Artigo Anterior

Sidekicks for the Win!

Próximo Artigo

Cinema: Paterson

Como se vestem as palavras?

Tendências 30. 7. 2017

by Vogue Portugal

 

Legendary Authors and the Clothes They Wore é uma viagem sartorial pelo guarda-roupa dos nossos ídolos literários. É, também, o livro que temos de ter.
 
Diana Vreeland perguntou-se "Onde estaria a Moda sem a literatura?". É a ausência de resposta - ou uma resposta catastrófica - que liga o estilo às palavras num casamento sem divórcio.

É certo que, nas séries e filmes e outras caricaturas que tal, ser escritor é o mesmo que ser ermita: alguém, vestido integralmente de preto ou com um pijama imundo, tem um cigarro na mão e uma máquina de escrever à frente. Os únicos acessórios que usa são folhas de papel mortas e os únicos flashes que vê são produto da cegueira que o assoma das raras vezes que abre os estores.

Sabemos, felizmente, que não é tanto assim. Joan Didion é dos maiores ícones de estilo do último século (sabemos de cor a sua packing list por causa de The White Album), Virgina Woolf foi a derradeira inspiração das últimas temporadas de passerelle e é difícil imaginar um mundo em que não queiramos copiar tudo o que Zadie Smith põe no corpo. Terry Newman está aqui para nós.
 
O galardoado jornalista britânico reuniu numa única obra todas as nossas fantasias estilísticas e literárias, discorrendo sobre o guarda-roupa de 50 dos maiores autores de todos os tempos. Ao lado do fato branco de Tom Wolfe estão os laços perfeitos de Marcel Proust, de mãos dadas com a recusa de Gertrude Stein em usar corpetes está a alfaiataria de Fran Lebowitz. É, como dizia Samuel Beckett, "o tecido da linguagem". Não o diríamos melhor.
Coop Chopard

Artigos Relacionados

Notícias 1. 9. 2017

Dries Van Noten: 2 livros, 30 anos de carreira

O designer belga celebra 100 coleções com a publicação de dois livros.

Ler mais

Tendências 28. 8. 2017

Here's looking at you, kid

Recordamos as 25 frases na história do Cinema que mais nos marcaram - e continuam tão atuais como no primeiro dia.

Ler mais

Tendências 3. 8. 2017

Antestreia: cinco livros que vão dar filmes

Se ainda não sabe o que ler nas férias, a Vogue antecipa as histórias extraordinárias que, até ao final do ano, estarão num grande ecrã perto de si.

Ler mais

Compras 28. 7. 2017

Biblioteca visual

Numa altura em que uma imagem vale mais que mil palavras - obrigada, Instagram - reunimos algumas publicações que honram a cultura visual da atualidade.

Ler mais