Artigo Anterior

CNI Luxury Conference:"Bem-vindos a Lisboa!", diz Suzy Menkes

Próximo Artigo

Há Moda no Art Room

Agenda 13. 4. 2018

Música no feminino

by Mónica Bozinoski

 

Segundo um estudo publicado no The New York Times, dos 899 artistas nomeados para as últimas seis edições dos Grammy Awards, 90,7% eram homens e 9,3% eram mulheres. Apesar do número assombroso, estas artistas provam que a música também se faz no feminino, e marcam presença nos palcos dos mais antecipados festivais. 

©Getty Images

O tópico da diversidade nas mais distintas indústrias artísticas, desde a Moda ao Cinema, tem sido um dos assuntos mais falados nos últimos meses, e a conclusão é um longo caminho a percorrer. O mesmo acontece no mundo da Música, uma indústria dominada por artistas - tanto a solo como em grupo - masculinos. 

Os dados publicados pelo jornal americano The New York Times são a irrefutável prova de um claro problema de diversidade na indústria musical. No artigo, que data de janeiro de 2018, pode ler-se que dos 899 artistas nomeados nas passadas seis edições dos Grammy Awards, apenas 9,3% pertenciam ao sexo feminino, com o sexo masculino a representar 90,7% das nomeações. Uma pequena visita ao site oficial dos Grammy Awards, o mais importante prémio da indústria musical, é suficiente para confirmar que o panorama não joga a favor da diversidade - e o mesmo acontece quando olhamos para os cartazes dos principais festivas de música que irão acontecer nos próximos meses. 

Num panorama maioritariamente dominado por artistas masculinos, reunimos 10 nomes no feminino que não vai querer perder nos principais palcos dos festivais portugueses, que arrancam já no mês de junho. 

Lorde, NOS Primavera Sound

Com temas como Royals, Team ou Green Light, retirado de Melodrama, o seu mais recente disco editado em 2017, a artista e compositora neozelandesa marca presença no primeiro dia do NOS Primavera Sound, a 7 de junho, no Parque da Cidade do Porto. Uma verdadeira estrela pop para a nova geração, Lorde conta com um Grammy Award pelo seu sucesso Royals, foi reconhecida pela revista TIME como uma das jovens mais influentes, e conquistou o primeiro lugar da tabela Hot 100 da Billboard. 

HAIM, Rock In Rio 

A banda de indie rock de Los Angeles, formada pelas irmãs Este, Alana e Danielle Haim, sobe ao palco do primeiro dia do festival, a 23 de junho. Nomeadas para Best International Group nos Brit Awards e ainda como Best New Artist nos Grammy Awards, as HAIM trazem a Portugal hits como Falling ou The Wire, dois temas de Days Are Gone, o seu primeiro álbum, editado em 2013. Com o lançamento de Something To Tell You, o segundo álbum, podemos esperar ouvir sucessos como Want You Back, Little Of Your Love ou Nothing's Wrong

Katy Perry, Rock In Rio 

Katy Perry dispensa apresentações. Na sua carreira, a estrela pop já colecionou nove singles em primeiro lugar no Hot 100 da Billboard, coleborações com artistas como Nicki Minaj, Migos ou Snoop Dogg, e Swish Swish, um dos temas do seu mais recente álbum Witness, foi o vídeo mais visto de uma artista feminina na plataforma VEVO em apenas 24 horas. A artista pop sobe ao Palco Mundo do Rock In Rio no dia 30 de junho, o último dia do festival, com temas como I Kissed A Girl, Firework ou Chained To The Rhythm. 

Mallu Magalhães, NOS Alive 

Depois de ter esgotado todas as salas por onde passou em Portugal, a artista natural de São Paulo sobe ao palco do NOS Alive no dia 14 de julho, para um concerto que irá contar com a participação de uma banda integralmente portuguesa. Uma das principais vozes do panorama musical brasileiro, Mallu Magalhães conta com milhões de visualizações no YouTube e inúmeros temas de sucesso como Velha e Louca, Sambinha Bom ou Você Não Presta. Para além das suas músicas mais clássicas, Mallu também irá trazer ao palco temas de Vem, o seu mais recente trabalho discográfico, editado em 2017. 

Jorja Smith, Super Bock Super Rock 

A artista britânica de 20 anos, que lança o seu primeiro álbum em junho deste ano, sube ao Palco EDP no dia 21 de julho, com temas como Let Me Down, On My Mind ou Something in the Way. A sua sonoridade r&b e soul, comparada à icónica artista Lauryn Hill, já lhe valeu colaborações com nomes como Drake ou Stormzy, e ainda o prémio Brits Critics Choice em 2018.

Joss Stone, Meo Marés Vivas 

Quatro anos depois de estar no palco do Meo Marés Vivas, Joss Stone regressa a Vila Nova de Gaia no dia 22 de julho. A artista britânica, conhecida pela sua sonoridade Soul e por temas de sucesso como Super Duper Love, Right To Be Wrong ou Fell In Love With A Boy traz ao palco do festival os seus doze anos de carreira, bem como os seus mais recentes projetos. 

