Artigo Anterior

Hot topic: estes sapatos da Zara estão a dar que falar

Próximo Artigo

Hora cinzenta

Notícias 13. 9. 2017

Conheça o iPhone X (lê-se 10) e demais novidades da Apple

by Sara Andrade

 

Não houve muitas surpresas depois da Internet ter avançado, em jeito de boato, tudo o que iria acontecer no mais esperado evento anual da Apple. Os rumores confirmaram-se: a empresa apresentou três novos iPhones. A coqueluche é o iPhone X (lê-se 10) - por causa do 10º aniversário do smartphone da empresa.

É "o futuro dos smartphones", diz a Apple, e tem, pelo menos, o preço a exacerbá-lo. Com um valor na ordem dos milhares, a novidade da companhia fundada por Steve Jobs não tem Home Button e tem Face ID, uma funcionalidade que reconhece o seu rosto, mesmo que esteja com ou sem maquilhagem, ou mude de penteado.

O novo iOS, como expectável, faz ligação ao sistema de pagamentos Apple Pay e traz uma novidade que vai concerteza dar que falar entre os aficionados do ciberespaço e redes sociais: uma nova espécie de emojis, os animoji. Até agora são 12 e ganham forma conforme as expressões do rosto do utilizador - ou seja, são emojis customizados com as expressões faciais do user, criados com a ajuda da tecnologia do Face ID. Os animoji estarão disponíveis diretamente na app de mensagens para o iOS 11 e será capaz de reconhecer imediatamente as expressões e animar o emoji de acordo com as mesmas. Pode editar os emoji em fullscreen e tempo real antes de enviá-los como mensagem. O destinatário recebe-os como vídeos em loop, com audio incluído.

No caso do ecrã, é um edge to edge Super Retina de 5,8 polegadas e a traseira é em vidro, para facilitar o carregamento wireless, tal como acontece com a nova geração do iPhone 8. A câmara frontal é de 7MP e inclui ainda dupla câmara de 12MP na traseira com estabilização de imagem dual optical - a grande novidade do detalhe. Uma autonomia melhorada e mais horas de bateria do iPhone X (lê-se 10), quando comparado com o iPhone 7, é outra das promessas da Apple.

A novidade estará disponível em versões de 64GB e 256GB com os preços a começarem, em Portugal, nos 1.179 euros (64GB) e a ascenderem aos 1.359 euros (256GB). Aceitam-se pré-reservas a partir de 27 de outubro, com as entregas e chegada ao mercado a iniciarem-se a 3 de novembro.

A Apple anunciou ainda dois novos modelos de gama média, o iPhone 8 e 8 Plus e novos Apple Watch.

São a nova "geração média" de iPhones. O iPhone 8 e 8s têm ecrãs de 4,7 e 5,5 polegadas, a traseira de vidro (para carregamentos wireless), altifalantes melhorados em 25% face à geração 7, o mais potente de sempre processador A11 Bionic, e câmara principal de 12MP (dupla no modelo Plus), calibradas para realidade aumentada e gravação vídeo 4K 60fps. Disponíveis em 64GB e 256GB, custam 829 e 939 euros, respetivamente, em Portugal.

O novo Apple Watch não precisa de um smartphone por perto para funcionar, mas mantém o seu número de telefone. À prova de água, com GPS e altímetro, integra um processador dual-core 70% mais rápido do que o predecessor, prometem. A começar nos 329 euros na opção básica e disponível por 399 euros para a versão com acesso à rede móvel, pode pré-reservar a 15 de setembro. O Apple Watch tem chegada faseada ao mercado a partir de 22 de novembro.

 

Coop Chopard