Lena Dunham lança Not That Kind of Girl

“Uma jovem mulher conta-lhe o que aprendeu”. Para sinopse de um livro pode parecer um cliché, mas quando essa “jovem mulher” é Lena Dunham, o caso muda de figura.
© Getty Images

Lena Dunham lança Not That Kind of Girl

“Uma jovem mulher conta-lhe o que aprendeu”. Para sinopse de um livro pode parecer um cliché, mas quando essa “jovem mulher” é Lena Dunham, o caso muda de figura.
01 Out 2014 • 18 14 H



Not That Kind Of Girl é a versão verídica das obras de Hannah, em Girls, não fosse ela o seu pseudónimo mais claro. Cheio de ironia, ao tom da série que argumenta e protagoniza, o livro é um retrato nítido da personalidade quase disfuncional (quando comparada com os parâmetros sociais tradicionais) mas estranhamente realista de Lena Dunham.

 

Depois do lançamento, ontem, no Barnes & Noble Union Square, em Nova Iorque, o sucesso da obra parece garantido. Nina Stibbe, para o The Guardian, salienta como a escrita com um detalhe "terrível e delicioso" se torna uma "experiência intensa – mais chocante do que esperava, mais triste e mais bonita".

 

Virginia Vitzthum, na edição de outubro da Elle US, salienta a forma inigualável como Lena trabalha para o público e os seus esforços para tornar a nudez de uma mulher – que pode (e irá) fugir aos parâmetros de fantasia e sedução masculinos -, algo de normal. Uma nudez que escapa ao sexo e que realiza uma "espécie de terapia de exposição aos telespetadores", escreve Virginia. O livro é semelhante.

 

Dunham fala de como perdeu a virgindade e das experiências de mau sexo, da educação particular que teve – Lena é filha de uma fotógrafa que aos 30 pousou nua, e de um pintor notório pelos retratos sexualmente explícitos -, e de como se costumava ver como "um espião disfarçado de miúda com baixa auto-estima que trazia de volta os relatórios de inteligência sobre o lado negro". De forma mais perturbante, Lena revela que foi violada na faculdade, depois de uma festa com muito álcool e Xanax e que não se apercebeu, imediatamente, de que estaria a ser violada.

 

Embora comece de forma depreciativa - "Já estou a prever a minha vergonha futura ao pensar que não tenho nada para lhe oferecer… Não sou uma especialista em sexo, uma psicóloga ou uma nutricionista. Não sou mãe de três filhos ou dona de uma empresa de meias bem-sucedida…" -, o livro de memórias de Lena Dunham promete ser uma espécie de guia para aproveitar o melhor da vida.

 

 Not That Kind Of Girl já se encontra disponível em Amazon.com por, aproximadamente, 21,60 euros.

 

pub
Faltam 300 caracteres
pub
pub
topo