ana Perrote. Mudaram o nome e, à dupla, juntaram-se Aden Martin e Amber Grimbergen. Assim, formaram o quarteto fantástico das melodias energéticas cantadas em inglês. Este rock de garagem do país vizinho chega à Estação Ferroviária do Rossio no dia 24 de novembro.

Menção honrosa (ou mais 5 concertos que não deve deixar de ver)

Liniker e os CaramelowsCigarettes After Sex Julia HolterOrelha NegraOddisee

Ana Carvas By Ana Carvas

Relacionados


Notícias  

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino

28 Mar 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Bordeaux

28 Mar 2024

Casamentos  

There’s no God in Bridezilla

28 Mar 2024

Lifestyle  

Mais vale tarde

27 Mar 2024