Artigo Anterior

Roteiro: 8 mercados de Natal na capital e arredores

Próximo Artigo

O Balcão de Henrique Sá Pessoa

Roteiro 21. 12. 2017

EarlyMade: nova meca de compras no Porto

by Sara Andrade

 

EarlyMade é a concept store na Invicta que tem que conhecer.

É o número 235 da Rua do Rosário que tem que gravar no GPS. Pode colocá-lo sob o nome "meca de compras": a loja, que nasceu em 2016 resultado da paixão de Emanuel e Patrícia de Sousa pelo belo e especial, é uma morada que surge em torno de uma convicção e estética distintas, patente na seleção de marcas com produção predominantemente feita em Portugal, juntamente com itens de outras regiões geográficas (como a francesa Maison Kitsuné, as britânicas YMC, Folk Clothing e ALBAM, e a finlandesa Stutternheim. Armando Cabral, cuja produção de sapatos passará igualmente para Portugal em breve, também consta do portefólio da morada.

Em outubro de 2016, quando abriu, tinha apenas uma coleção de menswear às quais, com o tempo, se acrescentariam as propostas de womenswear, apresentada num ambiente familiar, quase caseiro, como se estivesse a fazer compras na sua sala de estar. A decoração interior e das montras altera-se de estação para estação, mas o foco da escolha das peças incide sobre desenhos e produtos intemporais, um paradigma que continua - "a longevidade e a exclusividade são os pilares da loja: só existe uma peça de cada tamanho e cor", explicam em comunicado.

Mas a EarlyMade é mais que uma loja - aqui, o conceito de concept store não é atirado sem fundamento. O espaço integra também uma forte plataforma artística, capaz de mudar o paradigma das artes no Porto num futuro próximo. O espaço acolhe apontamentos de decoração e disponibiliza para venda revistas de lifestyle, viagens, arte, design e arquitetura. Ao fundo, o atelier de costura que permite ser usado por artistas que estejam a utilizar arte têxtil e que terá um programa próprio de residências a arrancar em janeiro de 2018 - a White and Black Box. A primeira open call é destinada a artistas e criadores, nacionais e/ou internacionais a residir no Porto.

"A White Box, no piso térreo, em clara comunicação com a loja, permite a criadores e artistas o desenvolvimento de projetos na área têxtil, usufruindo da coleção de máquinas semi-industriais de Patrícia Sousa, num espaço de 35m2, inundado pela luz do jardim e da horta urbana. A Black Box, no piso inferior, é um espaço elegantemente cavernoso com 100m2, destinado a projetos no campo das artes performativas, vídeo arte, fotogra a e instalações in situ, que cruzem os campos da arquitetura e da arte, complementando o Bombarda Art District, com uma plataforma artística que expande a tradicional galeria de arte bidimensional para uma noção de arte tridimen- sional e em tempo real.", explica a marca. 

O objetivo das residências artísticas é o culminar em exposições, happenings, performances e uma série de eventos, em paralelo com as afamadas Inaugurações Simultâneas Bombarda, ao longo do ano.

Se preferir, esqueça tudo o acima - apenas por momentos - e relaxe apenas, desfrute de um café, resultado da parceria com Vernazza Coffee Roasters, produtor artesanal de cafés.

EarlyMade
Rua do Rosário, 235
4050-524 Porto
W. www.earlymade.pt
E. info@earlymade.pt 
H. Dom a Ter., por marcação. Quar. a Sáb., das 12h às 20h.

Artigos Relacionados

Eventos 18. 12. 2017

Miu Miu em velocidade cruzeiro

A apresentação da coleção Cruise da Miu Miu na loja da marca na Avenida foi o argumento perfeito para juntar nomes nacionais que são autoridade em estilo.

Ler mais

Notícias 13. 12. 2017

Pelcor: a primeira linha de calçado

A Pelcor não para de surpreender e depois de carteiras, guarda-chuvas, chapéus e acessórios de escritório, o que estava mesmo a faltar? Uma linha de calçado.

Ler mais

Guestlist 6. 12. 2017

Opening Hours: uma tour pela Burberry Avenida

A Vogue esteve pelo número 196 E-F da Avenida da Liberdade a fazer a sua wishlist de Natal.

Ler mais

Notícias 6. 12. 2017

O novo mundo online da Céline

A loja online da Casa francesa já inaugurou e está aberta 24 horas, 7 dias por semana.

Ler mais

Eventos 1. 12. 2017

Zadig&Voltaire: a loja da Avenida cresceu

A marca francesa inaugurou um segundo piso da sua morada na Avenida da Liberdade, em Lisboa, esta quinta-feira.

Ler mais

Eventos 1. 12. 2017

Mango loves Lisboa

A abertura da nova megastore nos Restauradores deu direito a brunch de inauguração e a festa repleta de nomes fortes do estilo internacional.

Ler mais