Artigo Anterior

Best of: os melhores momentos na Moda em 2017

Próximo Artigo

Os momentos mais memoráveis dos Golden Globes

Curiosidades 29. 12. 2017

Os escândalos

by Rui Matos

 

O que seria a cultura pop sem alguns mexericos à mistura? Estamos a poucos dias de entrar em 2018 e, antes de se festejar o Ano Novo, vamos revisitar alguns dos escândalos que dominaram os mass media em 2017. 

La La Land é, acidentalmente, anunciado como Melhor Filme do Ano

© Getty Images

Foi no dia 26 de fevereiro, Warren Beatty e Faye Dunaway eram responsáveis por anunciar a categoria de Melhor Filme do Ano – a mais cobiçada e a mais importante da noite. Assim que se anunciou o filme de Damien Chazelle como o grande vencedor a festa não se prolongou. Justin Horowitz, produtor de La La Land, apercebeu-se que o envelope estava trocado e rapidamente anunciou Moonlight como o grande vencedor da noite. Ao que parece foi entregue a Beatty e Dunaway um envelope duplicado da categoria apresentada anteriormente – a de Melhor Atriz.

Kendall Jenner para a Pepsi

Foi em abril que Kendall Jenner esteve no centro das atenções e, desta vez, não foi pelas melhores razões. A norte-americana de 22 anos protagonizou um anúncio para a empresa de refrigerantes, Pepsi. No vídeo partilhado Jenner ofereceu um lata de Pepsi a um polícia como forma de parar as manifestações, não foi preciso ser exibido na televisão até ganhar repercussões, no mesmo dia em que foi partilhado, na Internet, os utilizadores catalogaram o spot publicitário como controverso. Mais tarde, a marca norte-americana retirou o anúncio pedindo desculpas a todos e a Kendall Jenner, que só se pronunciou meses mais tarde num dos episódios de Keeping Up With the Kardashians.

Fyre Festival, o fracasso

No início de 2017 influenciadoras digitais, como Bella Hadid ou Emily Ratajkowski, promoviam um novo festival de música, o Fyre Festival. Depressa foi considerado um dos festivais mais luxuosos e caros do ano – o preço dos bilhetes eram de 1.500 dólares, bilhete normal, e para a secção VIP de 12.000 dólares. Tudo parecia normal, mais um festival de música repleto de celebridades e digital influencers. Mas quando chegaram ao local o que lhes foi prometido não estava lá. Ao invés de pratos preparados por um Chef, haviam sandes de queijo e fiambre, cacifos sem proteção, tendas normais e não de luxo e voos cancelados para a ilha onde decorria o festival.

Met Gala, as proibições

Já fora anunciado que era proibido tirar selfies na Gala anual organizada pelo Metropolitan Museum of Art, mas logo à partida sabíamos que essa ia ser uma regra sem qualquer efeito. Na gala deste ano Bella Hadid, Rami Malek, Dakota Johnson, entre outros fotografaram-se a fumar dentre de um dos WCs do museu. De acordo com o Page Six, os responsáveis pelo MET não estava muito satisfeitos com este comportamento, uma vez que o fumo poderia danificar a coleção patente no museu.

Kendall Jenner e Kylie Jenner, apropriação de imagens

Os ícones de hip hop têm ganhado cada vez mais notoriedade, principalmente os mais emblemáticos como Tupac. As irmãs mais novas do clã Kardashian, em junho de 2017, lançaram uma coleção de t-shirts ao estilo do merchandising das bandas de rock. Esta seria uma coleção que tinha tudo para dar certo para os admiradores das irmãs Jenner se não se esquecessem de pedir autorização para utilizar as fotografias das estrelas de rock e hip hop. Quem denunciou o sucedido foi Voletta Wallace, mãe de Biggie, disse que ninguém pediu autorização para utilizar as fotografias de filho. O resultado? A coleção foi retirada da loja online e as irmãs, em comunicado, disseram: “não era nossa intenção desrespeitar estes ícones culturais… vamos usar esta oportunidade para aprender com os nossos erros.”.

John McEnroe Vs Serena Williams

© Getty Images

Enquanto promovia o seu segundo memoir, o tenista John McEnroe deu uma entrevista ao NPR e quando lhe perguntaram o porquê de ter dito que Williams era a melhor tenista feminina, ao invés de a melhor tenista. A resposta de McEnroe foi: “se ela jogasse no circuito masculino ela estaria em 700º lugar.”. Depois desta resposta, John recebeu duras críticas por não respeitar a tenista. No twiiter, a norte-americana respondeu: “Querido senhor, eu gosto e respeito-o muito, por isso, por favor não mencione o meu nome nas suas entrevistas.”.

O plot twist: Selena Gomez deixa The Weeknd e volta para Justin Bieber

© Getty Images

Já perdemos a conta às vezes em que estes dois se separaram e voltaram. Mas o coração é que sabe o que quer e o de Selena Gomez quer Justin Bieber. Quando tudo parecia estar a dar certo para The Weeknd e Gomez a triste notícia de que o casal não estava junto chegou. Como se não bastasse existe, agora, o rumor de que Abel Tesfaye (a.k.a The Weeknd) está a tentar voltar para a ex-namorada, Bella Hadid.

O escândalo sexual de Hollywood

© Getty Images

Harvey Weinstein foi um dos nomes mais ouvidos do ano de 2017 e não pelas melhores razões. Foi a 5 de outubro que o diário norte-americano, The New York Times, revelou todos os escândalos sexuais em que Weinstein estava envolvido. Depois da primeira denúncia, o caso teve uma repercussão mundial e várias modelos, atrizes ou assistentes vieram denunciar o produtor norte-americano. Este foi um dos temas mais falados nos últimos meses e graças à revelação por parte do The New York Times várias foram as mulheres que decidiram contar as suas histórias de assédio sexual. Um escândalo que pode ter vindo por bem para dar voz às mulheres e acabar com, bem como sancionar, este tipo de comportamento.

Artigos Relacionados

Curiosidades 28. 12. 2017

Best of: os melhores momentos na Moda em 2017

À parte de todos os escândalos de que viveu 2017, há uma lista de momentos inesquecíveis na indústria.

Ler mais

Notícias 28. 12. 2017

Diretores criativos: os nomes que saíram em 2017

Nem só de best ofs vive o ano: alguns dos momentos deste significou a saída de nomes que vamos sentir a falta em algumas Casas de Moda ao longo de 2018 e mais além.

Ler mais

Curiosidades 27. 12. 2017

As modelos de 2017 são…

É cada vez mais difícil conseguir um lugar ao sol no mundo das supermodelos. Mas há um grupo de modelos no caminho certo para o título

Ler mais

Tendências 21. 12. 2017

Best of: o top 10 dos itens de 2017

O capítulo 2017 está prestes a ser fechado. Mas antes de entrarmos em 2018, é preciso perceber quais foram os itens de Moda mais falados.

Ler mais