Receita: Cheesecake de mirtilos com flores


Como fazer um cheesecake sem laticínios, mas igualmente cremoso e com a base crocante? A resposta é simples: cajus. Marta Ferreira, da Martilicious Food, ensina-nos como.

Receita: Cheesecake de mirtilos com flores


Como fazer um cheesecake sem laticínios, mas igualmente cremoso e com a base crocante? A resposta é simples: cajus. Marta Ferreira, da Martilicious Food, ensina-nos como.
13 Fev 2017 • 11 15 H



Ingredientes: (para uma forma de 12cm diâmetro)

¼ chávena de cajus crus
½ chávena de amêndoas com pele
¼ chávena coco ralado
6 tâmaras Medjool
1 colher de sopa de óleo de coco derretido

Ingredientes recheio: (para uma forma de 12cm diâmetro)

½ chávena de cajus crus demolhados (durante 8 horas)
½ chávena de mirtilos congelados
Sumo de ½ lima
¼ chávena de mel
¼ chávena de manteiga de cacau
1 colher de sopa de óleo de coco derretido
½ vagem de baunilha (só as sementes)
2 colheres de sopa de leite de amêndoa (ou outro leite vegetal espesso)
Uma pitada de sal (usei flor de sal)


Ingredientes cobertura:

¼ chávena de natas de soja
1 colher de chá de sumo de limão
Raspa de ½ limão
1 colher de sopa xarope de ácer puro ou outro adoçante
Flores comestíveis (podem encontrar na Horta do Bairro)
Mirtilos frescos


Preparação:

Para a base, colocar todos os ingredientes no processador e triturar até ficar com um granulado. Pode deixar alguns pedaços de frutos secos inteiros para ficar mais crocante. Forrar a forma para cheesecake e calcar bem a base com os dedos, de forma a ficar uniforme, e guardar no frigorífico. Mesmo usando uma forma antiaderente, aconselha-se forrar a base com película aderente para ser mais fácil desenformar.

Para o recheio, derreter a manteiga de cacau no óleo de coco e reservar. Colocar os restantes ingredientes no processador (excepto metade dos mirtilos) e triturar até ficar com a consistência de um creme. Juntar a manteiga de cacau e o óleo e voltar a misturar. Caso a mistura não esteja cremosa, acrescentar um pouco mais de leite. Juntar a outra metade dos mirtilos e triturar ligeiramente até partirem, mas não totalmente, de forma a deixar alguns pedaços. Deitar o creme por cima da base e levar ao frigorífico durante pelo menos 3 horas ou até ser hora de servir. 

Para a cobertura, bater as natas com o limão até ficarem consistentes, juntar lentamente o xarope e a raspa de limão e envolver. Guardar no frigorífico. Na hora de servir o cheesecake, verter as natas por cima, decorar com mirtilos frescos e flores comestíveis. 

Dica: substituir os mirtilos por framboesas ou morangos para outros sabores. Para um cheesecake neutro retirar a fruta do recheio e cobrir com puré de fruta por cima em vez das natas.

pub
Faltam 300 caracteres
pub
pub
topo