Artigo Anterior

Calvin Klein: Primavera/Verão 2018

Próximo Artigo

Zara: o FW17 está cimentado na wishlist da Vogue

Os 20 anos de Mert & Marcus em 300 fotografias

Notícias 8. 9. 2017

by Rui Matos

 

Juntos, são uma das duplas mais icónicas do mundo da Fotografia de Moda. A prová-lo, está um currículo repleto de capas da Vogue e campanhas para marcas como Givenchy e Louis Vuitton que agora ganha estatuto colecionável numa nova publicação.

Conheceram-se numa festa em Londres, ainda corria o ano de 1994. Marcus pediu a Mert um isqueiro e depressa perceberam que tinham muito em comum, com a Moda a encabeçar a lista de gostos partilhados. Três anos depois, juntaram-se e fotografaram o primeiro editorial para a revista britânica Dazed & Confused. Duas décadas volvidas sobre a parceria de sucesso parece-nos mote mais que justificado para celebrar a carreira da dupla num livro com cerca de 400 páginas.

As fotografias de Mert e Marcus atingiram estatuto de obras de arte e a prova disso são as inúmeras campanhas que fotografam um pouco por todo o mundo. Ícones como Kate Moss, Irina Shayk ou Penélope Cruz deixaram-se imortalizar em imagens emblemáticas pela dupla que, a cada ano, tem somado as principais capas de publicações como a Vogue, Interview, Vanity Fair ou GQ, uma lista a que se juntam marcas como Versace, Givenchy, Calvin Klein ou La Perla.

Com introdução de Charlotte Cotton, o coffee table book resulta da colaboração com Giovanni Bianco, diretor criativo da Vogue Itália, e poderá ser encomendado através do site oficial da Taschen, por €500. A novidade é de edição limitada, surge em versão XXL e está disponível a partir de outubro.

Para celebrar este lançamento, revisitámos algumas das campanhas e capas da Vogue mais icónicas do duo (na galeria abaixo).

Coop Chopard

Artigos Relacionados

Pessoas 28. 8. 2017

Dossier de estilo: Florence Welch

No dia do seu aniversário, revisitamos os melhores momentos de estilo de Florence Welch.

Ler mais

Eventos 28. 8. 2017

MTV Video Music Awards 2017

Kendrick Lamar sagrou-se o grande vencedor da noite, Miley Cyrus redimiu-se da desastrosa performance que fez em 2013 e Taylor Swift apresentou ao mundo, pela primeira vez, o novo videoclipe de Look What You Made To Do.

Ler mais

Notícias 25. 7. 2017

O universo alternativo da Gucci para a FW17

Depois dos vários teasers lançados ao longo dos últimos meses na conta de Instagram oficial da Gucci, foi hoje conhecido a campanha de outono/inverno 2017 da casa italiana.

Ler mais

Pessoas 28. 6. 2017

Privado: Monica Lafayette

Se tivéssemos que encontrar sinónimos para Lafayette, a lista discorreria mais ou menos assim: mãe, stylist, diretora criativa, a que tem o coração na boca, a que não tem medo de vestir o que quer que seja, a que se encontra algures entre um casaco maior que a vida de Maria Teresa Lucas ou um casaco em pele Vetements.

Ler mais