Rita Ora, Meo Marés Vivas 

O seu primeiro álbum, Ora, editado em 2012, estreou-se em número 1 nas tabelas britânicas, com temas de sucesso como R.I.P ou How We Do (Party). Agora, Rita Ora aterra no palco do Meo Marés Vivas, no dia 22 de julho, para aquele que será o seu primeiro concerto em Portugal. O seu reportório conta com temas como For You, a sua colaboração com Liam Payne para o filme Fifty Shades Freed, e sucessos pop como I Will Never Let You Down, Your Song ou Anywhere, o seu mais recente single

Jessie Ware, EDP Cool Jazz 

Uma das vozes mais cool do panorama musical britânico, Jessie Ware marca presença no EDP Cool Jazz, em Cascais, no dia 26 de julho. A cantora londrina, que já colaborou com nomes como SBTRK, Sampha e Disclosure, traz à 15ª edição do festival o seu espírito sofisticado, consagrado em temas como Say You Love Me, Wildest Moments ou Alone, retirado de Glasshouse, o seu mais recente álbum. 

Norah Jones, EDP Cool Jazz 

Entre as sonoridades jazz, rock, soul, funk e country, Norah Jones é cabeça de cartaz do último dia do EDP Cool Jazz. Uma das vozes mais polivalentes da sua geração, a cantora sobe ao palco a 31 de julho, acompanhada de Brian Blade e Chris Thomas. Esperam-se temas clássico como Don't Know Why, Come Away With Me ou Sunrise, e ainda trabalhos mais recentes como Day Breaks, o seu último álbum editado em 2016. 

Lucy Dacus, Vodafone Paredes de Coura 

Uma das vozes mais promissoras da música rock, a norte-americana de 22 anos estreia-se em Portugal a 18 de agosto, no palco do Vodafone Paredes de Coura. Compositora e cantora, Lucy Dacus foi abraçada com entusiasmo por críticos e fãs, graças à sua sonoridade indie rock. O "habitat natural da música" pode esperar ouvir ...Familiar Place ou I Don't Wanna Be Funny Anymore, do seu primeiro álbum No Burden, e ainda Historian, o seu mais recente projeto, com aguardados temas como Night Shift, Yours & Mine ou Addictions. 

 

E lá fora...

Beyoncé, Coachella 

Depois de uma pausa longe dos palcos, Beyoncé regressa para um dos mais aguardados concertos do ano. Naquele que promete ser um dos mais inesquecíveis momentos do icónico Coachella, podemos esperar ouvir temas como Formation, Single Ladies ou Crazy In Love, e especular se Beyoncé irá apresentar novos temas ou trazer a palco conhecidas caras como Jay-Z. Tudo acontece já no dia 14 de abril, e poderá acompanhar o concerto através do livestream do festival. 

Charlotte Gainsbourg, Field Day 

Filha de Jane Birkin e Serge Gainsbourg e musa da Louis Vuitton, Charlotte Gainsbourg é um dos nomes a trazer a música no feminino ao festival londrino Field Day, que acontece já no dia 2 de junho. A cantora, que está presente no panorama desde 1984, lançou Rest em 2017, um álbum vulnerável e honesto que aborda a morte do seu pai e da sua irmã, com temas como Sylvia Says, Deadly Valentine ou Kate. 

Solange, Latitude

Depois de ser reconhecida com o Grammy Award de Melhor Performance R&B por Cranes In The Sky, Solange marca presença no festival Latitude, no Reino Unido, como cabeça de cartaz do dia 13 de julho. Com sonoridades que oscilam harmoniosamente entre o jazz, o funk, o hip-hop e a música eletrónica, a artista promete um concerto com temas do seu mais recentre álbum, A Seat at the Table, e ainda clássicos como Losing You

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 12. 4. 2018

O regresso

O novo disco de Arctic Monkeys varia entre o noir e o psicadélico, passando por melodias inspiradas nas batidas do hip-hop e do R&B.

Ler mais

Notícias 10. 4. 2018

Coachella em direto

Não conseguiu bilhetes? Não se preocupe, a produção do festival já anunciou um livestream com nomes como Beyoncé, The Weeknd ou Tyler, the Creator.

Ler mais

Agenda 3. 1. 2018

O cartaz do Coachella 2018

Beyoncé, The Weeknd e Eminem são cabeças de cartaz da 19ª edição do Coachella.

Ler mais

Vídeos 27. 11. 2017

Dias de amor no Mexefest

Durante dois dias, a cidade de Lisboa foi palco para o festival urbano na capital. Este é o balanço, em vídeo, da última edição do Vodafone Mexefest.

Ler mais

Roteiro 21. 11. 2017

Vodafone Mexefest: 5 concertos (no feminino) a não perder

Está prestes a começar uma nova edição do festival urbano mais cool da capital e estes são os 5 nomes femininos que não deve (mesmo) deixar de ver.

Ler mais