A saia da Zara que está a causar polémica


A mini-saia de ganga desgastada tornou-se viral e acaba de ser retirada das lojas.  

Saia da Zara
Saia da Zara  © D.R.

A saia da Zara que está a causar polémica


A mini-saia de ganga desgastada tornou-se viral e acaba de ser retirada das lojas.  

19 Abr 2017 • 16 56 H



A Zara foi recentemente alvo de críticas depois de lançar uma saia de ganga com patches com figuras muito semelhantes à famosa personagem de banda-desenhada Pepe the Frog (Pepe, o Sapo). O pequeno anfíbio, criado em 2005 por Matt Furie, foi uma figura muito popular no mundo digital e chegou mesmo a ser usado por celebridades como Nicki Minaj e Katy Perry. No entanto, o grupo espanhol viu-se mesmo obrigado a retirar a peça das lojas. Porquê tanta controvérsia?

Sapo Pepe, anteriormente adorado, ganhou atenção negativa durante o ano passado, quando grupos extremistas e de supremacia branca promoveram a sua imagem durante as eleições presidenciais dos EUA - inclusive retratando Pepe com o cabelo de Donald Trump. Situação que culminou na declaração do "inocente" sapo como um símbolo de ódio pela Liga Antidifamação, organização não-governamental judaica internacional que luta contra o antissemitismo e todas as formas de intolerância.

A Zara respondeu às críticas explicando que " a saia é parte de uma coleção limitada Oil-On-Denim que foi criada através de colaborações com artistas e só está disponível em mercados selecionados." O artista encarregue pela saia, Mario de Santiago, também se explicou, dizendo que não existe qualquer ligação entre os seus patches e Pepe e que a ideia veio de algo que desenhou com amigos, há alguns anos. Ainda assim, a saia foi retirada das lojas da marca do grupo Inditex. 



pub
Faltam 300 caracteres
pub
pub
topo