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Nicola Formichetti colabora com a MAC

28 Feb 2018
By Sara Andrade

O designer colabora com a gigante de maquilhagem numa linha que tem tudo de delicioso: do packaging à paleta de cores.

O designer colabora com a gigante de maquilhagem numa linha que tem tudo de delicioso: do packaging à paleta de cores.

M.A.C. Nicopanda é o nome da cápsula que junta Formichetti com a Make Up Art Cosmetics nesta parceria global. 

Com um claro foco nas personalidades mais divertidas do seu público, as tonalidades pastel que privilegiam os rosas e violetas - com alguns verde água, azuis e o incontornável preto à mistura - dominam esta gama imaginada com a irreverência do punk e do kawaii-cute funk em mente. A gama, com acabamentos mate, acetinado e frost, inclui batons com nomes como pink-off (rosa bubblegum), pop babe (rosa forte), kawaii party (lavanda), galactic mint (verde água), toung 'n' chic (ameixa) e nico kiss (preto), bem como glosses intitulados sugar coat (transparente nacarado), panda kiss (azul forte, rosa azulado e rosa pérola), glitter parade (lavanda com pérola e prateado) e dreamz (azul escuro com pérola).

Para o rosto, a dupla propõe o cheeky chic powder blush (um blush num rosa delicioso com um dourado pérola), o unicorn dust or rust powder blush (em tons de lavanda com um toque de prateado) e o plum sparkle powder blush (para os dias em que as maçãs do rosto pedem violeta).

Nos olhos, a escolha surge bem diversa com as paletas de sombras snow panda eye shadow (branco e pérola), supah-pink eye shadow (rosa claro com pérola), misfit eye shadow (cinza metálico), cyber goth eye shadow (preto com pérola), atomic blush eye shadow (verde água com pérola), otaku eye shadow (alfazema e pérola rosa), harajuku blu eye shadow (púrpura e pérola), panda riot eye shadow (azul escuro com violeta e pérola azul), pout eye shadow (lilás), midas eye shadow (cinza com rosa e pérola prateada), freakshow eye shadow (cinza violeta), e blk eye shadow (o negro para "aquele" smoky eye). 

A gama completa-se com o pó para o rosto colour me nico em três tonalidades e ainda uma máscara de pestanas. A coleção inclui ainda acessórios como autocolantes e um necessaire com pincéis.

A Vogue Portugal falou com Nicola Formichetti sobre a novidade, para descortinar inspirações e influências, não só para a criatividade da colaboração, mas também para a campanha, que conta com imagem de Oliviero Toscani, o fotógrafo responsável pelas campanhas mais disruptivas da Benetton, por exemplo.

Primeiro, fale-nos um pouco do espetro cromático desta coleção. 

Diverti-me muito a pensar nas cores - queria usar tons pouco usuais que são muito populares na minha equipa Nicopanda. Todas as paletas de cor para lábios, olhos, maçãs do rosto são usáveis e absolutamente fabulosas. Representa tudo aquilo que a Nicopanda - e eu - somos: o kawaii japonês, o punk britânico, o street nova-iorquino e, claro, um toque de provocador, também.

As imagens de campanha são incomuns, nomeadamente no que à apresentação da maquilhagem diz respeito. Soube de imediato que era assim que queria apresentar a linha? E que seria Oliviero Toscani a registá-lo? 

Quando crio uma imagem ou look, é sempre uma expressão de uma ideia maior. Com esta campanha, o uso da cor como pinceladas de tinta representam a diversão, a liberdade e a alegria -o não levares-te muito a sério ou agires sempre em conformidade com a norma. Seres quem és, simplesmente, porque és uma pessoa linda. O Oliviero é uma lenda que tem a particularidade única de captar a alma de um tema. Juntámos a minha visão criativa e esta divertida coleção com o talento dele para trazer ao de cima a beleza natural e tudo aconteceu de forma muito orgânica.

O que acrescentaria à coleção, mas não teve tempo?

Eu estou mesmo feliz com esta seleção final. E acho que tem um pouco de tudo para toda a gente.

Podemos desejar uma continuação...?

Eu amava continuar a colaborar com a M.A.C. É ficarem atentos...

A coleção estará disponível a partir de 3 de março em pontos de venda selecionados do mercado asiático - basta olhar para as embalagens para perceber que é um público-alvo privilegiado -, chegando depois aos restantes mercados internacionais a 5 de março.

 

Sara Andrade By Sara Andrade

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