Artigo Anterior

Sidekicks for the Win!

Próximo Artigo

Cinema: Paterson

Como se vestem as palavras?

Tendências 30. 7. 2017

by Vogue Portugal

 

Legendary Authors and the Clothes They Wore é uma viagem sartorial pelo guarda-roupa dos nossos ídolos literários. É, também, o livro que temos de ter.
 
Diana Vreeland perguntou-se "Onde estaria a Moda sem a literatura?". É a ausência de resposta - ou uma resposta catastrófica - que liga o estilo às palavras num casamento sem divórcio.

É certo que, nas séries e filmes e outras caricaturas que tal, ser escritor é o mesmo que ser ermita: alguém, vestido integralmente de preto ou com um pijama imundo, tem um cigarro na mão e uma máquina de escrever à frente. Os únicos acessórios que usa são folhas de papel mortas e os únicos flashes que vê são produto da cegueira que o assoma das raras vezes que abre os estores.

Sabemos, felizmente, que não é tanto assim. Joan Didion é dos maiores ícones de estilo do último século (sabemos de cor a sua packing list por causa de The White Album), Virgina Woolf foi a derradeira inspiração das últimas temporadas de passerelle e é difícil imaginar um mundo em que não queiramos copiar tudo o que Zadie Smith põe no corpo. Terry Newman está aqui para nós.
 
O galardoado jornalista britânico reuniu numa única obra todas as nossas fantasias estilísticas e literárias, discorrendo sobre o guarda-roupa de 50 dos maiores autores de todos os tempos. Ao lado do fato branco de Tom Wolfe estão os laços perfeitos de Marcel Proust, de mãos dadas com a recusa de Gertrude Stein em usar corpetes está a alfaiataria de Fran Lebowitz. É, como dizia Samuel Beckett, "o tecido da linguagem". Não o diríamos melhor.

 

Artigos Relacionados

Tendências 3. 8. 2017

Antestreia: cinco livros que vão dar filmes

Se ainda não sabe o que ler nas férias, a Vogue antecipa as histórias extraordinárias que, até ao final do ano, estarão num grande ecrã perto de si.

Ler mais

Notícias 1. 9. 2017

Dries Van Noten: 2 livros, 30 anos de carreira

O designer belga celebra 100 coleções com a publicação de dois livros.

Ler mais

Tendências 28. 8. 2017

Here's looking at you, kid

Recordamos as 25 frases na história do Cinema que mais nos marcaram - e continuam tão atuais como no primeiro dia.

Ler mais

Compras 28. 7. 2017

Biblioteca visual

Numa altura em que uma imagem vale mais que mil palavras - obrigada, Instagram - reunimos algumas publicações que honram a cultura visual da atualidade.

Ler mais