Artigo Anterior

Solange realizou o vídeo de SZA

Próximo Artigo

BAFTA 2018: Nomeados

Notícias 5. 1. 2018

Islândia é o primeiro país a proibir diferença salarial

by Rui Matos

 

Katrín Jakobsdóttir é a líder da ilha nórdica onde pagar mais aos homens do que às mulheres dá multa.

© Getty Images

A luta pela igualdade de género está no bom caminho, pelo menos na Islândia, o primeiro país a decretar uma lei que proíbe as empresas de pagar mais a um homem do que a uma mulher caso ambos exerçam as mesmas funções. A legislação foi aprovada a 8 de março de 2017, no Dia Internacional da Mulher, e entrou em vigor no primeiro dia de 2018.

As empresas públicas ou privadas, com pelo menos de 25 trabalhadores, são obrigadas a apresentar um certificado oficial, declarado por um inspetor externo, de como vão cumprir esta política de igualdade. “As diferenças salariais entre homens e mulheres são, infelizmente, uma realidade no mercado de trabalho islandês e está na hora de tomar medidas radicais.” afirmou, ao diário britânico The Guardian, Thorsteinn Viglundssonm, ministra da Igualdade e Assuntos Sociais da Islândia. Esta medida nasce da intenção de, até ao ano de 2022, acabar totalmente com a diferença salarial.

O país nórdico serve de casa a 323 mil indivíduos e foi considerado pelo World Economic Forum, em 2017, como o país onde existe uma maior igualdade de género em questões laborais. Esta é uma posição que a Islândia mantém há 9 anos.

Katrín Jakobsdóttir, primeira-ministra e líder do Movimento Esquerda-Verde, tem 41 anos e, em 2016, foi considerada a figura política de maior confiança pela população islandesa.

Artigos Relacionados

Inspiring Women 2. 1. 2018

Mulheres ao poder

A propósito do lançamento da quarta temporada de Black Mirror, onde todos os episódios contam com mulheres como protagonistas, recomendamos mais 4 séries onde a figura feminina é a estrela principal.

Ler mais

Curiosidades 28. 12. 2017

Best of: os melhores momentos na Moda em 2017

À parte de todos os escândalos de que viveu 2017, há uma lista de momentos inesquecíveis na indústria.

Ler mais

Inspiring Women 21. 11. 2017

GQ MotY 2017: o poder no feminino

Na semana em que se assinala o Dia Internacional para o combate à violência contra a mulher (25 de novembro), recordamos os discursos do poder no feminino.

Ler mais

Inspiring Women 20. 11. 2017

Catarina Furtado: "O poder da educação na conquista da igualdade"

Não é novo o seu trabalho na promoção da igualdade com ênfase na educação. Agora, na mais recente conferência da Corações com Coroa, Catarina Furtado coloca o Presidente da República a debater a temática ao seu lado.

Ler mais