No radar da Vogue


Do Porto a Lisboa, estas são as nossas sugestões culturais para os próximos dias.
Restaurante Astória, no Palácio das Cardosas, no Porto
Restaurante Astória, no Palácio das Cardosas, no Porto 

No radar da Vogue


Do Porto a Lisboa, estas são as nossas sugestões culturais para os próximos dias.
21 Out 2016 • 17 52 H



Artes

A mostra Conversas: Arte portuguesa recente na Coleção de Serralves apresenta diferentes expressões artísticas no campo da pintura, do desenho, escultura, fotografia, filme e vídeo, todas realizadas a partir dos anos 2000 por artistas como Pedro Cabrita Reis, Alberto Carneiro, André Cepeda, Mauro Cerqueira, Bruno Cidra, Pedro Henriques, José Loureiro, Jorge Molder, Jorge Queiroz, Diogo Pimentão, Ana Santos, Julião Sarmento e André Sousa. Patente até janeiro de 2017, o projeto foi pensado como "uma série de diálogos entre alguns dos mais influentes artistas portugueses desde a geração da década de 1960 até à atualidade e propõe narrativas baseadas em explorações formais do real, legados do modernismo, noções expandidas de pintura, mundos visionários de paisagens imaginadas e surrealismo especulativo". Também no Porto está patente até ao fim deste mês a exposição I Look For You In Everything na Galeria The Wrong Weather. A exposição reúne mais de 300 de auto-retratos que desenham a montanha russa emocional que toma conta da mente do artista inglês Patrick Church.   

 

Cinema

Já na sua 14ª edição, o Doclisboa vai percorrer a Culturgest, o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa e o Museu Calouste Gulbenkian de 20 a 30 de outubro, sugerindo novos filmes mas também novas e diferentes formas de interpretar o cinema. Este ano o festival dedica-se a diferentes manifestações artísticas, ultrapassando as barreiras da música e das artes performativas. Além de todos os títulos que fazem parte do programa, os Linda Martini vão apresentar a curta metragem O Dia em Que a Música Morreu do realizador Bruno Ferreira.

 

Música

No próximo dia 20 de outubro, e depois de Londres, Nova Iorque, Toronto e Milão, chega a Lisboa a primeira edição portuguesa do Red Bull Music Academy Culture Clash. A ideia é levar quatro equipas ao palco do Coliseu de Lisboa e ver Moullinex, Xinobi Da Chic e The Legendary Tigerman (a equipa Moullinex Live Machine) a competir contra parte da família Buraka Som Sistema, Riot, Kalaf e Pongolove e também Carlão e Fred Ferreira, entre outros nomes da música atual portuguesa. Os bilhetes para a batalha estão disponíveis aqui


Gastronomia

No final desta semana abre em Campo de Ourique a La Bottega, uma nova mercearia italiana que vive de produtos típicos e comida tradicional, além do vinho, da massa e do pesto, feitos para saborear à mesa. No Porto o restaurante Astória, no Palácio das Cardosas, tem uma nova carta de outono. Entre os novos pratos descobrimos um creme de cogumelos com presunto alentejano e chila fumada regado com azeite de tomilho e truta marinada com geleia de cavala fumada e creme de topinanburg, um tubérculo com origem no Médio Oriente. 

Poesia

No próximo dia 23 de outubro há um encontro de poetas às 15 horas, no Teatro Tivoli BBVA, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Entre o Sono e o Sonho traz à capital o resultado de um desafio lançado pela Chiado Editora, aberto a todos os portugueses, e que levou a que fossem recebidos mais de 5 mil textos no espaço de um mês "dando corpo a uma interessante reflexão sobre a poesia contemporânea em língua portuguesa, uma vez que os seus autores variam em género, idade, formação e vocação." Os poemas vão ser lidos por Custódia Gallego e Carlos Cunha e a entrada é livre. 



pub
Faltam 300 caracteres
pub
pub
topo